Como tirar cheiro de suor das roupas e deixá-las como novas sem gastar muito

O cheiro de suor nas roupas é um problema comum na rotina da lavanderia. O mau odor aparece principalmente em camisetas, roupas esportivas e peças com tecidos sintéticos e, a princípio, a limpeza pode aparentar ser desafiadora. Porém, pequenos cuidados diários podem simplificar e auxiliar na eliminação do aroma desagradável sem danificar os tecidos.
Leia mais
Ao contrário do senso comum, o mau cheiro não é oriundo do suor em si. As bactérias e fungos presentes na pele, especialmente nas regiões quentes e úmidas como axilas, pés e virilhas, começam a entrar em atividade metabólica no contato com o suor, o que libera odores — e os microorganismos acabam aderindo à superfície das vestimentos.
“Tecidos com uma composição majoritariamente sintética abafam a transpiração e atrapalham a eliminação do suor”, destaca Lígia Ely Rezende, profissional de limpeza.
Tecidos sintéticos podem favorecer a sudorese excessiva e comprometer a durabilidade das roupas
GettyImages
O algodão e outras fibras naturais permitem maior ventilação e dificultam o acúmulo do odor. “Vale a pena investir em boas peças, porque, às vezes, o barato sai caro”, reforça Brenda Camargo, personal cleaner.
A seguir, reunimos dicas para limpar as suas peças com facilidade!
Considere fazer uma pré-lavagem
Antes de colocar a roupa suada direto na máquina, invista na pré-lavagem. “É recomendado deixar a peça de molho com um pouco de água e vinagre de álcool. Depois, lave como de costume e deixe secar na sombra”, orienta Lígia.
Peças com odores de suor podem ser colocadas de molho brevemente no momento da pré-lavagem
Pexels/Teona Swift/Creative Commons
Quando o odor é mais intenso, o uso do bicarbonato de sódio pode ajudar. “Ao optar por essa solução, deixe a peça de molho com água morna e o bicarbonato”, acrescenta a especialista.
Escolha bem os produtos
A escolha dos produtos é essencial para a limpeza eficiente. “Alvejantes sem cloro, produtos que contenham o percarbonato de sódio e até o peróxido de hidrogênio ajudam a eliminar bactérias e odores sem danificar o tecido”, explica Brenda.
Leia mais
Soluções caseiras podem ser usadas, mas sempre com cautela. “Pessoalmente, não recomendo esse tipo de solução, já que muitas trazem risco de manchas. Hoje, o mercado já oferece produtos específicos e eficazes para cada tipo de tecido”, ela completa.
Faça uma lavagem cuidadosa
Uma boa lavagem para retirar odores desagradáveis deve respeitar a temperatura e as condições específicas demandadas por cada tipo de tecido. Peças sintéticas devem ser limpas com água mais fria para não prejudicar a elasticidade e a cor.
“A quantidade de sabão e demais produtos devem seguir as recomendações do rótulo”, salienta Brenda. Acrescentar produto em exagero não será a solução para a retirada do mau cheiro da peça.
Deixar roupas acumuladas no cesto ou exagerar na quantidade de amaciante e sabão podem deixar o cheiro de suor impregnado na peça
Freepik/Creative Commons
Outra dica é lavar a roupa do avesso. Dessa forma, o produto adicionado no processo prévio ou na própria lavagem irá agir diretamente sobre a parte que estava em contato com a pele, o que facilita a eliminação dos microorganismos e sujidades.
Adote hábitos que evitam o mau cheiro
Além da limpeza, alguns hábitos ajudam a prevenir o problema. Evite deixar roupas sujas acumuladas no cesto. Caso a lavagem da peça não seja feita imediatamente após o uso, opte por deixar a roupa estendida e ventilada.
“Evite o exagero no uso de amaciante e, sempre que possível, seque as peças no sol”, orienta Brenda. Fazer a troca frequente de roupas, especialmente as sintéticas, também é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima