Plantas tropicais para vaso: 14 espécies para cultivar em casa

Ter um espacinho para um jardim ou um canto verde em casa é um verdadeiro luxo. Em ambientes compactos, apostar em vasos é sempre uma boa ideia. Muitas espécies tropicais, inclusive nativas brasileiras, funcionam super bem nesse formato. Além de versáteis, elas adicionam textura, cor e vida nos interiores. “Muitas delas são boas para cultivo em vasos, pois se adaptam bem a esse tipo de contenção e trazem um visual lindo e cheio de personalidade a um ambiente”, comenta a paisagista Catê Poli.
O primeiro passo para montar sua própria urban jungle é observar o local onde a planta vai ficar. A incidência de luz influencia diretamente no desenvolvimento — algumas espécies gostam mais da sombra parcial, enquanto outras precisam de sol pleno, como é o caso de frutíferas e algumas plantas floridas. “A maioria dessas plantas prefere luz indireta ou filtrada. Portanto, convém evitar o sol direto em espécies de folhagem macia, como calateias, marantas e costelas-de-adão”, explica Catê.
De qualquer maneira, estas espécies são plantadas em vasos exigem atenção especial. “Estamos limitando o espaço para crescimento e o acesso natural aos nutrientes, à água e ao microclima que teriam no ambiente original”, diz Catê. Por isso, o ideal é usar um substrato adequado — leve, rico em matéria orgânica e com boa drenagem —, além de observar a necessidade de reposição de nutrientes com o tempo.
“O suprimento de nutrientes se esgota com o tempo em vasos, então vale repor”, acrescenta o paisagista João Jadão. A dica dele é apostar na adubação orgânica, com insumos como húmus de minhoca, torta de mamona e farinha de osso.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
A rega também merece atenção. No geral, as plantas tropicais requerem umidade, mas não toleram solo encharcado. “Regue quando o topo do substrato estiver levemente seco — nem seco demais, nem encharcado. Também convém pulverizar as folhas, o que pode ajudar, especialmente, em períodos secos como o nosso inverno”, orienta João.
A seguir, reunimos 14 espécies tropicais indicadas por paisagistas que se adaptam bem ao cultivo em vasos — todas com dicas práticas de cuidados para você montar (ou expandir) seu cantinho verde.
Peperomia melancia (Peperomia argyreia)
Peperomia melancia
Getty Images
Com folhas pequenas e arredondadas que lembram a casca da melancia, a peperômia é perfeita para interiores. Gosta de ambientes iluminados, mas sem sol direto, e de regas moderadas. É uma plantinha compacta e de baixa manutenção.
Guaimbê (Philodendron bipinnatifidum)
Guaimbê
Getty Images
Da família dos filodendros, tem folhas grandes e recortadas que dão um ar tropical instantâneo. Pode crescer bastante mesmo em vaso, desde que receba luz indireta abundante. Gosta de umidade e substrato sempre úmido, mas não encharcado.
Calathea zebrina
Calathea zebrina
Getty Images
Conhecida pelo desenho em zigue-zague nas folhas, a calathea deve ficar longe da luz direta, que pode queimar suas folhas. Prefere a meia-sombra e precisa de regas frequentes. Excelente para ambientes internos.
Initial plugin text
Palmeira Chamaedorea (Chamaedorea elegans)
Palmeira Chamaedorea
Getty Images
Uma palmeira de pequeno e médio porte, ideal para vasos em salas ou varandas protegidas. Tolera baixa luminosidade, mas cresce melhor com luz indireta. Gosta de umidade. É uma das mais fáceis de cuidar.
Pacová (Philodendron martianum)
Pacová
Getty Images
Tem folhas largas, brilhantes e uma aparência escultural. Adapta-se bem a ambientes internos com luminosidade difusa. O pacová também gosta de solo rico e úmido. Regue e também pulverize as folhas com água.
Maranta tricolor (Maranta leuconeura ‘Tricolor’)
Maranta tricolor
Getty Images
Com folhas aveludadas em três cores diferentes — verde, vinho e rosa —, a maranta chama atenção tanto pela beleza quanto pelo comportamento: ao anoitecer, ela levanta as folhas, como se estivesse em oração. Gosta de sombra ou luz filtrada, umidade e regas frequentes.
Jabuticabeira (Plinia cauliflora)
Jabuticabeira
Getty Images
Esta árvore frutífera pode ser cultivada em vaso grande e é uma das preferidas de quem quer fruta em varanda de apartamento – costuma, inclusive, atrair passarinhos. Precisa de sol direto por várias horas ao dia e regas frequentes, principalmente no calor.
Clúsia
Plantas tropicais para vaso: 14 espécies para cultivar em casa
Getty Images
Rústica e muito resistente, tem folhas espessas e verdes. Pode ser cultivada tanto no sol pleno quanto na meia-sombra. A Clúsia gosta de regas regulares, apesar de aguentar períodos de seca. Ótima para vasos em áreas externas, como varandas.
Grumixama (Eugenia brasiliensis)
Plantas tropicais para vaso: 14 espécies para cultivar em casa
Getty Images
Nativa brasileira, esta frutífera de pequeno porte tem folhas brilhantes e frutos escuros – como a jabuticaba, sua prima. Precisa de sol direto e solo fértil. Em vaso, precisa de podas regulares para manter o tamanho e estimular a frutificação.
Pitangueira (Eugenia uniflora)
Pitangueira
Getty Images
Clássica frutífera brasileira, pode ser cultivada em vaso grande com bastante sol. Gosta de solo úmido e bem drenado. Atrai pássaros e tem floração delicada.
Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
Costela-de-Adão
Getty Images
Icônica pelo desenho tropical de suas folhas, a costela-de-Adão é uma planta que cresce bem em vasos espaçosos. Gosta de luz filtrada e alta umidade. Regas regulares e substrato rico são ideais para seu desenvolvimento.
Antúrios
Antúrio
Getty Images
Planta ornamental de folhas verdes brilhantes e inflorescência de várias cores. O antúrio prefere luz indireta e ambiente úmido. Deve ser regado com frequência, sem encharcar, e gosta de vasos com boa drenagem.
Alocásia
Alocásia
Getty Images
Com folhas grandes, marcadas por nervuras evidentes e formato de flecha ou coração, a alocásia é uma planta tropical excelente para vasos. Prefere locais com luz indireta e alta umidade. O solo deve permanecer levemente úmido, mas bem drenado, pois as raízes não toleram excesso de água.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima