Plantas que florescem em setembro

Em 2025, a primavera começa na tarde do dia 22 de setembro e a chegada da estação favorece o florescimento de algumas espécies de plantas, deixando casas e jardins mais bonitos. Segundo a paisagista Catê Poli, isso acontece porque tais plantas compartilham algumas características ligadas ao clima, à adaptação e ao ciclo de vida. “São espécies fotossensíveis, que “percebem” o alongamento dos dias e entram em fase reprodutiva”, explica.
As espécies que florescem em setembro
A violeta-africana é uma espécie compacta e delicada, ótima para interiores
Getty Images
Entre as espécies que florescem em setembro, a agrônoma Jéssica Nogaroli, professora de Agronomia na Universidade Tuiuti do Paraná, destaca algumas espécies perfeitas para serem cultivadas em vasos, como orquídea Phalaenopsis, a violeta-africana e o antúrio. “A violeta-africana é uma espécie compacta e delicada, ótima para interiores. Já o antúrio floresce quase o ano todo, mas se intensifica na primavera”, comenta Jéssica.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Já para jardins externos, as especialistas indicam hibisco, azaleia, bougainville e manacá-da-serra. A seguir, veja como cuidar de cada uma das espécies.
Orquídea Phalaenopsis: aprecia luz indireta e ambiente úmido. Necessita de rega moderada uma ou duas vezes por semana, remoção de flores secas e adubo para orquídeas a cada 15 dias.
Violeta-africana: ideal para janelas, a espécie precisa de luz indireta, pouca rega (sem molhar as folhas), retirada de folhas velhas e adubo líquido leve quinzenalmente.
Antúrio: gosta de meia-sombra e ambientes protegidos do vento. Exige rega frequente, mas sem encharcar, corte de flores secas e adubo orgânico.
Hibisco: exige sol pleno para florir bem. A rega deve ser diária no verão e a adubação rica em fósforo. A poda deve ser feita após a floração.
Azaleia: precisa de boa luminosidade e solo bem drenado. A rega é moderada, o adubo específico, devido ao solo ácido e a planta necessita de poda drástica após a floração.
Bougainvillea: gosta de sol pleno e espaço para crescer. Não precisa de muita rega, pois resiste à seca. Exige adubo para floração e poda pós-florada para estimular o crescimento.
Manacá-da-serra: por ser uma árvore é ideal para quintais ou calçadas largas. Gosta de sol pleno, rega moderada, além de adubo orgânico de três a quatro vezes ao ano.
Cuidado com crianças e pets
A azaleia é especialmente perigosa para cães e gatos, pois todas as partes são tóxicas se ingeridas
Getty Images
Ainda que tragam beleza e leveza à casa, algumas espécies que florescem em setembro podem ser perigosas para crianças e animais domésticos. É o caso do antúrio, da bougainville e da azaleia.
“O antúrio contém cristais de oxalato de cálcio, que causam irritação oral e digestiva. A bougainvillea possui espinhos, que podem machucar, e a seiva pode causar alergia em peles sensíveis. Já a azaleia é especialmente perigosa para cães e gatos, pois todas as partes são tóxicas se ingeridas”, alerta Jéssica.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima