11 rituais de limpeza energética que você deve fazer em casa

Os rituais de limpeza energética vão além de manter um lar equilibrado; eles são necessários para conservar nossa energia vital em harmonia, assim como nosso estado mental e emocional. As atividades que realizamos no dia a dia vão alterando a ordem da nossa casa e do nosso corpo — o mesmo acontece quando recebemos visitas ou quando levamos objetos de fora para o nosso espaço.
Fazer uma limpeza energética é uma necessidade, especialmente quando o ambiente parece carregado demais, quando surgem muitas discussões ou quando passamos por uma fase cheia de problemas. Nesses momentos, é importante realizá-la de forma profunda; porém, a recomendação mais comum é fazê-la todo mês para afastar as energias negativas.
O método para esse tipo de limpeza energética pode ser escolhido por você: aquele com o qual se sinta mais confortável, com o qual mais se identifique ou aquele para o qual esteja pronta, caso esteja apenas começando nesse caminho energético. Aqui deixamos alguns dos rituais mais simples e eficazes para purificar a casa das más energias.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Agora, como saber se há más energias em casa?
As plantas são o primeiro indicador, pois começam a secar e morrer ou, então, passam a exigir mais água. Outro sinal é que os animais de estimação não se sentem confortáveis no lar, o que gera cansaço neles e até vontade de destruir a casa.
No entanto, o sinal mais evidente — ou que pode indicar que a má energia está prestes a entrar em casa — é a desordem e a sujeira.
Quais são os benefícios de fazer uma limpeza energética em casa?
Antes de tudo, é uma forma de se sentir melhor e, claramente, permite ter uma casa mais organizada e limpa. Além disso, existem muitos rituais perfeitos para realizar em casa sem a necessidade de grandes mudanças no espaço ou do uso excessivo de materiais. Basta transformar a organização em um hábito. E, para aqueles que se perguntam como eliminar a má energia do lar, podemos dizer que há rituais perfeitos para isso.
Como fazer uma limpeza energética?
Existem diversas formas de limpar a casa das energias negativas. Não há uma melhor do que a outra; tudo depende de com qual você se conecta melhor e qual acredita ser a mais adequada às necessidades do seu lar. Não existe um único ritual de proteção, mas sim uma série deles que podem fazer com que você, sua família, seus animais de estimação e sua casa se sintam em harmonia.
Limpeza energética com fogo
O fogo é um dos elementos mais respeitados no mundo espiritual e energético devido à sua enorme capacidade de purificar e proteger
RODNAE Productions/Pexels
A limpeza com fogo é um ritual de purificação e proteção muito poderoso, pois envolve um dos elementos mais potentes da natureza. O fogo é um dos mais respeitados no mundo espiritual e energético devido à sua enorme capacidade de purificar e proteger. Ele tem o poder de neutralizar energias, quebrar qualquer vibração negativa e destruir todo tipo de bloqueio energético em sua casa.
A forma mais simples de realizar essa limpeza com fogo é com velas. No entanto, o tipo de vela que você utilizar durante o ritual é muito importante: conta o material da vela, se foi feita à mão, a cor, o aroma e o tamanho. O ideal é que sejam artesanais e feitas com ingredientes naturais.
Ao fazer a limpeza, aproveite a escuridão da noite para que o fogo se destaque. Acenda três velas na sua sala principal, sobre um prato, de preferência de cor branca. Quando se trata de limpeza energética do lar, os aromas mais recomendados são canela, baunilha ou sândalo.
Intencione suas velas: isso significa reservar alguns minutos após acendê-las para dizer ao fogo o que você deseja dele. Deixe-as acesas por algumas horas com a casa em meia-luz. Antes de apagá-las, leve-as a todos os cômodos para que o fogo os purifique.
Limpeza energética com ervas
As melhores ervas para purificar são arruda, babosa, sálvia, hortelã, lavanda, alecrim, louro, manjericão, palo santo, tomilho, eucalipto, sabugueiro ou camomila
Mareefe/Pexels
As ervas estão diretamente conectadas às propriedades da Terra e da natureza; carregam todos os seus poderes e qualidades, motivo pelo qual muitas delas são utilizadas em diferentes tipos de rituais e limpezas para trazer harmonia ao lar. Quando você deseja realizar uma limpeza energética em casa com ervas, pode preparar uma mistura e fazer uma infusão ou simplesmente amarrar alguns ramos e colocá-los nos cômodos para que purifiquem a energia.
As melhores ervas para purificar são arruda, babosa, sálvia, hortelã, lavanda, alecrim, louro, manjericão, palo santo, tomilho, eucalipto, sabugueiro ou camomila. As mais poderosas para limpar as energias e proteger sua casa são louro, arruda, camomila e alecrim. Você pode formar vários raminhos com essas ervas e colocá-los em vasos de flores, mesas de centro, no banheiro e também incluí-los nos vasos de plantas. Esses raminhos devem ser preparados uma vez por mês e deixados no local por três dias, para que absorvam todas as energias negativas e deixem sua proteção em toda a casa.
Limpeza energética com sal
O sal é, na verdade, um excelente neutralizador de energias negativas
Castorly Stock/Pexels
O sal, ao contrário da crença popular de que traz má sorte, é na verdade um excelente neutralizador de energias negativas, de fases difíceis e um purificador do ambiente e do espaço. Ele quebra qualquer tensão ou carga negativa sobre a sua casa e sobre você, além de ser fácil de encontrar e de usar
Para realizar a limpeza energética do lar com sal, é importante lembrar que a casa deve estar previamente limpa e organizada. O sal é muito sensível às energias, por isso deve ser utilizado com cuidado. Ao usá-lo, prepare vários potes ou tigelas — um para cada cômodo da casa. Cada recipiente deve estar limpo e sem rachaduras. Depois de bem secos, coloque um punhado de sal em cada um e distribua-os pela casa à noite. Retire-os três dias depois e descarte o sal dissolvendo-o em água, que pode ser usada para a limpeza comum do lar. A purificação com sal é uma das mais eficazes.
Initial plugin text
Ventilação do lar
É necessário ventilar nossa casa para liberar toda a sobrecarga de energia e os bloqueios energéticos que se acumulam nela
Caio/Pexels
Pode parecer algo óbvio, mas algumas vezes, pela pressa da rotina ou pelas atividades do dia a dia, esquecemos que nossa casa precisa de atenção e que tem as mesmas necessidades de cuidado e zelo.
Além de fazer uma limpeza geral, é importante ventilar a casa para liberar toda a sobrecarga de energia e os bloqueios energéticos que se acumulam nela. Todo mês, você deve ventilar completamente o lar: todas as janelas e portas devem ficar abertas por pelo menos três horas; também é necessário puxar as cortinas para que a energia tenha livre passagem para sair. Parece simples — e realmente é —, mas às vezes esquecemos; por isso, o recomendável é ventilar a casa todas as manhãs.
Organização e limpeza do lar
Se você tem objetos, roupas, móveis ou qualquer coisa quebrada ou que simplesmente não usa mais, é necessário tirá-los de casa
Ketut Subiyanto/Pexels
O acúmulo é uma das principais razões pelas quais más energias são geradas em casa e por que não há espaço para novas oportunidades, energia renovada ou novas experiências. Se você tem objetos, roupas, móveis ou qualquer coisa quebrada ou que simplesmente não usa mais, é necessário tirá-los de casa.
Todo mês, você deve fazer uma inspeção de tudo que atrapalha o lar. Se lembrarmos do famoso método de Marie Kondo, ela diz que em casa só deve permanecer o que é necessário: o que usamos, o que respeitamos e aquilo a que temos carinho. O restante apenas nos afeta e rouba nossa energia. Uma limpeza desse tipo é muito benéfica para o equilíbrio do ambiente.
Os momentos em que essa limpeza energética deve ser realizada são bem claros: geralmente, acontece quando você não tem vontade de chegar em casa, quando não descansa completamente, quando começam a surgir muitas discussões, quando se sente desconfortável ou quando tudo começa a quebrar ou se deteriorar do nada. É preciso estar consciente das necessidades da casa e prestar atenção nelas, pois o que acontece no lar também nos afeta.
Limpeza com tigelas (som)
Você deve saber que existem diferentes frequências e que elas são usadas para diferentes fins; você pode buscar a adequada para purificar a energia e atrair paz
Ekaterina Bolovtsova/Pexels
Durante esse ritual de limpeza energética, você também pode praticar meditação. Uma vez que sua casa esteja totalmente limpa, é hora de deixar que as vibrações do som das tigelas tibetanas realizem a purificação energética. É importante saber que existem diferentes frequências, usadas para diferentes propósitos; você pode escolher a mais adequada para purificar a energia e atrair paz. Com esse som de fundo, as más vibrações vão sendo dissolvidas e isso também ajudará em uma melhor prática da meditação. A vantagem desse ritual é que você também se purificará por dentro.
Tenha cuidado para não ouvir a frequência por mais de 20 minutos se você for iniciante, pois o som pode ser um pouco intenso. Você pode aumentar o tempo gradualmente, com prática e experiência, à medida que se acostuma.
Limpeza com flores e plantas
As propriedades das flores e das folhas ajudam a quebrar e dissipar as más energias da sua casa
Mathilde Langevin/Pexels
Em muitas culturas, flores e plantas têm sido usadas como oferendas aos deuses em rituais religiosos e espirituais. Elas também são colocadas em altares como uma forma de honrar o divino. Cada tipo de flor ou planta carrega um simbolismo único. Ao levá-las para sua casa, preste atenção ao tipo de flor e ao que você deseja que ela traga para o seu espaço.
Prepare uma mistura de água de flores na noite anterior. Se preferir, pode ser fria, mas para maior eficácia, deve-se infusionar as flores por 5 minutos. Para isso, aqueça a água a uma temperatura elevada (90 graus), quase fervendo, incorpore as flores e folhas e deixe repousar por 5 minutos. Depois, retire-as e guarde a água de flores. Use-a no dia seguinte para fazer a limpeza do lar e regar suas plantas.
Limpeza com incenso
A ideia é ir limpando cuidadosamente cada espaço e purificando com a fumaça do incenso
Cottonbro/Pexels
Este ritual de limpeza com incenso é muito parecido com o ato de defumar, pois o que faremos é defumar toda a casa com incenso, sálvia ou seu maço de ervas. Você pode realizá-lo após o pôr do sol. Acenda o incenso e comece a percorrer cada cômodo, fazendo círculos no sentido horário. Não esqueça nenhum canto e nenhum dos cômodos.
LEIA MAIS
Tire o seu tempo e não se apresse no processo. Trata-se de limpar cuidadosamente cada espaço e purificar com a fumaça do incenso. Ao terminar, espere que ele se consuma completamente no incensário. Realize este ritual em um ambiente tranquilo e silencioso e, ao final, abra as janelas por um tempo. Limpar a casa das energias negativas é uma questão de calma e tempo.
Limpeza com defumações
Os defumadores podem ser feitos de resinas, ervas, flores ou madeiras como o palo santo
Getty Images
A defumação é uma prática espiritual que remonta ao antigo Egito e também às culturas indígenas da América. A defumação para limpar a casa consiste em um bastão ou um maço de diferentes ervas que é aceso e deixado queimar lentamente, liberando uma fumaça aromática. Essa fumaça é considerada uma forma de comunicação com o divino e uma ferramenta para purificar o espaço e o espírito.
Os ingredientes base das defumações são ervas e resinas sagradas, como sálvia branca, incenso, copal e mirra. Esses elementos são escolhidos por suas propriedades de limpeza e proteção. Óleos essenciais também podem ser adicionados para potencializar as fragrâncias e as propriedades espirituais; com os óleos, a fumaça pode adquirir cor e o ambiente se aromatiza, criando um véu de limpeza energética profunda.
Limpeza com cristais
Os quartzos são a ferramenta mais simples para limpar as más energias dos seus espaços
Alina Vilchenko/Pexels
Diversas culturas têm utilizado esses cristais como ferramentas espirituais e de proteção. Atualmente, o uso de cristais na limpeza energética da casa tem retornado, já que muitas pessoas buscam formas naturais e holísticas de criar espaços harmoniosos e equilibrados.
Os cristais são conhecidos por sua capacidade de amplificar a energia e a intenção. Isso significa que podem intensificar a vibração positiva e dissipar as vibrações negativas ao seu redor; além disso, são excelentes para equilibrar as energias no lar. Um ambiente livre de energias negativas pode promover maior concentração e foco nas atividades diárias.
Limpeza com copal
Em muitas tradições, o copal é utilizado como uma oferenda aos deuses e como uma forma de se comunicar com o divino
Denis Oliveira/Unsplash
O copal é feito a partir de resinas extraídas de diversas árvores na América Latina e tem sido utilizado por culturas indígenas por séculos para fins rituais, curativos e espirituais. Acredita-se que ele possui a capacidade de limpar energias negativas e purificar o ambiente, sendo, portanto, um elemento ancestral ideal para eliminar tudo o que atrapalha energeticamente sua casa.
Em muitas tradições, o copal é usado como oferenda aos deuses e como uma forma de se comunicar com o divino. Considera-se um elo entre o mundo material e o espiritual. A fragrância do copal está associada à elevação da energia e à promoção da serenidade, por isso é comum seu uso durante práticas de yoga, meditação e introspecção.
Rituais para atrair boa sorte
Muitas pessoas se perguntam como fazer uma limpeza para atrair boa sorte. Existem diversos rituais para isso, que envolvem elementos naturais como incensos e objetos tradicionais, como as tigelas tibetanas.
Som
Faça soar ou vibrar um par de tigelas ou sinos tibetanos para atrair boas energias para a sua casa
Arina Krasnikova/Pexels
Para este primeiro passo na limpeza para atrair boa sorte, é necessário quebrar a negatividade e as más energias. Para isso, você fará soar ou vibrar um par de tigelas tibetanas ou sinos tibetanos. Se usar música tibetana, mantras ou sutras (vários podem ser encontrados na internet), deixe-os tocar enquanto faz uma limpeza profunda em sua casa. Lembre-se de que não deve ficar nenhum canto com poeira.
Defumar
Feche todas as janelas e as portas dos quartos e comece pelo ponto mais distante da porta de entrada
Ekaterina Bolovtsova/Pexels
Acenda alguns incensos de canela, baunilha ou mirra, sálvia branca ou um maço de ervas para limpeza. Segure alguns na mão e coloque outros em diferentes pontos da casa. Feche todas as janelas e portas dos cômodos e comece pelo ponto mais afastado da porta de entrada. Com a fumaça nas mãos, percorra todos os cômodos fazendo círculos no sentido horário. Não se esqueça dos cantos e embaixo dos móveis.
Proteger
A água, além de ter propriedades purificadoras, também é protetora devido à sua força e fluidez
Cottonbro/Pexels
Pegue um recipiente grande e faça uma infusão com ervas aromáticas (arruda, alecrim, cravo, camomila e hortelã). Se não tiver tempo, basta deixar as ervas em água limpa por algumas horas. Em seguida, borrife cada canto da sua casa com a mistura que preparou para selar a limpeza energética. A água, além de ter propriedades purificadoras, também é protetora devido à sua força e fluidez.
Arejar
Abra todas as portas dos cômodos e as janelas, e saia por algumas horas para que o espaço se carregue de boa energia
Cottonbro/Pexels
Para este último passo da sua limpeza para atrair boa sorte, é necessário arejar sua casa, que acabou de passar por um processo complexo de vibrações e energia. Abra todas as portas dos cômodos e janelas, e saia por algumas horas para que ela se carregue de boa energia. Ao retornar, coloque sua música favorita e dedique-se a descansar. Você notará imediatamente como sua casa se sente renovada e fresca, assim como você.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima