As plantas que servem de esconderijos para escorpiões que você deve evitar ter no jardim

Plantas costumam ser sinônimos de beleza, frescor e bem-estar. Porém, algumas espécies também podem representar perigo, quando mantidas no jardim. Isso porque aquelas que possuem folhagem densa, raízes aéreas, ou grande acúmulo de matéria orgânica, se tornam esconderijos perfeitos para escorpiões.
“De modo geral, os escorpiões são atraídos pela presença de baratas e outros insetos, que são sua principal fonte de alimento. Assim, ambientes úmidos, sombreados e com acúmulo de entulhos ou folhas secas, bem como estruturas com frestas, rachaduras e entulhos, a exemplos de muros, pisos e telhados, possuem condições favoráveis de abrigo para os escorpiões, enquanto esperam por suas presas. Pouca iluminação em áreas externas também favorecem a circulação de insetos e do aracnídeo”, explica o biólogo Zedenil Rodrigues, professor do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário FMU.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
As plantas que atraem escorpiões para o jardim
Bromélias acumulam água entre as folhas, criando um ambiente que atrai insetos e oferece esconderijo aos escorpiões
Getty Images
Dentre as plantas que reúnem características propícias para servir de esconderijos para escorpiões, o professor destaca as seguintes:
Bromélias: acumulam água entre as folhas, criando um ambiente úmido que atrai insetos (alimento dos escorpiões) e oferece esconderijo.
Bananeiras, coqueiro e palmeiras: possuem grandes folhas que caem e se acumulam no solo, formando matéria orgânica onde baratas e outros invertebrados se abrigam, e que servem de alimento aos escorpiões. Além disso, o acúmulo de folhas e galhos podem formar fendas e locais escuros ideais para os escorpiões.
Plantas ornamentais de folhas largas e densas, como dracenas, costelas-de-adão e arbustos: criam sombreamento e umidade no solo, além de esconderijos.
Como prevenir o aparecimento de escorpiões
É importante esclarecer que o escorpião é um animal que faz parte do equilíbrio ecológico, controlando populações de insetos
Getty Images
Manter o quintal e jardim limpos, sem entulho, folhas secas ou lixo acumulado; vedar portas, ralos, grelhas, janelas e frestas; instalar telas em ralos e sifões; revisar e manter limpos depósitos, porões, sótãos e caixas de esgoto; e realizar o controle populacional de baratas e outros insetos, são medidas que ajudam a prevenir a presença de escorpiões no quintal e jardim.
Para quem tem alguma das espécies mencionadas anteriormente, Zedenil aconselha manter a limpeza ao redor das plantas, retirando folhas secas e restos orgânicos; evitar o acúmulo de lixo, entulhos e madeiras próximas das espécies; fazer a poda periódica para reduzir excesso de sombra e umidade; e inspecionar regularmente o entorno, especialmente à noite.
“É importante esclarecer que o escorpião é um animal que faz parte do equilíbrio ecológico, controlando populações de insetos. O problema surge quando há desequilíbrio ambiental e condições urbanas inadequadas que favorecem sua aproximação às residências. A prevenção, portanto, passa mais por cuidados ambientais e estruturais do que pelo extermínio em si. Informação e vigilância são as melhores formas de reduzir acidentes”, comenta o biólogo.
O que fazer ao se deparar com um escorpião em casa
Na hipótese de encontrar um escorpião em casa, no quintal, ou no jardim, é importante não tentar manusear o bicho com as mãos
Getty Images
Segundo Zedenil, na hipótese de encontrar um escorpião em casa, no quintal, ou no jardim, é importante não tentar manusear o bicho com as mãos. O melhor a fazer é usar vassoura e pá para recolher a animal e colocá-lo em recipiente fechado, entrando em contato com o centro de zoonoses da região.
Em caso de picada, é imprescindível procurar atendimento médico imediato. “Crianças, idosos e pessoas com comorbidades devem ir urgentemente ao hospital. Lavar o local apenas com água e sabão, não amarrar o membro, não cortar e não aplicar substâncias caseiras. Se possível, levar o animal, com segurança, para identificação”, finaliza o professor.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima