Sem prédios altos, paisagem urbana de Edimburgo é marcada por construções medievais

Edimburgo é uma das poucas capitais europeias e do mundo que não têm arranha-céus. O skyline da cidade escocesa mantém um perfil baixo, em que construções centenárias continuam sendo as protagonistas da paisagem.
Leia mais
A preservação da vista histórica é o principal motivo para a limitação na altura das construções garantida por lei. O objetivo é proteger a silhueta urbana da cidade, considerada um dos cartões-postais mais emblemáticos do Reino Unido.
O Castelo de Edimburgo, construído no século 12, é o edifício mais emblemático da Escócia e um dos pontos turísticos mais visitados do Reino Unido
Stephencdickson/Wikimedia Commons
Por isso, os edifícios raramente ultrapassam 10 andares, e os pontos mais altos seguem sendo torres religiosas, como a St Mary’s Episcopal Cathedral, com 90 metros de altura, e monumentos como o Scott Monument, com 61 metros.
A St Mary’s Episcopal Cathedral, concluída em 1879, é o edifício mais alto de Edimburgo, com 90 metros de altura em sua torre central. É a principal catedral anglicana da Escócia e segue em uso até hoje
dun_deagh/Wikimedia Commons
Embora não existam arranha-céus, a cidade tem exemplos de construções verticais erguidas no período pós-Segunda Guerra Mundial. Os prédios residenciais são conhecidos como tower blocks e foram projetados para suprir a demanda habitacional das décadas de 1960 e 1970. O mais conhecido é o Martello Court, com 23 andares e 64 metros de altura.
O Scott Monument, com 61 metros de altura, foi inaugurado em 1844 em memória ao romancista Sir Walter Scott
Saffron Blaze/Wikimedia Commons
Assim, Edimburgo permanece distante da vizinha Glasgow, que abriga a Glasgow Tower, com 127 metros de altura, além de torres residenciais que superam qualquer bloco da capital escocesa.
Leia mais
Embora mantenha o perfil histórico de sua arquitetura, nas últimas décadas, Edimburgo ganhou obras contemporâneas de destaque, ainda que em escala reduzida. O Scottish Parliament Building, o prédio do parlamento escocês, foi inaugurado em 2004 e projetado por Enric Miralles, é um marco do urbanismo moderno, combinando vidro, aço e formas inspiradas na paisagem natural.
Edifício do Parlamento Escocês, inaugurado em 2004 e projetado por Enric Miralles. Ícone contemporâneo de Edimburgo, combina vidro, aço e concreto em formas inspiradas na paisagem local
Flickr/IceNineJon/Creative Commons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima