Ideias para decorar o hall de entrada com personalidade e funcionalidade

Ao abrir a porta de casa, o hall de entrada é o primeiro ambiente a receber moradores e visitantes. É ali que começa a experiência de acolhimento, marcada pela primeira impressão que o lar transmite. Pequeno ou amplo, esse espaço pode ir muito além de um simples corredor de passagem: quando bem planejado, ele se transforma em um convite para entrar, unindo personalidade e funcionalidade.
O que não pode faltar?
Segundo a arquiteta Mari Milani, para que o hall de entrada cumpra o seu papel, alguns elementos são indispensáveis: um banco para assento, um aparador de apoio, um espelho de boas dimensões e um cabideiro. Esses itens garantem praticidade no dia a dia e já estabelecem a base de um espaço acolhedor.
Como decorar com personalidade?
Mais do que um ponto de passagem, o hall é também a primeira impressão do lar, e por isso pode — e deve — causar impacto. Para isso, Mari Milane aconselha a “investir em um projeto luminotécnico diferenciado, com pendentes ou luminárias esculturais”. Além disso, obras de arte, painéis, pontos de cor e revestimentos inusitados também são recursos que deixam o espaço mais original sem comprometer a funcionalidade.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
E a funcionalidade?
Na parte prática, bancos facilitam a troca de sapatos, enquanto aparadores servem como apoio para chaves, vasos ou objetos decorativos, e, se possuírem gavetas, oferecem ainda mais organização. Para famílias que recebem visitas frequentes, pensar no uso desse espaço como apoio extra é um diferencial que agrega conforto e praticidade.
Para completar, a marcenaria sob medida é outro recurso estratégico para proporcionar praticidade e imprimir a identidade dos moradores. Além de otimizar o espaço, “é possível inserir cabideiros, bancos, aparadores e até sapateiras, conforme a necessidade e o estilo de vida da família”, explica a arquiteta.
Atenção!
Um cuidado essencial, destaca Mari Milani, é não obstruir a circulação. O hall deve ser convidativo, mas sem excessos: sofás, poltronas e mesas de apoio são desnecessários e acabam comprometendo o fluxo. Ainda, a arquiteta dá uma última dica: “Mesmo que a decoração seja maximalista, manter o mobiliário num minimalismo é uma boa maneira de evitar erros”.
Initial plugin text
Agora que você já sabe como decorar um hall de entrada, a Casa Vogue separou 7 projetos para servir de inspiração. Confira:
1) Escolha monocromática
Hall de entrada monocromático assinado pela arquiteta Ana Toscano
Mônica Assan
Este projeto, assinado pela arquiteta Ana Toscano, atendeu ao desejo dos clientes por um apartamento moderno, clean e acolhedor. O hall de entrada foi concebido como uma grande caixa monocromática na cor Jade Coral, envolvendo paredes, teto e portas, criando um impacto imediato. Elementos como o painel em muxarabi, a iluminação da arandela preta redonda e o banco de concreto revestido com azulejos conferem personalidade ao espaço, que ganha ainda mais identidade com a fotografia ao fundo, conectando-se à história, às cores e à essência do projeto como um todo.
2) Linguagem sóbria
Projetado pelo escritório Kobbi Cimerman Arquitetura, este hall aposta em cores e materiais sóbrios
Wilson Dorigon
O hall de entrada projetado pelo escritório Kobbi Cimerman Arquitetura foi desenvolvido para um casal jovem, com uma filha pequena e outra a caminho, que desejava um apartamento moderno para receber e aproveitar momentos em família. A proposta adota uma linguagem mais sóbria, com paleta de cores escuras e soluções que aliam funcionalidade e sofisticação. A combinação de forro de madeira com o pilar em concreto, o piso em travertino e as paredes texturizadas, mesmo nas superfícies brancas, reforçam o cuidado com os detalhes e o caráter contemporâneo do projeto.
3) Modernista e atemporal
Com decoração modernista e atemporal, este hall foi pensado pelos escritórios Calamo Arquitetura e Pietro Terlizzi Arquitetura
Guilherme Pucci
O projeto do Apê Bartira, assinado por Calamo Arquitetura e Pietro Terlizzi Arquitetura, é a realização do lar dos próprios arquitetos. Pensado exclusivamente para o casal, sem filhos, o apartamento prioriza praticidade e espaços totalmente integrados, seguindo uma premissa de funcionalidade e leveza. O conceito é modernista, brasileiro, simples e atemporal, com destaque para o concreto aparente, evidenciado pelo descascamento de vigas e pilares, contrastando com paredes brancas e o calor natural da madeira, criando um ambiente acolhedor, contemporâneo e cheio de personalidade
LEIA MAIS
4) Funcional e convidativo
O hall de entrada projetado por Mari Milani une personalidade e funcionalidade
Erika Urbino
Com um elegante painel ripado de madeira como ponto de partida, a arquiteta Mari Milani compôs o hall de entrada deste apartamento com um aparador em azul profundo com gavetas, um banco estofado com sapateira e cabideiros embutidos na marcenaria, garantindo praticidade e acolhimento já na saída do elevador. Para arrematar, um espelho orgânico e uma luminária de lâmpadas esféricas trazem leveza e personalidade à composição, criando um ambiente funcional e convidativo.
5) Estética e praticidade
Este hall de entrada, assinado pelo Orla Arquitetura, conta com um amplo espelho e banco de concreto
Joana França
Na reforma do apartamento de 140 m², localizado na Asa Norte, em Brasília (DF), e assinado pelas arquitetas Carla Monza e Isabella Souza, do escritório Orla Arquitetura, o conceito principal foi criar uma área social que equilibrasse funcionalidade, conforto e privacidade. Logo na entrada, um espelho de corpo inteiro amplia a sensação de espaço, enquanto o banco de concreto cumpre também o papel de rack, integrando estética e praticidade ao projeto.
6) Toque sensível
Na casa de Manuela Xavier, o hall de entrada transmite sensibilidade e acolhimento
Deco Cury
Moradora de São Paulo, a comunicadora Manuela Xavier explora a psicanálise como inspiração na decoração de seu apartamento, refletindo nos ambientes seus caminhos, criações e redescobertas — ora vividos em companhia, ora na solitude, mas sempre em conexão consigo mesma. No hall de entrada, esse olhar ganha forma em uma composição que une um espelho da Casa Domo, a luminária de mesa Octavia, de Paola Vilas, o quadro Forame Magno, de Rafael Mayer, e vasos de parede assinados por Mana Bernardes para a Tok&Stok, criando um cenário que traduz de maneira sensível sua jornada pessoal e estética.
7) Atmosfera acolhedora
O hall de entrada da residência de Chay Suede e Laura Neiva é um espaço aconchegante que guarda memórias do casal
Deco Cury
Na residência de Chay Suede e Laura Neiva, em São Paulo, reformada em parceria com os arquitetos Paulo Azevedo e Antonio Scarpa, os ambientes se transformaram em um cenário cheio de vida, com repleto de móveis carregados de história. Logo no hall de entrada, o cuidado com os detalhes se revela: o tapete é da By Kamy, o teto foi revestido com tecido da Entreposto, mesma marca responsável pelo aparador e pelo pufe, que ganhou almofadas assinadas por Ana Luiza Wawelberg. A atmosfera acolhedora se completa com um pendente artesanal, também da Entreposto, uma coleção de enfeites com temática canina e quadros do artista Johnny Betti, compondo um espaço que traduz com sensibilidade a personalidade dos moradores.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima