Pavilhão de vidro e jardim terapêutico criam refúgio verde em presídio feminino na Inglaterra

Um pavilhão circular cercado por painéis translúcidos foi instalado no presídio feminino HMP Downview, em Surrey, no sul da Inglaterra. O projeto, assinado pelo escritório britânico Hollaway Studio, cria um espaço voltado ao treinamento em horticultura e à reabilitação social das detentas.
Com formato circular e painéis de acrílico reciclado, a estrutura criada pelo Hollaway Studio se integra ao jardim e cria um refúgio acolhedor dentro da prisão.
Hollaway Studio/Divulgação
A construção fez parte do The Glasshouse Garden, jardim que recebeu medalha de ouro na edição deste ano do Chelsea Flower Show, em Londres. Idealizado em parceria com a designer Jo Thompson, o projeto foi desenvolvido para a The Glasshouse, organização social que oferece capacitação e suporte à reintegração de mulheres após o cumprimento da pena.
Os painéis pivotantes do The Glasshouse Garden permitem abrir totalmente o pavilhão, conectando o interior ao jardim e ampliando o espaço para atividades de grupo
Hollaway Studio/Divulgação
Após o evento, todo o jardim — incluindo o pavilhão — foi transferido para dentro da prisão. Com cobertura vegetal e claraboia central, o edifício passou a abrigar aulas, encontros e atividades coletivas voltadas ao cultivo de plantas e à construção de novas habilidades profissionais.
Leia mais
No interior do The Glasshouse Garden, vasos e móveis de vime reforçam a atmosfera serena do ambiente, pensado para o contato com a natureza e o bem-estar das internas
Hollaway Studio/Divulgação
Para simbolizar inclusão e igualdade, os arquitetos eliminaram qualquer sinal de hierarquia espacial: não há portas, fechaduras nem divisões marcadas. O pavilhão pode ser totalmente aberto por meio de painéis pivotantes de acrílico reciclado colorido, que filtram a luz natural e proporcionam privacidade sem isolamento.
Leia mais
O telhado verde, coberto por suculentas, favorece a biodiversidade e ajuda no escoamento da água da chuva por meio de calhas integradas. O formato circular do pavilhão permite diferentes perspectivas do jardim, reforçando a conexão entre interior e exterior.
O telhado do The Glasshouse Garden é coberto com suculentas do gênero sedum, o que contribui para o controle da água da chuva e estimula a biodiversidade no jardim do presídio
Hollaway Studio/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima