Arte e arquitetura se encontram em instalação que ressignifica barricadas de guerra

A instalação SoftPower, do artista Gregory Orekhov, reinventa simbolicamente os sacos de areia, elementos comumente associados a zonas de conflito e situações de emergência. Tradicionalmente usados como barreiras de proteção, eles simbolizam urgência, resistência e defesa. Na obra, porém, esse objeto conhecido ganhou uma nova leitura: a areia foi substituída pelo ar, e o peso funcional deu lugar à leveza.
Leia mais
Montada e fotografada em Provence, na França, a obra ainda não está aberta ao público e não há informações sobre datas ou endereços para visitação.
Gregory Orekhov carrega um dos módulos infláveis da instalação SoftPower durante a montagem no campo francês
Instagram/@gregory.orekhov/Reprodução
Composta por módulos infláveis semelhantes a almofadas, as várias camadas da instalação foram organizadas em um círculo, definindo um espaço fechado, porém acessível, destinado à pausa e à reflexão.
Detalhe da estrutura da instalação SoftPower, formada por camadas de módulos infláveis brancos
Instagram/@gregory.orekhov/Reprodução
A obra pode ser lida como um estudo espacial sobre reinterpretação de materiais, transformação simbólica e a capacidade da arte de reformular objetos associados a conflitos em formas que sugerem abertura, pacificação e resiliência.
Leia mais
Nesse contexto, a instalação funciona como um marco arquitetônico temporário, ressignificando um objeto marcado pelo conflito com valorização de bens culturais e intelectuais.
Os sacos da instalação possuem válvulas de ar para inflá-los
Instagram/@gregory.orekhov/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima