Como esta casa de Frank Lloyd Wright se tornou uma estrela de Hollywood

Quando Frank Lloyd Wright aceitou a encomenda para projetar o que se tornaria a Ennis House, uma residência de 560 m² situada nas colinas de Los Feliz, Califórnia, ele não tinha ideia de que estava criando uma futura estrela do cinema. Tendo feito mais de 80 aparições nas telas, a casa é agora um verdadeiro ícone de Hollywood e já foi destaque em “Buffy, a Caça-Vampiros”, “O Dia do Gafanhoto” e “Blade Runner”, entre outros. “A casa pode ser um pouco camaleônica”, disse certa vez Peg Meehan, corretora de locações para cinema, que representou a Ennis House pela Unreel Locations no início dos anos 2000, ao Financial Times. “Em uma semana eu a mostrava como um cenário moderno para um poderoso personagem de estrela de cinema. Alguns dias depois, mostrei-a a um diretor que queria filmá-la como um castelo na Holanda.” Mas sua jornada até a tela de cinema nunca foi planejada — abaixo, detalhamos como a casa, inesperadamente, foi catapultada à lenda de Hollywood.
História da Ennis House
A Ennis House se destaca em Los Angeles graças à sua arquitetura única
Getty Images
Em meados da década de 1910, Wright chegou à Califórnia em busca de um novo começo após uma tragédia pessoal. (Um empregado de sua propriedade em Wisconsin cometeu um massacre, matando vários membros da equipe do arquiteto, sua companheira e os filhos dela). “Quando ele veio para a Califórnia, acho que foi onde ele acreditou que poderia se refazer”, disse anteriormente John Waters, diretor de programas de preservação da Frank Lloyd Wright Building Conservancy, à AD. Durante seu tempo no Estado Dourado, ele experimentou formas e materiais, resultando em uma série de casas de concreto com influências astecas e maias.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
A Ennis House foi a última e a maior dessas propriedades e foi encomendada por Charles e Mabel Ennis, donos de uma loja de roupas em Los Angeles. Conhecida como uma casa de “blocos têxteis”, a residência foi construída com blocos de concreto pré-moldados e entrelaçados, que eram um material novo na época. Projetada em um estilo trabeado, ela não possui curvas, arcos, abóbadas ou cúpulas.
O que torna a Ennis House perfeita para filmes de Hollywood?
Nada disso foi feito com a intenção de criar um local para filmagens. Mas, como observou Meehan, a arquitetura da Ennis House lhe confere uma capacidade única de se adaptar a diversas necessidades de Hollywood.
“É uma casa realmente moderna, mas que utiliza formas antigas”, disse Michael Wyetzner, arquiteto da Michielli + Wyetzner Architects. Wyetzner analisa o papel da Ennis House em “House on Haunted Hill”. “Ela não tem uma escala muito doméstica, quase parece que poderia ser um museu ou outro tipo de edifício religioso”, disse ele. Como se inspira no design maia, a casa parece mais antiga do que realmente é — em “House on Haunted Hill”, lançado em 1959, a casa é descrita como tendo sido construída “um século atrás”, apesar de ter apenas 35 anos na época.
Além de sua habilidade única de parecer, ao mesmo tempo, antiga e moderna, a Fundação Frank Lloyd Wright credita o exotismo da propriedade ao seu duradouro apelo em Hollywood. Além disso, sua proximidade com Tinseltown e sua grande escala a tornam uma peça especial do mercado imobiliário de Los Angeles.
Quem morou na Ennis House?
A Ennis House de Frank Lloyd Wright é a maior e mais grandiosa de suas casas de blocos têxteis
Getty Images
Dos proprietários originais, Charles Ennis não viveu muito tempo na casa, pois morreu em 1928, pouco depois de a construção ser concluída. Já Mabel Ennis viveu lá até vender a propriedade em 1936. Desde então, a residência mudou de donos várias vezes. O mais famoso deles, o radialista John Nesbitt, foi proprietário da casa na década de 1940 e contratou Wright para expandir a propriedade, adicionando uma piscina e convertendo o porão em uma sala de bilhar.
Quem é o dono da Ennis House agora?
A Ennis House foi vendida recentemente para uma empresa de responsabilidade limitada ligada aos empresários da indústria da cannabis Robert Rosenheck e Cindy Capobianco, de acordo com o LA Times.
Quanto vale a Ennis House?
O casal comprou a casa do bilionário Ronald Burkle por US$ 18 milhões em 2019. Na época, foi a venda mais cara de um edifício projetado por Wright.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Estados Unidos
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima