Esta vinícola parece ter saído de um filme futurista – mas existe e você pode visitar

Na histórica região de Tokaj-Hegyalja, localizada na Hungria e protegida pela UNESCO, esta vinícola parece flutuar em meio a paisagem ondulante. Estamos falando da Sauska Tokaj, projetada pelo BORD Architectural Studio: a construção se ergue sobre as encostas vulcânicas da Colina Padi – e parece ter saído diretamente de um filme futurista, unindo contemporaneidade e tradição.
Com telhados verdes que parecem flutuar, a vinícola assinada pelo BORD Architectural Studio se integra com a paisagem ao redor
Hufton + Crow/Divulgação
A inspiração do projeto nasceu do conceito “untouched-untouchable” (“intocada-intocável”, em tradução literal), uma tentativa de criar uma estrutura que se destacasse sem romper a harmonia com a paisagem protegida. Com esse propósito, foram concebidos dois volumes em forma de lentes, com 36 metros de diâmetro, que abrigam restaurante e bar suspensos. Com amplos terraços panorâmicos, de onde os visitantes podem contemplar a imensidão dos vinhedos, o espaço atende mais do que as necessidades de produção, tornando-se um destino cultural e turístico.
O bar e o restaurante contam com amplos terraços com vistas panorâmicas
Hufton + Crow/Divulgação
Enquanto os espaços públicos se elevam sobre o solo, as áreas técnicas de produção foram estrategicamente posicionadas no subsolo. As salas circulares de fermentação, com tanques de aço inox dispostos em anéis ao redor do núcleo de barris de carvalho, combinam eficiência e beleza. Um túnel longitudinal garante o fluxo de uvas e vinhos, além de concentrar os sistemas mecânicos essenciais.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
A vinícola é mais do que um espaço de produção, tornando-se um destino cultural e turístico
Hufton + Crow/Divulgação
Com uso de madeira, calcário local e aço, os interiores são assinados pelo estúdio Tihany Design
Hufton + Crow/Divulgação
A integração com a natureza também se revela na cobertura verde, que cobre os volumes suspensos. Esse telhado vivo contribui para a sustentabilidade, melhora o isolamento térmico e permite que a construção se integre à paisagem. De longe, a vinícola se assemelha a jardins suspensos, pairando sobre a colina — uma imagem que sintetiza a união entre inovação arquitetônica e preservação ambiental.
Além de funcionais, os espaços de produção não abrem mão da estética
Hufton + Crow/Divulgação
Assinados pelo estúdio Tihany Design, os interiores traduzem a tradição vinícola da região em uma linguagem contemporânea e acolhedora. Para isso, foram escolhidos materiais naturais como madeira, calcário local e detalhes em aço. Essa combinação conecta o edifício moderno ao contexto cultural de Tokaj, ao mesmo tempo em que proporciona aos visitantes uma experiência sensorial completa, onde o vinho, a arquitetura e o ambiente dialogam em harmonia.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima