10 plantas que repelem insetos sem pesticidas tóxicos

As plantas cumprem diversos papéis em uma casa: elas ajudam a deixar o ambiente mais bonito, são capazes de perfumar o espaço, auxiliam no controle do estresse, algumas fornecem temperos para uso culinário e tem aquelas que ainda podem repelir insetos, deixando-os longe do lar.
“Muitas plantas produzem óleos essenciais e metabólitos secundários com propriedades repelentes. Esses compostos, como citronela, geraniol, eucaliptol, timol, limoneno e linalol, atuam mascarando odores corporais ou emitindo aromas desagradáveis aos insetos, dificultando sua aproximação”, explica o engenheiro-agrônomo Ronan Machado Pereira, coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
As vantagens e os cuidados ao usar plantas para repelir insetos
Repelir insetos por meio das plantas é uma prática complementar. Em casos de alta infestação de insetos, deve-se combinar essa estratégia com outras medidas de prevenção
Getty Images
Segundo Ronan, o uso de plantas para repelir insetos é uma alternativa natural, sustentável e segura. Ao contrário dos pesticidas químicos, que podem causar riscos à saúde humana, intoxicação de animais domésticos e desequilíbrios ambientais. Porém, alerta o especialista, repelir insetos por meio das plantas é uma prática complementar. Em casos de alta infestação de insetos, deve-se combinar essa estratégia com outras medidas de prevenção, como evitar água parada, usar telas protetoras e, quando necessário, recorrer a repelentes autorizados.
“Vale destacar que não é possível confiar apenas nas plantas quando há situações de risco elevado, como em áreas com alta incidência de dengue. Outra questão é que algumas plantas podem causar irritação na pele, a exemplo da arruda; por isso, devem ser manuseadas com cautela. É importante ainda garantir condições adequadas de cultivo para que as plantas liberem seus óleos essenciais, bem como podar regularmente para estimular a produção de novos ramos aromáticos”, ressalta o especialista.
As plantas que repelem insetos
O alecrim é uma boa alternativa para afastar mosquitos
Getty Images
1. Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Podendo ser cultivado em vasos ou canteiros, o alecrim é uma boa alternativa para afastar mosquitos. Isso porque entre os seus principais componentes está o cineol, que produz um aroma que desagrada os mosquitos. Para que o alecrim cresça de forma saudável, é importante saber que ele prefere sol pleno, solo bem drenado e precisa de regas moderadas.
2. Manjericão (Ocimum basilicum)
Outra erva muito comum nas cozinhas, utilizada como tempero, o manjericão também é capaz de manter moscas e mosquitos longe de casa, graças a dois compostos: o linalol e o estragol. Para cultivar manjericão em casa, é necessário deixá-lo em local que bata sol, fertilizar o solo e regar frequentemente, porém sem encharcar.
3. Hortelã (Mentha sp.)
Devido ao mentol e a pulegona, a hortelã é uma excelente aliada para quem precisa se livrar de moscas, mosquitos e formigas. Ideal para ser cultivada em vasos, visto que, segundo Ronan, pode se espalhar rapidamente em jardins, a erva cresce bem em meia-sombra e precisa de solo úmido e fértil.
4. Capim-limão ou Citronela (Cymbopogon citratus e Cymbopogon nardus)
De acordo com Ronan, a presença de citronela e geraniol ajuda a deixar os mosquitos bem longe de casa, inclusive o tão temido Aedes aegypti, causador da dengue. Quem opta por cultivar as referidas ervas em casa, deve saber que as espécies gostam de sol pleno, solo drenado e necessitam de rega frequente.
5. Lavanda (Lavandula angustifolia)
Conhecida por seu perfume calmante, a lavanda também atua como um repelente contra mosquitos, traças e até pulgas
Getty Images
Conhecida por seu perfume calmante, a lavanda também atua como um repelente contra mosquitos, traças e até pulgas. O aroma característico da planta, agradável para os humanos, é incômodo para os insetos, por conta da presença do linalol e do acetato de linalila. Para que a lavanda cresça de forma vistosa e ajude a criar uma barreira natural contra insetos, ela deve ser deixada sob sol pleno, além de ser cultivada em solo arenoso e com pouca rega.
6. Cravo-de-defunto (Tagetes erecta e Tagetes patula)
Mosquitos e nematoides do solo, um tipo de parasita do solo, não gostam do cheiro forte do cravo-de-defunto, uma planta com flores vibrantes em tons de amarelo e laranja. O aroma é proveniente de compostos como o limoneno e o ocimenos e a planta precisa de pleno sol, solo fértil e regas regulares para crescer bem.
7. Gerânio (Pelargonium graveolens)
Podendo ser cultivado a pleno sol, ou meia-sombra, em solo leve e com rega moderada, o gerânio é uma das plantas mais eficazes para repelir mosquitos. Seu aroma cítrico, proveniente do citronelol e do geraniol, incomoda os insetos voadores. Além de funcional, a planta adiciona um toque colorido e delicado à decoração de varandas e jardins.
8. Arruda (Ruta graveolens)
Muito associada a usos místicos e medicinais, a arruda também tem ação repelente. Os responsáveis são compostos como a rutina e as cumairnas, que produzem um odor intenso capaz de afastar moscas e pernilongos. Por ser uma planta resistente, pode ser cultivada em vasos pequenos, posicionados em áreas estratégicas da casa, contudo, vale lembrar que ela prefere sol pleno, solo arenoso e rega moderada.
9. Eucalipto (Eucalyptus spp.)
O cheiro do eucalipto, provocado pelo eucaliptol, é, geralmente, elogiado pelos humanos. Porém, é bastante incômodo para os insetos, especialmente os mosquitos. Para quem tem jardins maiores, visto que são plantas de grande porte e que gostam de sol pleno, eles são boas opções para manter os indesejados visitantes longe.
10. Sálvia (Salvia officinalis)
A sálvia é bastante utilizada na culinária, mas também tem propriedades repelentes, por conta da presença da tujona e do cineol, que são capazes de afastar mosquitos. Entre os principais cuidados com a planta, estão o cultivo em sol pleno, solo bem drenado e regas controladas.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima