Pigmentos de microalgas são explorados como fonte de cor sustentável no design

O potencial das microalgas para a produção de biocombustíveis e alimentos vem sendo estudado há alguns anos, especialmente pelo fato de ser uma fonte renovável e não poluente. Contudo, as microalgas são capazes de ajudar ainda mais. Elas podem fornecer pigmentos que se transformam em fonte sustentável de cor.
“Embora sejam comumente associadas ao verde, as algas exibem uma rica diversidade de verdes e, dependendo de suas espécies e condições de crescimento, também podem produzir vermelhos, amarelos e azuis vibrantes. Esses tons naturais são vívidos e profundos, diferentes de quaisquer outros no mundo natural”, explica em seu site o estúdio de design japonês WE+.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Em parceria com a organização Algal Bio Co., Ltd., o estúdio de design, sediado em Tóquio, desenvolve o projeto de pesquisa SO-Colored, que busca investigar o potencial de cor das microalgas em uma abordagem orientada ao design.
Primeiro ética, depois estética
O estúdio de design misturou microalgas em pó com resinas de origem natural para desenvolver um material que foi utilizado para fabricar móveis.
Divulgação
Revelado na Semana de Design de Milão 2025, por meio do SO-Colored, o estúdio de design misturou microalgas em pó com resinas de origem natural para desenvolver um material original, que foi então utilizado para fabricar móveis.
“O projeto reimagina o papel da cor em um mundo onde os corantes sintéticos dominam e os materiais renováveis são frequentemente deixados de lado. Ele oferece algo raro: uma visão vibrante que é profundamente natural e totalmente sustentável, primeiro ética e depois estética. A sinergia do projeto entre ciência de ponta e arte do design ressalta a importância do cuidado ecológico na criatividade contemporânea e o quanto realmente podemos fazer com ele”, argumenta o estúdio ao apresentar o projeto.
Segundo o WE+, o SO-Colored prova que é possível criar novas possibilidades para os materiais. “Nas mãos do WE+, as algas passam de despercebidas a magníficas, provando que mesmo as menores formas de vida podem inspirar uma mudança monumental.”
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal

Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima