Plantas noturnas que você pode ter no quarto

Essas espécies de plantas noturnas estão associadas à tranquilidade e à sensação de relaxamento — estados essenciais para termos um sono reparador e evitarmos complicações futuras na saúde. Elas atingem seu pico de atividade justamente ao cair da noite e durante a madrugada: são amantes da noite. Há espécies que liberam seu aroma apenas nesse período ou que florescem somente quando o sol se põe.
Em algumas culturas, as plantas noturnas são consideradas protetoras do lar e do sono (esse reino do intangível, mas também perigoso). E, se ainda não se convenceu a ter uma dessas belas damas no seu quarto, talvez diga sim ao descobrir que muitas delas carregam uma energia de sensualidade…
Valeriana
A valeriana sempre foi associada ao relaxamento
Misolo Cosmetic/Pexels
Mesmo a ciência não chega a um consenso sobre se é ou não uma flor ou planta que combate a insônia, o estresse e a ansiedade. No entanto, na região europeia, a valeriana é utilizada justamente para tratar esses males. Também é usada em outros continentes, mas foi na Europa que atingiu um auge que nunca diminuiu.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Esta planta noturna e aromática tem um perfume que às vezes pode ser bastante intenso, mas que conduz a um estado de tranquilidade. É preciso protegê-la das geadas ou de climas secos para que possa oferecer todos os seus benefícios noturnos. Além dessa grande ajuda, ter uma valeriana no quarto também é um charme em interiores minimalistas, orgânicos ou neutros.
Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma das plantas noturnas mais nobres
Fox/Pexels
É uma planta noturna e também uma planta de interior, por isso tê-la no quarto será, para ela, um verdadeiro paraíso. Além de bela, é fácil de cuidar e dará a esse espaço tão íntimo elegância e frescor. O lírio-da-paz aprecia o calor e a umidade típicos dos dormitórios; embora pareça uma planta complexa, seus cuidados são bastante simples: basta manter a terra úmida e garantir a luz necessária para que floresça bem.
Durante toda a primavera e o verão, o lírio-da-paz passa por uma fase de floração que pode ser estimulada com um adubo adequado. Suas propriedades incluem a purificação profunda do ar, eliminando toxinas que podem ser muito prejudiciais ao organismo — sem falar que é um excelente diferencial na sua decoração.
Initial plugin text
Gardênia
As gardênias trazem benefícios a nossa noite de sono
Samer Daboul/Pexels
As gardênias são uma das espécies de plantas noturnas que liberam seu aroma somente à noite, atraindo assim seus polinizadores: mariposas e outros insetos noturnos. Ao exalar seu perfume adocicado, criam uma atmosfera acolhedora perfeita para o descanso; a percepção do espaço se transforma, fazendo com que nos sintamos mais tranquilos e moderadamente felizes. É verdade: a gardênia é uma das plantas noturnas que ajudam a combater o estresse que nos impede de dormir.
Um ponto que pode gerar complicações é que a gardênia exige adubos e nutrientes específicos para produzir suas belas flores. Além de uma boa nutrição, essa planta noturna precisa de umidade constante, mas equilibrada, para que o caule e as folhas não mudem de cor. A floração da gardênia se encerra no início do verão — momento ideal para podá-la, garantindo que os botões não caiam antes da próxima floração. Se ela aparenta estar saudável, mas começa a perder botões, é sinal de que não está sendo regada adequadamente ou de que lhe faltam nutrientes. É uma espécie que exige cuidados intensos, mas nos recompensa com os benefícios que proporciona ao nosso sono.
Dama-da-noite (Cestrum nocturnum)
A dama-da-noite dão elegância ao seu quarto
Kamal B Nandasena/Pexels
Com bons cuidados e em um ambiente harmonioso, a dama-da-noite floresce rapidamente. Suas flores se abrem somente ao cair da noite, momento em que começam a exalar sua delicada fragrância. Para aproveitar ao máximo a beleza dessa planta noturna, o ideal é colocá-la no peitoril da janela, perto da porta ou sobre uma mesa alta, de modo que possa inundar o quarto com seu perfume.
LEIA MAIS
A desvantagem dessa espécie noturna é que toda ela é muito tóxica. Portanto, se você tem crianças pequenas ou animais de estimação em casa, é melhor desistir da ideia de ter uma dama-da-noite no quarto, a menos que a cultive ao ar livre.
Cacto Dama-da-noite (Epiphyllum oxypetalum)
O cacto dama-da-noite traz sofisticação (e bem-estar) ao quarto
Cottonbro/Pexels
O cacto dama-da-noite é o toque de elegância que todo quarto precisa, tornando nossa percepção do espaço mais agradável e propício ao descanso. Esta espécie magnífica revela suas formas apenas à luz da lua; originária do México e de outros países da América Central, essa bela espécie se adapta a climas variados, embora exija os cuidados típicos de uma orquídea, ou seja, delicadeza e atenção.
A fragrância do cacto dama-da-noite encherá seus pulmões de frescor e paz, criando uma atmosfera que eleva sua energia sem comprometer o sono.
As plantas noturnas não limitam seu potencial apenas ao impacto que causam na decoração de interiores; cada espécie é bela à sua maneira e confere estilo ao seu quarto, sem contar o aroma que proporciona, capaz de transportar sua mente a um estado de maior tranquilidade.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima