Banheiro bege: como adicionar a cor na decoração + 22 inspirações

O bege é uma alternativa para compor a decoração do banheiro quando se busca a sensação de acolhimento, sem abdicar da neutralidade. Extremamente versátil, pode ser usado tanto no piso quanto nas paredes, e ser implementado por diferentes materiais, desde revestimentos cimentícios até pinturas.
Leia mais
É possível usar a cor, por exemplo, nos detalhes. “A chave é brincar com as texturas e variações de tom para o ambiente não ficar monótono”, recomenda Bruna Spinola, arquiteta do escritório Vesari Arquitetura e Design.
O bege ainda ajuda na iluminação natural do cômodo. Por ser uma nuance neutra e clara, a luz que incide no espaço é refletida gerando a sensação de amplitude.
O bege pode ser trabalhado em diferentes materialidades no banheiro. Projeto do designer de interiores Jean de Just
André Nazareth/Divulgação
A tonalidade também tem um apelo vinculado ao rústico e ao natural. “O bege traz um aconchego muito valioso na vida urbana salpicada de brilho de telas e aspereza do asfalto. É uma cor que faz nossa mente descansar”, destaca o designer de interiores Gabriel Valdivieso.
Nos últimos anos, a cor voltou a ser utilizada com frequência, mas com uma nova leitura, explorando nuances e texturas inspiradas na natureza: areia, argila, linho e pedras. “É um movimento que tem a ver com bem-estar, simplicidade e estética mais orgânica em sintonia com os tempos em que vivemos”, afirma Bruna.
Materiais para trazer o bege para o banheiro
Existe uma gama extensa de materiais para implementar a cor no ambiente. A escolha deve considerar o orçamento, a durabilidade e a manutenção de cada superfície.
Revestimentos cimentícios, pedras, como o limestone ou o travertino, madeira clara e laca fosca na marcenaria ajudam a criar composições harmônicas.
Diferentes tons de bege podem estar no banheiro. Projeto dos designers de interiores Gabriel Valdivieso e Rodrigo Martins
Fran Parente/Divulgação
O mármore é uma opção que pode ser mais custosa, porém costuma ter boa durabilidade, principalmente com acabamentos personalizados, como o estucamento, que reduz a porosidade da pedra e prolonga a sua vida útil. O mármore bege Bahia ou o crema marfil, geralmente, são mais econômicos.
Outra possibilidade é o granito. “Existem acabamentos que os deixam com aspecto fresco e natural”, diz o designer de interiores Rodrigo Martins. O granito branco itaúnas levigado tem acabamento sem brilho com aspecto homogêneo, o que é recomendado para o banheiro.
Os espelhos com formatos diferenciados trazem um ar personalizado para o banheiro projetado pelo escritório Flipê Arquitetura
Victor Affaro/Editora Globo
É preferível evitar madeira e outros materiais porosos nas áreas úmidas, ou então eles precisam ser tratados contra a umidade.
Outro fator muito importante é a iluminação. “A luz quente valoriza os tons beges, deixando o ambiente mais convidativo, enquanto a luz neutra cria um efeito mais clean e contemporâneo”, explica Bruna.
Confira mais ideias para usar o bege no banheiro!
Banheiro totalmente bege
Para além de um mero detalhe, o bege pode ser o destaque. Ao combinar a tonalidade com espelhos com design diferenciado, o banheiro ganha ar moderno e estiloso.
É possível optar por uma cuba esculpida para trazer mais profundidade ao banheiro inteiramente bege. Projeto do escritório Cota760 Arquitetura
Juliana M Deeke/Beware Colective/Divulgação
Banheiro bege com branco
A combinação com o branco reforça o minimalismo e pode ser feita a partir da articulação entre a pintura das paredes e os acessórios, como o vaso e a cuba da pia. “É interessante explorar texturas, pedras naturais, revestimentos com relevo e tecidos, que podem conferir profundidade ao projeto”, destaca a arquiteta.
Os toques de madeira rompem a monotomia bege e trazem textura para o ambiente. Projeto do arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos
OKA Fotografia de Arquitetura/Divulgação
A combinação de bege, branco e madeira estabelece uma estética clean. Projeto das arquitetas Bruna Spínola e Brenda Barradas, do escritório Vesari Arquitetura e Interiores
Nádia Bach/Divulgação
Banheiro bege com preto
Enquanto o bege traz aconchego e luminosidade, o preto adiciona profundidade e personalidade. O contraste pode ser utilizado em projetos contemporâneos ou clássicos. Essa combinação pode ser explorada com toques pontuais nos metais ou até nas esquadrarias do boxe.
Os tons neutros com metais pretos trazem sofisticação. Projeto da arquiteta Ana Livia Werdine
Estúdio NY18/Divulgação
O preto traz pequenos detalhes ao banheiro predominantemente claro. Projeto da arquiteta Larissa Catossi
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
O design das peças em preto deixa o ambiente com aspecto mais moderno. Projeto da arquiteta Silvana Martins, do escritório SOMA
Gustavo Bresciani/Divulgação
Banheiro bege marmorizado
O mármore se destaca pela durabilidade. Pode ser aplicado nas paredes e no piso, ou em um espaço pontual quando se busca a economia.
O mármore está na bancada do banheiro. Projeto do escritório WF Arquitetos
Fran Parente/Divulgação
Quando o custo não é um problema, o banheiro pode ser totalmente revestido de mármore. Projeto da arquiteta Marília Junqueira, do escritório Maj Arquitetura
Júlia Novoa/Divulgação
Existem acabamentos que assemelham o mármore a superfícies cimentícias deixando o ambiente mais moderno. Projeto do escritório Henkin Shavit Design Studio
Filippo Poli/Divulgação
Banheiro com bege Bahia
O bege Bahia é um tipo de mármore natural brasileiro de tom suave. O material combina com metais dourados, pretos ou cromados, criando contrastes elegantes e personalizados, devido à variação dos veios. É possível usá-lo em bancadas, nichos, rodapés e até como revestimento de banheiras.
É possível usar o mármore bege Bahia de forma pontual na bancada esculpida da pia. Projeto do escritório Studio FP02
Edgard Cesar/Divulgação
Banheiro bege com azulejos
Para quem busca mais textura, o banheiro bege com azulejos é uma excelente opção. Azulejos com relevo, formato hexagonal ou acabamento acetinado podem ser usados no boxe, na parede da pia ou em faixas decorativas, criando pontos de interesse.
O revestimento se destaca pela variedade de formatos, tamanhos e facilidade de manutenção e limpeza, inclusive para áreas úmidas.
Os azulejos podem compor inteiramente a parede atrás da bancada da pia. Projeto do escritório Arquideias
Marcelo Donadussi/Divulgação
Os azulejos podem compor a meia parede no banheiro. Projeto do escritório Metrópole Arquitetura e do arquiteto Vitor Penha
Rafael D’Andrea/Divulgação
Banheiro bege com revestimento cimentício
O banheiro bege com revestimento cimentício é indicado para quem aprecia a estética moderna e minimalista. O cimentício em tons claros combina bem com madeira, vidro e metal, trazendo um toque contemporâneo sem perder a sensação de aconchego.
É possível adotar o mesmo revestimento no piso e nas paredes. Projeto da arquiteta Beatriz Quinelato
Rafael Renzo/Divulgação | Produção: Deborah Apsan/Divulgação
Banheiro bege com materiais naturais
Combinar o bege com materiais naturais, como madeira, pedra, fibras ou plantas, cria um cômodo acolhedor e com ar de spa. Bancadas de madeira tratada, prateleiras de bambu, cestos de fibras e espécies tropicais tornam o espaço mais agradável e relaxante.
Os cobogós e a palha podem ser usados para reforçar a naturalidade do banheiro bege. Projeto do escritório Studio mk27
Fernando Guerra/Divulgação
Pequenos toques de verde deixam o banheiro bege mais acolhedor. Projeto do arquiteto Leo Romano
Joana França/Divulgação
A madeira ajuda a compor a decoração e pode estar tanto nos armários quanto na moldura do espelho. Projeto do escritório Sabugosa Arquitetura
Anita Soares/Divulgação | Produção: Alayzinha/Divulgação
Leia mais
É possível optar por elementos naturais como forma de trazer personalidade e afeto no cômodo. Projeto do escritório Casa Noar
Jomar Bragança/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima