Integração, madeira e design marcam apartamento de 220 m² no Piauí

Um lar sofisticado e acolhedor, guiado pela madeira clara e pela integração dos espaços. Este foi o foco do projeto assinado pela arquiteta Vangii Guerra (@vangii.arquiteta) para o apartamento de 220 m², em Teresina, no Piauí. O casal de moradores — o empresário francês Remi Peyrefitte e a radiologista brasileira Cecilia Peyrefitte — adquiriu o imóvel em mau estado de conservação.
Leia mais
“O maior desafio foi a etapa de demolição, já que o apartamento tinha vigas bastante acentuadas justamente nas áreas que queríamos integrar”, lembra a profissional.
SALA DE ESTAR | O design autoral de Jader Almeida é o destaque do ambiente, com sofá Matriz, par de poltronas Mad, mesa de apoio Wed e estante Teca, todas adquiridas na Lilia Casa. Tapete da Botteh. Cortinas de linho branco da Uniflex
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
O casal desejava um lar clean e atemporal, com piso de madeira clara como ponto de partida. Ao lado da filha Cloé, com 1 ano de idade, eles também buscavam ambientes amplos e funcionais, que refletissem sua paixão por arte e design brasileiro.
DETALHE | Cloé, a filha de 1 ano do casal, brinca na mesa de centro de travertino, executada pela Polipedras. Poltrona Mole de Sergio Rodrigues, na Lilia Casa
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Entre as principais modificações, a arquiteta integrou a sala à varanda, abriu a cozinha para a área social e desenhou uma esquadria do tipo camarão em madeira freijó para conectar ou isolar os espaços de forma fluida.
HALL | A madeira impera na entrada, com painéis e forro executados com lâmina natural de freijó pela Bontempo. Piso de tábuas de carvalho natural da Parket. Persianas horizontais da Uniflex
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Após a reforma, o layout se distribui em sala de estar e jantar integradas, varanda, lavabo, cozinha, despensa, área de serviço, banheiro de serviço, circulação, escritório e três suítes — uma delas com closet para o casal.
LAVABO | A cuba de piso foi executada com travertino pela Polipedras. Espelho de parede desenhado pelo escritório e executado pela Vidrocom. Revestimento da parede feito de madeira pela Parket. Louça e metais da Deca
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Outra reivindicação era uma paleta de cores neutras que permitisse alterações no décor ao longo dos anos. Dessa forma, a combinação entre piso de carvalho natural, marcenaria de freijó e paredes brancas foi pensada para que as peças de arte de acervo pessoal e novas aquisições pudessem ser inseridas sem comprometer a harmonia.
“Queríamos que o apartamento tivesse uma base suave, que permitisse mudanças e acréscimos de forma natural”, afirma a arquiteta.
RETRATO | O casal Remi Peyrefitte e Cecilia Peyrefitte está na sala de jantar. Ao fundo, painel de marcenaria e prateleiras de lâmina natural de freijó, com desenho da arquiteta e execução da Bontempo. A porta-camarão isola a cozinha da área social quando necessário
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
O mobiliário privilegia o design autoral brasileiro. Sofá e mesas de encaixe do designer Jader Almeida, por exemplo, foram considerados itens indispensáveis pelo proprietário, admirador declarado de sua obra.
COZINHA | A ilha de linhas arredondadas se destaca em meio aos armários que camuflam a geladeira e embutem forno e micro-ondas na torre quente, com execução da Bontempo. Bancadas de Dekton Danae, executadas pela Polipedras. Banquetas altas Joy de Jader Almeida, na Lilia Casa. Misturadores de bancada da Deca. Piso de porcelanato da Linha Via Durini, da Portobello
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Na área social, o pórtico de entrada em lâmina de freijó e a estante projetada pela arquiteta criam um cenário acolhedor. Cortinas de linho branco completam a atmosfera leve e delicada.
Leia mais
Já a cozinha, cuja antiga dependência de serviço foi incorporada, destaca-se pela ilha funcional de linhas arredondadas e pela marcenaria planejada que camufla a geladeira e conta com uma torre quente.
SUÍTE | Em tons neutros, o dormitório tem cama da Italsofa, com cabeceira esfofada e mesas laterais acopladas, executadas por Unacasa. Luminária de parede Less W de Fernando Prado para Lumini. Par de quadros do acervo dos moradores. Roupa de cama da Trousseau. Manta da Zara Home
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Na suíte do casal, a reforma incluiu a construção de um closet. Os tons neutros e a madeira também marcam presença e garantem unidade visual ao projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima