Essa bebida dos deuses não só te dá a energia necessária para começar um novo dia, como agora será sua aliada para fertilizar as plantas ou, se quisermos ser ainda mais criativos, até para criar um pesticida natural. Siga este guia para conhecer todos os benefícios que o café pode trazer para as plantas.
O café é bom para as plantas?
Felizmente, o café é benéfico tanto para despertar quanto para as plantas
Jonathan Sanchez/Unsplash
A tendência atual é usar o máximo de produtos orgânicos possível, desde melhorar a alimentação até usar protetores solares sem químicos; dentro dessas tendências está o reaproveitamento do café, aplicando-o nas plantas. Por mais estranho que pareça, isso traz muitos benefícios, já que o café contém diversos nutrientes em sua composição. Imagine ter magnésio, fósforo, nitrogênio e potássio em um só lugar — como você já deve imaginar, esses são apenas alguns dos muitos minerais que suas plantas podem obter a partir dos resíduos de café, servindo como fertilizante natural.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
O café não é apenas bom para usar como adubo, mas também é perfeito para preparar um pesticida 100% natural, eficaz e amigável ao microecossistema do seu jardim. Como você pode ver, usar esse ingrediente é um verdadeiro win-win para todos os lados.
Para que serve o café nas plantas?
Os benefícios do café para as plantas são variados, embora também existam algumas desvantagens, sobre as quais falaremos mais adiante. Além disso, queremos reforçar que estamos falando de um método totalmente natural, portanto nenhum produto químico tocará suas plantinhas ou as prejudicará com composições agressivas.
Raízes saudáveis e fortes
Quando somos iniciantes no cuidado das plantas, tendemos a prestar mais atenção às folhas e aos caules do que às raízes. Como sabemos que você não comete esses erros de iniciante, apresentamos um dos melhores benefícios do café para as plantas: fortalecer as raízes. Sim, após ferver um punhado de grãos em meio litro de água e aplicar o concentrado frio na terra, você conseguirá que o enraizamento seja mais forte e, consequentemente, que as plantas absorvam melhor todos os nutrientes.
Os nutrientes e benefícios do café nas plantas
Se o que você quer é ter uma vegetação saudável, então use o café em suas plantas
Daniel Tafjord/Unsplash
O café que costumamos beber nos estimula pela cafeína e nos ajuda na produtividade, mas isso não é o que estimula o jardim. Para nossas amigas verdes, são os múltiplos minerais presentes no café que fazem o trabalho e, por que não, a magia.
Ao contrário dos fertilizantes sintéticos, os resíduos de café liberam esses nutrientes lentamente, dando à terra a oportunidade de absorvê-los por um período prolongado; assim, você garante um gramado saudável durante todo o ano.
Um ecossistema saudável graças ao café como fertilizante
Para que um jardim seja saudável, a fauna que vive nele ou abaixo dele também precisa estar saudável. Você sabe disso, e nós também. Felizmente, o café contribui para o bem-estar dos microrganismos que promovem o crescimento das plantas. Além disso, atrai minhocas, responsáveis por arejar e oxigenar o solo. Sim, não são os animais mais agradáveis à vista, mas são essenciais quando o objetivo é ter um jardim perfeito.
Initial plugin text
Por isso, adubar regularmente com composto vegetal, cuidando para misturar bem o café à terra, pode eliminar completamente a necessidade de fertilizantes convencionais, que afastam aranhas, insetos ou qualquer outro animal do microecossistema do jardim.
Da cafeína ao pH
Ao contrário dos grãos de café recém-torrados, que são muito ácidos, os resíduos de café já utilizados têm pH neutro. Portanto, para que funcione como fertilizante, basta que o café tenha sido previamente infundido.
Essa é uma ótima notícia, pois sabemos o quanto você se esforça para reduzir a acidez do solo e controlar seu pH. Mas, se o que você deseja é acidificar a terra, então utilize-o em sua forma natural.
Quais plantas precisam de café como adubo?
De restos a adubo, mostramos quais plantas se beneficiam do café
Zachary Keimig/Unsplash
Vamos revelar um grande segredo: o café é um bom adubo para suculentas. No entanto, esse método natural não funciona para todas as plantas. Os especialistas recomendam que o café seja usado apenas com suculentas plantadas diretamente no jardim, pois aplicá-lo em vasos pode alterar o crescimento da planta e compactar a terra, prejudicando a drenagem. Para aquelas que estão ao ar livre, é indicado colocar borra de café compostada ao redor das plantas e cobri-la com uma fina camada de terra.
No entanto, devemos ser sinceros: o café precisa estar compostado; caso contrário, o resultado pode ser desastroso. A borra de café sem tratamento atrai moscas, que podem depositar seus ovos entre suas suculentas. Além disso, o excesso de café também pode prejudicar as plantas, portanto, use quantidades moderadas.
Agora, se você não tem suculentas no seu jardim, há outras plantas e flores que se beneficiam de um bom adubo de café: aquelas que preferem solo ácido. Alguns exemplos são hortênsias, magnólias, camélias, mirtilos e azaléias. Como o café ajuda a equilibrar o pH do solo, ele é perfeito para fazer essas plantas florescerem exuberantes e crescerem saudáveis.
Por que não usar café nas plantas?
Infelizmente, abusar do café nas plantas traz algumas desvantagens
Gaby Baldiskaite/Unsplash
O problema do excesso de café nas plantas é que ele pode causar desnutrição. Embora contenha diversos nutrientes, o café não é equilibrado em sua composição, de modo que o nitrogênio predomina em relação aos outros elementos. Esse desequilíbrio significa, infelizmente, que suas plantas acabam absorvendo mais de um mineral e podem se prejudicar pela falta de cálcio, potássio ou magnésio. Para evitar isso, procure sempre usar o café como fertilizante principal e complementar com outro adubo como secundário, garantindo assim o equilíbrio.
Por outro lado, nem tudo depende da quantidade de café. Mesmo utilizando pequenas doses e um adubo de apoio, algumas plantas simplesmente não se adaptam às alterações ácidas que o café provoca. Portanto, é melhor evitar seu uso em hortas com plantas frutíferas ou muito ornamentais.
Vale ressaltar que o café deve ser em grão e natural, sendo totalmente proibido utilizar café instantâneo ou qualquer tipo que contenha adoçantes artificiais.
O café para as plantas como pesticida
Obtenha o melhor pesticida com os grãos de café
William Figueroa/Unsplash
O café como adubo é apenas um dos usos; outro é utilizá-lo como pesticida. No caso, infelizmente, de você ter lesmas, caracóis, larvas ou alguns insetos mastigadores, usar esse ingrediente 100% natural ajudará no controle ou eliminação deles. Lembre-se, porém, de que manter um ecossistema saudável no seu jardim também é importante.
A composição natural do café nas plantas e jardins atua como uma barreira e repelente tóxico para alguns insetos que podem causar danos. Por isso, alguns jardineiros recomendam aplicar uma camada fina sobre a terra, de forma exposta. A espessura é muito importante e não deve ultrapassar meio centímetro; caso contrário, em vez de afastar os intrusos, você poderá alterar demais o pH do substrato.
Como preparar o café para as plantas?
Para preparar o adubo, você só precisa dos resíduos do seu café da manhã
Anastasiya Leskova/Unsplash
O primeiro que você precisa saber é que, ao guardar os resíduos de café, eles devem estar completamente secos. Para isso, você precisará de uma assadeira de alumínio e um pouco de jornal colocado sobre ela. Todas as manhãs, ao limpar sua cafeteira, despeje os restos de café na assadeira e coloque-os ao sol para garantir que sequem corretamente; isso evitará que os resíduos apodreçam ou desenvolvam fungos, o que prejudicaria seu adubo.
Depois, você pode transferi-los para um recipiente de vidro, plástico ou qualquer outro tipo de pote. Em seguida, despeje o café como fertilizante ao redor da raiz de cada planta e mexa um pouco a terra para que ele se incorpore melhor ao solo. Graças às suas propriedades naturais, este adubo é ideal para plantas como rosas, morangos e rododendros. A frequência de uso segue o ritmo da compostagem; ao adicionar a compostagem, aplique também o café. Dica profissional: a proporção correta é de 2 gramas de café como fertilizante para cada quilo de terra.
No entanto, assim como existe o método seco, há também o método líquido. Este é muito mais simples, pois basta usar café fervido em água em temperaturas baixas. Nunca, em hipótese alguma, utilize o líquido quente, pois isso apenas prejudicará suas plantas. Nesse caso, a aplicação deve ser feita a cada 1 ou 2 semanas. Segunda dica profissional: você pode armazenar o café líquido em regadores comuns e regar o gramado, garantindo uma distribuição constante e uniforme.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter