Teatro Estadual de Araras: o espaço cultural projetado por Oscar Niemeyer no interior de SP

Em 1991, nasceu em Araras, no interior de São Paulo, um projeto audacioso sob o olhar do arquiteto Oscar Niemeyer: o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, uma obra que materializa o desejo de tornar a cultura mais acessível aos moradores, preservando as referências históricas do design moderno, redefinindo o protagonismo cultural da região.
Leia mais
Considerado o mais importante equipamento cultural do município, o teatro é administrado pela Associação Paulista Amigos da Arte (APAA). A estrutura recebeu o nome em homenagem a Francisco Paulo Russo, maestro, compositor e diretor de orquestra brasileiro que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cultura local.
O Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo está situado no centro da cidade de Araras, SP, o que indica que sua localização é de fácil acesso e no coração do município
Adriano Escanhuela/Divulgação
A chegada de novos imigrantes no século 20 trouxe mudanças nos contextos culturais e artísticos do Brasil, além de um acelerado desenvolvimento econômico que se refletiu em reformas urbanas. Ao retornar do exílio na década de 1980, Oscar Niemeyer consolidou sua carreira ao incorporar o aspecto social em suas criações, e, por meio do Teatro Estadual de Araras, evidenciou sua habilidade na arquitetura plástica.
Quem foi o maestro homenageado
Francisco Paulo Russo nasceu em Nápoles, na Itália. Estudou Música em sua cidade de origem e também em Pizzo, na Calábria. Mudou-se para o Brasil em 1898, e escolheu a cidade de Araras para se estabelecer. Foi pioneiro na região a se apresentar em cinemas musicados, onde os filmes eram mudos e a trilha sonora era tocada ao vivo pela orquestra.
Leia mais
“Um dos donos do Jornal Tribuna do Povo tinha grande envolvimento e interesse nos eventos artísticos da cidade. Foi dele a sugestão de nomear o teatro em homenagem ao maestro, que muito fez pelo cenário cultural de Araras”, relata Luciana Esteves, produtora do Teatro Estadual de Araras.
O Teatro Estadual de Araras é reconhecido como um importante patrimônio cultural, valorizado por sua arquitetura assinada por Oscar Niemeyer, sua função artística e seu papel social na cidade
Adriano Escanhuela/Divulgação
“Há um apelido que é ‘Teatro da Sogra’, dado que foi construído atendendo a um desejo da sogra do então governador de São Paulo, Orestes Quércia, que tinha um grande apreço pelas artes. E foi construído no tempo recorde de seis meses”, ela acrescenta.
Projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer fora dos grandes eixos urbanos
Essa é uma das raras obras de Oscar Niemeyer construída numa cidade do interior, longe das principais metrópoles brasileiras, como Brasília ou São Paulo, onde a maioria de suas criações estão localizadas. Ela é considerada um marco do arquiteto na região de Araras.
O uso de formas curvas e fluidas, o branco como cor predominante e um elemento vermelho na fachada, criam um contraste visual que tornam o edifício icônico e memorável
Adriano Escanhuela/Divulgação
Projetada em 1990, a estrutura apresenta design modernista com linhas sinuosas, uso do concreto armado e paleta de cores que inclui branco com detalhes em vermelho, evidenciando as entradas e curvas do edifício, que são características marcantes de Oscar Niemeyer.
Croqui e descrição originais feitos por Oscar Niemeyer para o Teatro Estadual de Araras
Fundação Oscar Niemeyer/Divulgação
Trata-se de um teatro de dimensões reduzidas, devido ao espaço limitado em que foi construído e das condições econômicas apontadas no período. Seu formato circular se adapta melhor ao terreno, e a cobertura atende aos requisitos acústicos, conferindo à construção uma estética diferente e original.
Desenho autoral de Oscar Niemeyer para o Teatro Estadual de Araras, cujo projeto foi realizado em 1990
Fundação Oscar Niemeyer/Divulgação
Oscar Niemeyer tinha 83 anos quando projetou o teatro, com a colaboração do engenheiro Hélio Penteado e o arquiteto Hélio Pasta. Ele realizou visitas mensais para acompanhar o avanço da construção, participando dos aspectos técnicos do projeto e da gestão de execução da obra.
Características funcionais do teatro
A edificação conta com dois auditórios, um foyer (pequena área para exposições) e áreas para a realização de eventos como congressos, conferências, reuniões e cursos.
A sala de convenções é um auditório menor, de 126 lugares, no subsolo, utilizado para congressos, conferências e cursos, além de espetáculos
Adriano Escanhuela/Divulgação
“O teatro possui planta circular, de 36 metros de diâmetro, abrigando a Sala Maestro Paulo Russo, com 466 lugares, uma sala de convenções e foyer . O edifício tem parede dupla de 1 metro para controle acústico e circulação de serviços. Nessa parte, contamos com um elevador com capacidade para transportar um automóvel”, detalha a produtora.
O imóvel conta também com painéis para exposições fixas e móveis, dois amplos camarins, refeitório e espaços para bufê. Além disso, abriga painéis permanentes dos artistas Marianne Peretti e Athos Bulcão, bem como o piano que pertenceu ao maestro Francisco Paulo Russo.
O edifício tem um espaço chamado Foyer Mariane Peretti, onde estão expostas obras da artista plástica franco-brasileira e trabalhos do artista Athos Bulcão
Adriano Escanhuela/Divulgação
Papel do teatro na preservação da memória cultural e no turismo local
De acordo com Gláucio Franca, diretor-geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o Teatro Estadual de Araras é patrimônio da cidade e motivo de orgulho. Representa não apenas uma obra arquitetônica de destaque, mas também um espaço que democratiza o acesso à cultura, trazendo espetáculos de qualidade”, enfatiza.
Leia mais
Gláucio acredita também que cada apresentação impulsiona a economia local e promove experiências únicas, especialmente para jovens e estudantes, que encontram no teatro inspiração e aprendizado. “Mais do que um palco, é um espaço vivo que valoriza a arte, fortalece a identidade cultural de Araras e reafirma a importância da cultura como motor de desenvolvimento”, ele acrescenta.
O Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo atrai visitantes de diversas cidades da região, como Leme, Limeira, Cordeirópolis e Conchal, gerando um impacto relevante no turismo
Adriano Escanhuela/Divulgação
“O teatro tem forte compromisso com a preservação de sua memória, que faz parte da história de Araras e do estado de São Paulo. Promovemos visitas monitoradas para os alunos, desde crianças até estudantes de engenharia e arquitetura”, complementa Luciana.
Programação cultural do teatro
A programação abrange diversas linguagens artísticas como música, literatura, dança e teatro, além de atividades gratuitas. “O teatro apresenta óperas, espetáculos voltados ao público infantil, apresentações musicais, shows de stand-up comedy, entre outras”, afirma a produtora.
A sala de espetáculo do Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo já recebeu apresentações de vários artistas, incluindo a atriz Fernanda Montenegro, o maestro João Carlos Martins, a atriz Vera Fischer, entre outros
Adriano Escanhuela/Divulgação
Ela destaca ainda que um dos maiores impactos está no encantamento do público com as experiências proporcionadas pelo teatro. “Uma feliz constância também é o agradecimento dos artistas que se apresentam neste espaço, tão importante para a região”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima