Edição de outubro da Casa e Jardim traz na capa a casa de Fernando Fernandes no Ceará

Celebrar o morar em suas muitas formas é parte da essência de Casa e Jardim. Poucas ocasiões traduzem isso de maneira tão vibrante quanto o Prêmio Casa e Jardim, que chegou à sua 7ª edição em 2025. A cerimônia, realizada em setembro, na Praça das Artes, em São Paulo, revelou os escritórios vencedores em dez categorias. Foi uma noite emocionante, apresentada pela atriz Erika Januza, que reuniu arquitetos, designers de interiores, paisagistas e marcas do setor. O Prêmio enaltece o talento desses profissionais e a criatividade e brasilidade presentes em suas criações.
Carolina Borin, Rosana Ferreira, Marilena Dêgelo, Fabiano Spadari, Aline Melo, Thaís Lauton, Bruna Pereira, Laura Naito, Nathalia Fabro, Camila Iannicelli e Adriana Marruffo, equipe de Casa e Jardim
Cleiby Trevisan/Editora Globo
Nesta edição, você confere os vencedores (ou revê, caso tenha acompanhado a transmissão ao vivo e a cobertura nas redes sociais), e ainda encontra a cobertura social do evento. Aproveito para agradecer ao júri, que analisou os projetos finalistas com atenção e generosidade, à arquiteta e designer Juliana Vasconcellos (@julianalimavasconcellos) pela concepção do troféu, e à Breton, responsável por materializar sua essência. Tudo isso só é possível porque temos patrocinadores que acreditam neste projeto, já consolidado como um encontro essencial para valorizar a originalidade, a brasilidade, a liberdade criativa, o morar plural e sustentável.
O troféu da 7ª edição do Prêmio Casa e Jardim foi desenhado pela designer Juliana Lima Vasconcellos e produzido pela Breton
Cleiby Trevisan/Editora Globo
A mesma energia se espalha pela edição. Na capa, a casa do apresentador e atleta Fernando Fernandes, na praia da Taíba, no Ceará, traduz o sonho de viver junto ao mar. Reformado pelo Studio LiNear (@studiolinear.arq), o imóvel preserva a essência rústica da construção original, ao mesmo tempo em que incorpora acessibilidade, conforto e poesia, em harmonia com o jardim assinado por Bruno Ary (@brunoarypaisagismo) e a natureza ao redor.
O apresentador e atleta Fernando Fernandes, em sua casa na Taíba, no Ceará
Igor Ribeiro
Também cheio de afeto é o projeto da empresária Ju Ferraz, em Itu, interior paulista. Em parceria com a arquiteta Kika Mattos (@kikamattos.arquitetura), ela transformou sua residência em um lar vibrante, repleto de memórias familiares e identidade nordestina, numa celebração de pertencimento e acolhimento.
Leia mais
Na seção Arquitetura, o apartamento nos Jardins reformado pela arquiteta Ana Sawaia (@anasawaia) equilibra técnica e sensibilidade. Ao revelar a laje nervurada de concreto do edifício de 1973, a profissional trouxe amplitude e identidade à área social.
E, para ampliar a conversa sobre arquitetura e cidades, a seção Entrevista traz os arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura (@brasilarquitetura). Há 46 anos, eles constroem sua trajetória marcada pela valorização da cultura popular e do cultivo do essencial em projetos que unem preservação, emoção e surpresa. Um mergulho no pensamento de dois nomes fundamentais da arquitetura brasileira contemporânea. Autores da própria Praça das Artes, eles falam também sobre esse projeto tão simbólico, que acolheu com autenticidade o Prêmio Casa e Jardim.
Que todas essas histórias inspirem você a reiventar o cotidiano e a olhar para o seu lar de forma mais afetiva. A gente está por aqui para acompanhar e fortalecer esse movimento. Boa leitura e até novembro!
Thaís Lauton (diretora de redação): tescanhoela@edglobo.com.br e @thaislauton.
Thaís Lauton em clima de celebração, no Prêmio Casa e Jardim 2025, na Praça das Artes, SP
Marilena Dêgelo/Casa e Jardim
As edições de Casa e Jardim estão disponíveis para tablets (iPad e Android). Se você já é assinante da revista, pode baixar a versão digital sem custo extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima