Reforma rápida mantém piso de mármore bege e móveis modernistas em apartamento

O apartamento de 200 m², nos Jardins, na capital paulista, passou por uma reforma cuja premissa foi renovar interiores de forma ágil, preservando elementos originais da arquitetura. O projeto, assinado pelo escritório KAS ARQ (@kas.arq), buscou integrar ambientes e criar uma atmosfera leve, em diálogo com o acervo de arte e o mobiliário modernista do proprietário.
Leia mais
“Nosso desafio foi adequar um apartamento antigo às demandas atuais do morador, equilibrando a preservação do que fazia sentido com soluções contemporâneas que trouxessem amplitude e luminosidade”, explica o arquiteto Klaus Schmidt.
SALA DE TV | A estante de madeira natural, com escrivaninha integrada, também abriga a TV e funciona como ponto focal do ambiente. À frente, a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, sobre tapete persa do acervo da família. O espaço também conta com obras de arte, como a escultura de Michelle Rosset sobre o piso, e o quadro de Thainan Castro logo acima, na parede
Ruy Teixeira/Divulgação
A intervenção concentrou-se sobretudo na área social. Paredes foram derrubadas para unificar salas de estar, jantar e TV, que agora compartilham um espaço integrado, iluminado pelas grandes janelas piso-teto. Já o layout das áreas íntimas e molhadas foi mantido.
A repaginação de baixo impacto estrutural, portanto, priorizou a renovação dos interiores — revestimentos, mármores, marcenarias e pisos —, além de mobiliário e decoração.
ESCRITÓRIO | Acoplada à estante de madeira natural, a escrivaninha permite que o proprietário trabalhe em casa com vista da ampla da área social e bastante iluminação natural. Cadeira da loja Mobília Puro. Sobre a bancada, escultura de Michelle Rosset. O tapete estampado garante um toque de cor ao ambiente
Ruy Teixeira/Divulgação
Após a reforma, o imóvel hoje possui duas suítes com closet, hall, living, cozinha e copa integradas, lavanderia e quarto de serviço.
O piso de mármore bege original, atendendo ao desejo do proprietário, foi restaurado e manteve-se como elemento central da composição. “Trabalhamos a partir de uma base cromática neutra e suave, que dialoga com o mármore e funciona como pano de fundo para destacar obras de arte e peças modernistas”, afirma o arquiteto.
HALL | Sobre o aparador preto, modelo C525 Console, da Carbono Design, está a luminária Levels Table, da Fas Iluminação. Quadros do acervo do morador
Ruy Teixeira/Divulgação
No coração da sala, a marcenaria desenhada pelo escritório cumpre papel de destaque: uma estante em madeira natural, com escrivaninha integrada, tornou-se ponto focal do ambiente.
Segundo Klaus, a ideia foi criar um elemento que atendesse à necessidade do morador — economista que atua no mercado financeiro — de trabalhar em casa e, ao mesmo tempo, funcionasse como plano de fundo para livros e objetos.
SALA DE JANTAR | A mesa garimpada da Galeria Teo ganhou companhia das cadeiras Lucio, ao redor, e das cadeiras Oscar, nas cabeceiras, ambas assinadas por Sergio Rodrigues. Tapete da Boteh. Obra de arte de Elvis Almeida
Ruy Teixeira/Divulgação
A decoração equilibra memórias afetivas e curadoria de design. Obras do avô do proprietário, o artista plástico Wolf Trauer, dividem espaço com peças assinadas, como as poltronas Beto, de Sergio Rodrigues, e o sofá Bernardo, do Atelier Gustavo Bittencourt, em diálogo com detalhes de inox.
Além disso, tapetes persas, parte do acervo familiar, acrescentam textura e personalidade, contrastando com a neutralidade das paredes brancas.
COZINHA | A bancada original de aço inox foi preservada e restaurada, para receber armários desenhados pelo escritório e executados em MDF Nova Imbuia, da Arauco, por marceneiro autônomo, seguindo o padrão escuro de madeira presente em todo o projeto. As pastilhas off-white também são existentes
Ruy Teixeira/Divulgação
A cozinha manteve características originais, como o piso de pastilhas off-white e a bancada de inox, que foram restaurados e incorporados ao novo desenho da marcenaria em imbuia, um contraste com a base clara do apartamento.
SUÍTE | No ambiente clean, a cama recebeu enxoval da Trussardi e almofadas estampadas da +55design. Poltrona com estofado verde MP-97, de Percival Lafer, e luminária dourada Karat Blau Floor, de Axel Schimid para Ingo Maurer, na Fas Iluminação
Ruy Teixeira/Divulgação
Nos quartos, o piso original foi substituído por um monolítico bege, semelhante ao mármore da sala, o que garantiu unidade visual ao projeto.
Leia mais
Os banheiros receberam novas bancadas, gabinetes e metais, enquanto o lavabo ganhou cuba esculpida e nichos embutidos na alvenaria, reforçando a sofisticação da proposta.
DETALHE | Neste canto da suíte, destacam-se a poltrona MP-97, de Percival Lafer, e a luminária Karat Blau Floor, de Axel Schimid para Ingo Maurer, na Fas Iluminação
Ruy Teixeira/Divulgação
“Queríamos criar um apartamento atemporal, que fosse leve e acolhedor, mas também sofisticado o suficiente para valorizar a coleção de arte e design do morador”, resume Klaus.
BANHEIRO | Piso e paredes ganharam revestimento monolítico cimentício, da marca NS Brazil, enquanto a bancada com pia esculpida foi feita de mármore travertino. Marcenaria executada com MDF Nova Imbuia, da Arauco. Espelho da Zara Home
Ruy Teixeira/Divulgação
LAVABO | O destaque do ambiente com base branca e nichos embutidos na alvenaria é a cuba esculpida em mármore Marrom Imperial. Ao fundo, os nichos apoiam livros e objetos decorativos
Ruy Teixeira/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima