Mancha de cera no piso? Aprenda o jeito fácil de tirar em poucos passos

A cera é um produto muito aplicado em pisos para promover um acabamento mais brilhante. Porém, ao ser usada em excesso, o efeito desejado se perde, deixando a superfície opaca e manchada, tornando a higienização um trabalho árduo.
Leia mais
Segundo Eliane Bigi, personal organizer, a cera pode manchar o piso quando é aplicada sem a limpeza adequada antes ou quando não é espalhada de forma uniforme. “Poeira, resíduos de produtos e até a umidade do piso podem interferir na fixação da cera, criando manchas”, ela diz.
Essas manchas, por sua vez, tendem a se intensificar com o passar do tempo, deixando o piso com aparência encardida ou amarelada. A remoção dela, portanto, deve sempre anteceder uma nova aplicação.
O uso de cera em excesso, o tempo e a frequência da aplicação são fatores que tornam o piso opaco
Freepik/KamranAydinov/Creative Commons
“Pisos de porcelanato, cerâmica esmaltada, pedras naturais, como mármore e granito, e laminados podem manchar com facilidade se a cera não for adequada ao tipo de material. Pisos de madeira também exigem bastante cuidado, porque a cera pode acumular e causar manchas escuras ou de gordura”, pontua Eliane.
Leia mais
Como remover manchas de cera no piso?
O processo é o mesmo para diferentes superfícies. Confira:
Primeiro, varra o chão com uma vassoura de cerdas macias e passe um pano úmido para remover qualquer sujeira.
Aplique um pano umedecido com água morna ou um removedor de cera específico para o piso e deixe agir por alguns minutos.
Esfregue suavemente com uma esponja macia, enxágue com água limpa e deixe secar totalmente.
Outra alternativa é investir em misturas caseiras.
Para isso, misture 200 ml de água morna e 2 colheres (sopa) de vinagre e de detergente neutro.
Aplique a solução com uma esponja macia ou pano de microfibra e deixe agir por alguns minutos — o calor ajuda a amolecer a cera. Atenção: em pisos de mármore ou porcelanato, o vinagre pode corroer o material e o rejunte, portanto, use com cuidado.
Antes de extrair a cera do piso, ele deve estar completamente limpo de outros elementos
Freepik/Creative Commons
Ariana Lemos, diarista profissional especializada em limpeza residencial e empresarial, indica os métodos mais eficientes para remover cera sem danificar o piso: “Use removedores profissionais e fibra branca — nunca verde ou preta em superfícies delicadas —, enceradeira com disco branco para áreas maiores, e retire o excesso com rodo e pano úmido, repetindo os enxágues para eliminar completamente os resíduos”.
Como aplicar cera da forma certa?
O processo de aplicação da cera também exige que a área esteja completamente limpa e livre de pó. Os passos incluem:
Se for utilizar produtos específicos para o tipo de piso, siga rigorosamente as instruções do fabricante e teste em uma pequena área antes de aplicar no ambiente todo.
Aplique camadas finas de produto, espalhando de maneira uniforme e sempre no mesmo sentido.
Retire o excesso com uma espátula plástica e aguarde a secagem total antes de andar no ambiente, a fim de evitar áreas esbranquiçadas ou opacas.
O excesso de água pode inchar as placas e estragar o piso de madeira, exigindo o reparo ou substituição
Freepik/Creative Commons
Dicas gerais
Para garantir a estética e a durabilidade do piso, evite produtos de limpeza e acessórios abrasivos, como água sanitária, desinfetante, palhas de aço, lixas e objetos pontiagudos, pois eles riscam e podem intensificar as manchas. Além disso, o hábito de arrastar móveis pode causar danos permanentes.
Entre as alternativas à cera tradicional para manter o brilho do piso, Ariana destaca: “Polidores e cristalizadores profissionais são ideais para mármore e granito, enquanto resinas acrílicas de alta resistência oferecem proteção duradoura. Pisos vinílicos podem receber acabamento acrílico em vez de cera, e o porcelanato polido mantém o brilho apenas com limpeza neutra, dispensando a cera”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima