Como organizar armários pequenos de cozinha e ganhar espaço

Arrumar armários não é uma das tarefas mais agradáveis e quando o móvel é pequeno, a organização costuma ser ainda mais desafiante, sobretudo se a peça está localizada na cozinha. Entretanto, com algumas ideias e acessórios simples, é possível manter tudo arrumado, trazendo praticidade e contribuindo até para evitar o desperdício.
“Organizar o armário da cozinha é essencial, principalmente para facilitar o dia a dia. Quando tudo está em seu devido lugar, a rotina se torna mais prática, as tarefas são otimizadas e o tempo na cozinha é mais leve e produtivo”, comenta a personal organizer Josi Maria Martins, parceira da Ou e mentora da Ou Organização.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Como organizar armários de cozinha pequenos
Aposte nos acessórios
Segundo Josi, armários pequenos exigem otimização total de espaço. Assim, ela orienta recorrer a acessórios para criar setores e facilitar o uso diário. “Eles ajudam a setorizar os itens, facilitam o acesso e evitam a bagunça visual, deixando o dia a dia mais prático e mantendo a organização por mais tempo”, diz.
A personal indica utilizar caixas organizadoras com pegas para organizar itens menores ou até mesmo garrafas, se forem de materiais mais firmes. Outra solução são as prateleiras internas empilháveis para criar níveis extras dentro do armário, além dos organizadores de tampas ou de frigideiras em formato vertical.
Deixe mais acessível o que utiliza mais
Além do uso de acessórios, a organização dos itens dentro do armário também é fundamental. De acordo com a profissional, em armários pequenos, o ideal é reservar as prateleiras mais altas para itens de uso esporádico, como travessas grandes, aparelhos de fondue, formas de bolo, entre outros.
Já as prateleiras na altura dos olhos e ao alcance das mãos devem conter os itens de uso diário, como pratos, copos, canecas e alimentos de consumo constante, a exemplo de arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, dentre outros.
A parte inferior, por sua vez, deve ser reservada para guardar panelas, eletroportáteis mais usados e potes diversos. “Resumindo, a regra principal é: o que você usa mais, precisa estar mais acessível”, ressalta Josi.
Guarde potes e panelas sem tampa
Guardar cada pote com sua tampa é algo tentador, mas em armários pequenos, a prática é inviável, visto que ocupa muito espaço. Dessa forma, o ideal é empilhar os potes vazios por tamanho e guardar as tampas separadamente, em organizadores verticais ou em caixas rasas.
O mesmo conselho serve para as panelas, que devem ser empilhadas da maior para a menor, enquanto as tampas, sempre que possível, devem ser guardadas separadamente, em organizadores verticais ou suportes fixados na porta do armário. “No caso das panelas, também é possível utilizar suportes deslizantes ou prateleiras internas removíveis, que facilitam o acesso e evitam empilhamentos desajeitados”, observa a profissional.
Organize pratos e louças por tipo
Cozinha projetada pela Spazio Arquitetura
Thiago Travesso
A melhor maneira de arrumar os pratos dentro de um armário pequeno é empilhando-os por tipo: rasos, fundos e de sobremesa. “Quando há espaço vertical sobrando, costumo usar prateleiras internas ou suportes empilháveis, que criam “andares” e aproveitam melhor o volume, além de facilitar a retirada, diminuindo o risco de quebrar ou lascar os itens”, diz Josi.
No que diz respeito a copos, xícaras e canecas, a personal orienta deixá-los próximos da pia ou do filtro, sendo que xícaras e canecas podem ser empilhadas ou penduradas, se o armário permitir. Louças de uso eventual devem ser armazenadas nas partes mais altas do móvel.
Não esqueça das gavetas
As gavetas também merecem atenção especial. Para talheres, o ideal é recorrer sempre às divisórias organizadoras, que mantêm cada categoria em seu lugar. Utensílios maiores, como conchas e espátulas, devem ir em outra gaveta, preferencialmente separados por função. Já panos de prato e toalhas de mesa podem ser dobrados em rolinhos ou em fileiras verticais, para melhor visualização.
Separe os alimentos por categoria
Arrumar os alimentos de forma correta também contribui para manter o armário da cozinha sempre organizado. Assim, a personal organizer orienta a setorização por categoria: grãos, massas, enlatados, farinhas, snacks, entre outros.
Já os alimentos a granel devem ser armazenados em potes herméticos transparentes, que preservam melhor o conteúdo e facilitam a visualização, além de terem um adesivo descritivo, com data de validade e nome do item. Outra opção é usar as caixas organizadoras para colocar itens menores, sendo que caixas mais retas e sem bordas são as mais indicadas para armários pequenos.
“Itens abertos devem ser os primeiros a serem consumidos, por isso sempre os deixe à frente. Além disso, é fundamental manter o armário limpo e revisar as datas de validade com frequência”, finaliza Josi.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima