Linhas retas, concreto, madeira e tons neutros marcam casa no interior paulista

Erguido do zero em Barão Geraldo, distrito de Campinas, no interior de São Paulo, este imóvel de 300 m², projetado pelo escritório Forma 011 Arquitetura (@forma011), das arquitetas Julia Varon e Isadora Vaz, reflete o equilíbrio entre simplicidade e sofisticação. A morada foi pensada para um casal e sua filha que valorizam a convivência e o prazer de ficar em casa.
Leia mais
“Os proprietários queriam uma residência simples, onde o dentro e o fora se misturassem de forma natural”, conta Julia. A área social foi distribuída no térreo, conectando-se de maneira fluida ao jardim, ao deque e à piscina, enquanto os dormitórios ocupam o pavimento superior, garantindo mais privacidade à família.
FACHADA | Volumetria limpa e linhas retas marcam a arquitetura da casa, cuja fachada foi revestida de ripas de concreto da Munó no bloco térreo. O paisagismo assinado por Jardineiro Fiel, com execução de Helena Paisagismo, mistura espécies como bromélia e samambaia na varanda, capim-do-texas marcando a entrada, além de grama esmeralda. A grande árvore existente foi mantida
Maura Mello/Divulgação
A volumetria limpa e as linhas retas evidenciam o conceito central do projeto, que aposta em materiais em forma autêntica — o concreto aparente e a madeira de demolição — aliados a uma paleta neutra e atemporal. “Queríamos que a arquitetura falasse por si, sem depender de excessos ou modismos”, diz Julia.
Com isso, os tons de branco e cinza predominam, realçando a materialidade das superfícies, enquanto o verde do paisagismo e o tom musgo da cozinha surgem como notas sutis de cor.
ÁREA EXTERNA | Neste espaço que se conecta com os interiores através de grandes esquadrias de vidro, foi criada uma espécie de lounge a céu aberto, com fire pit e cadeiras em estilo Adirondack, ambas adquiridas na Conceito Rústico. Entre as plantas, jasmin-manga e samambaias baby na lateral
Maura Mello/Divulgação
Inclusive, o paisagismo, de inspiração árida, substitui a grama por pedrisco e vegetação de baixa manutenção, reforçando a proposta de naturalidade e despretensão. “Queríamos que o jardim fizesse parte da casa, sem precisar de grandes cuidados, mas ainda assim tivesse presença”, comenta Julia.
ÁREA GOURMET | Equipado com churrasqueira, cooktop e coifa, o espaço ganhou uma ilha central com bancada de trabalho em Silestone Gray, da Marchetti Marmoraria. A outra bancada, ideal para refeições rápidas, é de madeira cerejeira, com execução da equipe da obra. Cadeiras da Conceito Rústico. Já o armário baixo da bancada da pia foi executado de cerejeira maciça pela Celmar
Maura Mello/Divulgação
Soluções criativas pontuam o projeto, como no banheiro da piscina, cujo lavatório se integra ao exterior, visto que, no lugar do espelho, uma janela com esquadria de vidro enquadra a paisagem, transformando o cotidiano em contemplação.
BANHEIRO DA PISCINA | O lavatório se integra ao exterior graças à esquadria de vidro que emoldura a pia feita de Limestone, da Marchetti Marmoraria. Torneira da Deca. Ao fundo, Alpinia variegata emoldura o muro
Maura Mello/Divulgação
Para controlar a insolação e garantir conforto térmico, foram instalados brises em pontos estratégicos. “A casa foi pensada para ser vivida intensamente, mas também oferecer bem-estar em qualquer hora do dia”, fala Julia.
HALL | Clean, o espaço recebe quem chega com brise de madeira cerejeira, feito pela equipe da obra, e banco de madeira, pertecente ao acervo pessoal, além do vaso com lança-de-são-jorge
Maura Mello/Divulgação
Nos interiores, o projeto valoriza a luz natural e a integração entre os ambientes. No living, o pé-direito duplo amplia a sensação de espaço e reforça o diálogo entre os materiais.
SALA DE ESTAR | A escada feita em concreto moldado ‘in loco’ se tornou uma peça escultórica no centro do ambiente, envolta por trepadeira-castanha. Sofás da Lider Interiores. Tapete com aspecto de palha da by Kamy
Maura Mello/Divulgação
Entre os desafios, as arquitetas destacam a execução da escada em concreto moldado in loco, que se tornou uma peça escultórica no centro da sala.
LIVING INTEGRADO | O espaço com conceito aberto reúne sala de estar, de jantar e cozinha, além de se conectar com a área externa por grandes esquadrias de vidro, o que valoriza a luz natural. O design marca a decoração, como as mesas de centro Edge, da Lider Interiores, e o conjunto de luminárias pendentes Lanterna, de Cristiana Bertolucci, acima da mesa de jantar, também da Lider. Ao lado do sofá, costela-de-adão, guaimbê e helicônia marcam o ambiente
Maura Mello/Divulgação
Peças de design aparecem de forma pontual, como o conjunto de lustres de Cristiana Bertolucci, que complementa a estética contemporânea e dá um toque de sofisticação à sala de jantar.
Leia mais
A cozinha, com marcenaria em verde musgo, destaca-se pelo uso de prateleiras altas em vez de armários tradicionais, o que criou um visual leve e funcional.
COZINHA | A cozinha tem ilha de Silestone Gray, com cadeiras Volta, de Fernando Jaeger para a FJ Pronta pra Levar!. Executada pela Celmar, a marcenaria em verde musgo, com prateleiras altas em vez de armários, deixa o espaço mais leve — e ainda abriga a planta pendente jiboia. Ao lado, na área externa, o mobiliário da loja Conceito Rústico ganhou companhia das espécies bromélia, samambaia e maranta-charuto (mais alta)
Maura Mello/Divulgação
“Mais do que uma casa bonita, buscamos criar um espaço com alma — um lugar onde cada detalhe convida a viver”, conclui Julia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima