Reforma une dois apartamentos e cria imóvel amplo de 183 m² em Santa Catarina

O projeto do apartamento de 183 m², em Florianópolis, Santa Catarina, partiu de um desafio: integrar duas unidades vizinhas de dois dormitórios em um único imóvel para se tornar o refúgio contemporâneo de uma jovem família.
Leia mais
“O casal adquiriu os apartamentos ainda na planta, o que nos permitiu redesenhar o layout junto à construtora, alterando revestimentos, projeto de gesso e todos os acabamentos. Foi praticamente um trabalho feito do zero, mas dentro da estrutura do edifício”, explica o arquiteto Alexandre Müller, sócio de Marcelo Wolschick no Woho Arquitetura (@wohoarquitetura), escritório responsável pelo projeto.
SALA DE ESTAR | O painel de MDF, no padrão carvalho natural, conecta visualmente o hall e a sala, abriga a adega do chão ao teto e funciona como divisória entre a área social e a íntima do apê. O sofá sob medida em linho bege, com desenho contemporâneo, foi composto com mesa de centro orgânica laqueada de branco fosco, design inspirado nas formas livres de Isamu Noguchi. Ao fundo, composição de 20 obras minimalistas encontradas na internet. Ao lado, arandela articulável da Ouse Iluminação, que também forneceu o spot de sobrepor quadrado no teto
Mariana Boro/Divulgação
A entrada conduz a um amplo living composto por sala de estar e de jantar, cozinha, lavabo e varanda. Neste espaço, a churrasqueira original do empreendimento foi mantida, mas ganhou nova função com a criação de um café, onde o morador prepara torra e faz moagem de grãos.
“A ideia sempre foi valorizar experiências do dia a dia da família, criando lugares de convivência com significado afetivo”, comenta Alexandre.
SALA DE JANTAR | A mesa de linhas minimalistas foi composta com cadeiras Jade forradas de bouclé, fornecidas por J.Marcon. Luminárias pendentes Samurai, de Waldir Junior. Cortinas com xale em tecido vazado quadriculado e prega macho, da Ana Lubi Decorações
Mariana Boro/Divulgação
Um painel contínuo conecta visualmente o hall de entrada e a sala, abrigando a adega do piso ao teto e funcionando como divisória entre a área social e a íntima.
“O living é amplo, espaçoso e bem iluminado, para valorizar a convivência em família. Os grandes planos receberam marcenaria e papéis de parede. Buscamos acabamentos que conversassem com o conceito do projeto de trazer aconchego. Tudo isso com uma belíssima vista do centro de Floripa”, diz Alexandre.
COZINHA | Aberta, a cozinha foi um dos grandes desafios do projeto. Ilha de Silestone branco. Torneira Vitalis com filtro, da Docol. Eletrodomésticos da Brastemp
Mariana Boro/Divulgação
Com estilo contemporâneo, o apê ganhou tons claros que predominam na maioria dos ambientes, recebendo madeira escura apenas nos escritórios. Materiais como painéis de MDF, lastras de porcelanato e mobiliário sob medida reforçam a unidade visual.
O design aparece em peças pontuais, como o pendente Samurai, de Waldir Junior, na sala de jantar, e a cadeira Grão Giratória, de Rejane Carvalho Leite, no home office da proprietária.
LAVANDERIA | A marcenaria verde, executada com MDF Verde Sálvia, da Duratex, chama a atenção. Na bancada de Silestone branco, tanque da Docol. Varal sob medida executado pelo Empório dos Varais. Vaso cerâmico branco com planta alocasia, executado pelos arquitetos
Mariana Boro/Divulgação
Entre os principais desafios da obra, os profissionais destacam a adaptação estrutural para unificar as duas plantas sem alterar prumadas (coluna vertical de tubulações) ou shafts (aberturas para instalações e tubulações).
“O maior obstáculo foi na cristaleira da cozinha, que esconde um grande shaft de esgoto. Tivemos de projetar milimetricamente o espaço para que a funcionalidade não fosse comprometida”, detalha Alexandre.
ESCRITÓRIO | No ambiente de trabalho reservado à moradora, a marcenaria em MDF Erva Matte, da Guararapes, tem espaço para livros e armazenamento de documentos. Cadeira Grão giratória, de couro, de Rejane Carvalho Leite, na Dü Design
Mariana Boro/Divulgação
Um ponto importante para o casal era ter escritórios em cômodos separados. Assim, o home office do proprietário reúne acervo de livros, um banheiro camuflado na marcenaria preta e uma varanda chamada de “varanda wine” — lugar de descanso, leitura, vinhos e charutos.
Leia mais
Já o dela, apaixonada por leitura e estudos, conta com marcenaria planejada em tom de verde-escuro, além de armários para armazenar diversos documentos.
SUÍTE DA FILHA | Sobre a cabeceira em gomos forrada com bouclé, está a arandela articulada da La Lampe. Papel de parede com microestampa pontilhada rosada, da Orlean
Mariana Boro/Divulgação
A suíte da filha foi planejada para acompanhar seu crescimento com mobiliário ajustável, além de uma cabeceira desenhada em gomos e revestida de tecido bouclé para adicionar textura ao décor.
SUÍTE MÁSTER | O painel de MDF no padrão carvalho natural, da Arauco, foi composto com cabeceira estofada em tecido bege. Arandela Mini Tulipa, da Interpam
Mariana Boro/Divulgação
A suíte principal, marcada pela banheira aparente integrada ao quarto, tem um amplo closet, com penteadeira e roupeiros sob medida.
CLOSET | Na suíte máster, o espaço conta com roupeiro executado com MDF Linho, da Arauco, marca que também forneceu o MDF no padrão carvalho natural da penteadeira. Espelho com estrutura de metalom com pintura dourada
Mariana Boro/Divulgação
Para a moradora, Josiane Galdino, o resultado superou expectativas. “Entrar no apartamento pela primeira vez foi uma experiência especial. Cada detalhe reflete nossa personalidade. O projeto ficou exatamente como imaginávamos — funcional, acolhedor e com a nossa identidade em cada espaço”, ela afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima