Quarto de pré-adolescentes: 9 ideias de decoração para se inspirar

Eles não querem mais brincar de carrinhos, ou bonecas, mas ainda reivindicam o presente de Dia das Crianças. A chamada pré-adolescência costuma marcar a transição da infância para a adolescência e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compreende a faixa etária dos 10 aos 14 anos.
Além das mudanças físicas e comportamentais comuns do período, é nesta fase que as crianças começam a pedir mudanças na decoração do quarto, o que se torna um desafio para as famílias, visto que, provavelmente, em poucos anos, os gostos tendem a mudar.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
“Quando faço projetos para pré-adolescentes, sempre levo em conta que os desejos logo serão outros. Tento pensar na necessidade futura. Então, trabalho mais as cores na roupa de cama e papel de parede, e penso na marcenaria de forma que atenda por mais tempo”, diz a arquiteta Michelle Machado.
Como montar um quarto para pré-adolescentes
Segundo Michelle, alguns itens são extremamente importantes em um quarto para pré-adolescentes, como uma bancada confortável para os momentos de estudos, espaço para receber os amigos e um colchão auxiliar para eventuais visitantes.
“Gosto de conversar com os pais sobre a dinâmica da família. Se teremos TV no quarto, se eles vão jogar no quarto, ou terão um ambiente só para isso. Também é importante saber se recebem muitos amigos. O desenho da marcenaria deve se adequar às necessidades de hoje e do futuro breve. Beliches costumam ser um pedido dos pré-adolescentes, mas não são práticas e a novidade acaba caindo em desuso com o tempo. Uma bicama para convidados eventuais, por exemplo, pode ser mais prático”, comenta a arquiteta.
A iluminação e a paleta de cores são outros pontos que merecem atenção. No primeiro caso, é importante ter luz indireta para momentos de descanso, mas uma boa iluminação na bancada de estudos. “E possível até brincar com Leds coloridos para os momentos de jogos on-line, por exemplo. Eles adoram! Cores na iluminação é um pedido constante”, conta Michelle.
No que diz respeito às cores, a arquiteta recomenda uma paleta mais neutra na marcenaria e a adoção das preferências do pré-adolescente, se mais ousadas, no enxoval, papéis de parede, quadros e decoração, facilitando mudanças com o passar dos anos.
“Na entrevista inicial com a família, gosto de me aprofundar na conversa com cada um deles. Compreender as paixões e desejos que são únicos. Pergunto sobre o que ouvem, assistem, colecionam… se leem, se tocam algum instrumento, quais esportes praticam… isso é fundamental para criar ambientes que traduzam a personalidade de cada um”, diz a profissional.
A seguir, confira alguns projetos de quartos para pré-adolescentes para se inspirar.
1. Quarto compartilhado
Projeto da arquiteta Ana Toscano
Renato Navarro
Esse quarto foi projetado pela arquiteta Ana Toscano para acomodar dois irmãos, com duas camas de solteiro em mdf cinza, oferecendo espaço extra para armazenamento de um colchão dobrável e brinquedos. A cabeceira, feita toda em madeira freijó, possui iluminação de led. As arandelas também foram pensadas para atender os meninos individualmente. A bancada de estudos permite que ambos utilizem o espaço, com porta-lápis embutido que otimiza a organização e gavetas em sua espessura. Tons de azul claro adicionam um toque de cor, equilibrando o design de um ambiente que pode acompanhar o crescimento.
2. Quarto verde e branco
Projeto da arquiteta Ana Toscano
Julia Ribeiro
Para o dormitório de uma menina de 12 anos, que desejava um ambiente mais colorido, com a presença do verde como destaque, a arquiteta Ana Toscano optou pela meia parede pintada no quarto todo, inclusive na marcenaria. Destaque para as almofadas mais coloridas, tapete e uma prateleira feita em marcenaria na extensão do dormitório para colocar os objetos e livros que ela mais gosta. A cama é um tablado com o colchão apoiado, e na parte inferior um espaço para colchão extra para receber alguma amiga para dormir.
3. Contemporâneo com toque clássico
Projeto da arquiteta Michelle Machado
Julia Ribeiro
A arquiteta Michelle Machado define este projeto de quarto para uma pré-adolescente como contemporâneo com toque clássico. Para o ambiente foram escolhidas cores neutras e toda marcenaria foi pensada para ser atemporal. Boiseries nas paredes dão um toque de classe à composição.
4. Espaço para coleções
Projeto da arquiteta Michelle Machado
Eder Bruscagin
Projetado pela arquiteta Michelle Machado, o quarto foi pensado para atender o pré-adolescente em diversas fases. Uma estante com nicho circular traz versatilidade para o espaço e possibilidades para despertar a criatividade. Gavetões e prateleiras organizam e expõem os brinquedos e livros.
5. Para humanos e pet
Projeto da arquiteta Michelle Machado
Julia Novoa
Neste quarto projetado pela arquiteta Michelle Machado, os principais destaques são a parede com um grafitti feito pelo artista Tico Canato, o espelho iluminado embutido na bancada, que era um sonho da pré-adolescente, o nicho para guardar o colchão de apoio e o degrau para a cachorrinha subir na cama.
6. Inspiração brasileira
Projeto Amanda Chatah
Renata D’Almeida
Idealizado por Amanda Chatah, sócia-fundadora da Muskinha, o quarto tem inspiração no tema “Quintal do Brasil” e no desejo de criar um cantinho acolhedor para a fase da pré-adolescência. Com uma decoração que celebra a brasilidade, Amanda idealizou um ambiente onde descanso e aprendizado convivem em harmonia, com cama de solteiro que se transforma em casal, escrivaninha, livreiro e mesa de cabeceira.
7. Tons de rosa
Projeto de Ka Martins
Marina Lima
Desenvolvido pela designer de interiores Ka Martins, o quarto possui tons de rosa suaves e elementos que remetem ao romantismo, refletindo a personalidade doce e sonhadora da pré-adolescente, que adora ler e brincar com o irmão mais novo. O espaço foi pensado para equilibrar função e afeto: o cantinho de estudos conta com escrivaninha da Muskinha, que, combinada ao espelho em formato de coração, também se transforma em uma charmosa penteadeira. Para completar, uma cabana suspensa no teto convida à imaginação e garante momentos de diversão entre irmãos.
8. Quarto para irmãs
Projeto do arquiteto Romário Rodrigues
Leonardo Soares
A casa de 460 m², em Fortaleza (CE), foi projetada para uma grande família pelo arquiteto Romário Rodrigues. As filhas mais velhas, pré-adolescentes, dividem um quarto com duas camas de solteiro e marcenaria sob medida que contempla painel de televisão, hack, escrivaninhas, nichos abertos e armários. A paleta de cores em tons pastéis garante versatilidade para a troca dos objetos de decoração com o passar do tempo.
9. Beliche desconstruída
Projeto do arquiteto Filipe Lima
Produtora Tower
Neste quarto, projetado pelo arquiteto Filipe Lima, do Estúdio Lima Design, o desafio foi otimizar o espaço sem a configuração tradicional de beliches. Para isso, o arquiteto optou por uma estrutura metálica para priorizar o espaço acima da cama e a beliche inferior foi projetada para não ser totalmente sobreposta. Uma biblioteca foi integrada sob a cama inferior, com um tablado para leitura e relaxamento. A paleta de cores, em tons de azul e pêssego, contrasta com a serralheria preta e a madeira clara, que trouxe destaque ao projeto.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima