9 simpatias com girassol para atrair prosperidade e alegria

Na natureza, poucas flores representam tão bem a busca pela luz quanto o girassol. Com suas pétalas amarelas e o movimento sincronizado ao sol, a espécie também ganha destaque no universo das simpatias e dos rituais, como peça-chave para atrair energias positivas. Se você deseja desvendar os poderes místicos dessa planta solar, acompanhe a leitura.
Leia mais
O girassol é uma planta que representa a força solar, e simboliza luz, prosperidade, conquistas e direcionamento espiritual. “É uma planta que inspira otimismo, autoestima e fé na vida, sendo diretamente associada ao chakra do plexo solar, responsável pela nossa energia pessoal, autoestima e força de ação”, explica Mayara Zylder, especialista do Astrocentro.
Conhecido por sua capacidade de se voltar para a luz, o girassol é um verdadeiro fortalecedor e mantenedor da alta vibração energética
Unsplash/Creative Commons
“Seu movimento natural, que o faz girar acompanhando o sol, representa o ato de seguir a luz, buscar clareza e manter a fé mesmo nos dias nublados. Por isso, muitas pessoas o utilizam como um lembrete de que é possível se realinhar sempre que a energia baixar”, acrescenta Aline Lang, especialista em limpeza energética da Personare.
Origem e tradições em diferentes culturas
Originário da América do Norte, o girassol já era cultivado pelos povos indígenas por volta de 3000 a.C. “Eles o consideravam uma planta sagrada, símbolo do poder do sol e da abundância da Terra. Em diversas culturas antigas, suas flores e sementes eram utilizadas em ritos de agradecimento, colheita e proteção, por acreditarem que a planta guardava a força vital do sol, um elemento de purificação e prosperidade”, conta Aline.
Em diversas culturas, o girassol é visto como um símbolo do sol, o que levou à sua domesticação inicial pelos povos indígenas americanos, à sua introdução na Europa e, posteriormente, ao redor do mundo
Freepik/Creative Commons
Segundo a mitologia grega, o girassol nasceu do amor não correspondido da ninfa Clície pelo deus do Sol, Hélio. Ela definhou de tristeza e os deuses a transformaram em uma flor amarela que, ainda assim, continuou a seguir o sol em sua jornada diária. “Com o tempo, essa história foi associada ao girassol, tornando-o símbolo de devoção, persistência e capacidade de buscar a luz mesmo em tempos sombrios”, continua a especialista em limpeza energética.
Leia mais
Na espiritualidade, a planta também é reverenciada por seus simbolismos. “Na Umbanda e nas religiões de matriz africana, ela se tornou uma planta de Oxum, usada em banhos, oferendas e trabalhos voltados para o amor, a fartura e a harmonia emocional. Na magia natural e nas práticas de bruxaria ancestral, principalmente na tradição europeia, o girassol é consagrado ao Sol e utilizado em rituais ligados à prosperidade, à expansão espiritual, à sorte e à limpeza energética”, acrescenta Mayara.
O que une todas essas tradições é a percepção energética e simbólica do girassol como uma planta que emana luz, alegria e direção.
Partes do girassol que podem ser usadas nas simpatias
O uso de sementes de girassol em simpatias pode significar o começo de um desejo ou a semeadura de uma intenção
Freepik/KamranAydinov/Creative Commons
Além da flor inteira, em vasos ou arranjos, as pétalas, as folhas, as sementes e outras partes do girassol também carregam potência espiritual e energética. A escolha da parte da flor está ligada à intenção da simpatia. Mayara descreve cada uma delas e suas respectivas funções:
Sementes: são associadas à fartura e à segurança material. São usadas em amuletos, potes da prosperidade e até enterradas em vasos como forma de manifestação;
Pétalas secas: funcionam muito bem em banhos, incensos e defumações para atrair alegria e proteção;
Caule: por sua firmeza, pode ser usado como estrutura energética para bastões ou altares, simbolizando força interior e estabilidade;
Óleo de semente de girassol: uma base excelente para óleos de unção mágicos voltados à autoestima, ao sucesso e à abertura de caminhos. Pode ser usado para ungir velas ou aplicado nos pulsos e no plexo solar.
“As sementes podem ser utilizadas em saquinhos de intenção, como pequenos talismãs, ou consumidas de forma consciente, mentalizando abundância e nutrição. Já as pétalas secas são excelentes para banhos energéticos de limpeza e reenergização, especialmente quando combinadas a ervas solares como alecrim, calêndula ou manjericão”, evidencia Aline.
Leia mais
Onde plantar o girassol para potencializar sua energia
O ato de plantar e cuidar do girassol funciona como a materialização e o reforço da intenção do ritual
Freepik/Creative Commons
Segundo a espiritualista Kelida Marques, para rituais de limpeza ou renovação energética que envolvam o plantio de girassol, o local deve estar limpo, iluminado e em harmonia com boas vibrações. Ela enfatiza a importância da intenção ao semear a terra. A consultora faz outras observações relevantes:
Escolha um lugar ensolarado, pois o girassol precisa de luz direta;
Use um solo fértil e bem drenado, de preferência misturado com um pouco de terra vegetal;
Se for plantar em vaso, prefira um vaso novo, limpo e reservado só para essa simpatia (não reutilize de outras plantas);
Evite locais sombrios, úmidos ou com lixo e entulho. O girassol precisa de energia solar e espaço para crescer.
Segundo Aline, na simbologia energética, o solo fértil representa abrir espaço para o novo florescer. “Plantar girassóis na entrada de casa ou no quintal é uma forma de ancorar alegria e prosperidade no ambiente”, ela ressalta.
Existe momento ideal para realizar simpatias com o girassol?
Sim. Como o girassol é uma flor associada ao sol, os momentos mais propícios para as simpatias são aqueles em que a energia solar é intensa e pura. “O girassol vibra mais forte durante o dia, especialmente nas manhãs de domingo, que são regidas energeticamente pelo Sol. Esses momentos são ideais para rituais de gratidão, abertura de caminhos ou reenergização pessoal”, Aline.
Kelida concorda: “os melhores horários são pela manhã, entre 6h e 9h, quando o sol nasce e a energia é de renovação. Evite fazer à noite, pois o girassol é uma planta diurna, que dorme quando o sol se põe”, ela avisa. Para as simpatias ligadas ao amor, beleza e autoestima, a espiritualista aconselha realizar os rituais às sextas-feiras, dia de Oxum e de Vênus.
Leia mais
Simpatias com girassol
A retirada das pétalas de um girassol pode estar relacionada a rituais de amor ou proteção, como ao colocar pétalas em um saquinho com o nome do amado
Freepik/Creative Commons
Chegou o momento de conhecer os principais rituais com girassol e suas finalidades. “Cada intenção pode ser trabalhada de forma específica, sempre respeitando os elementos que potencializam a energia solar da planta”, garante Mayara. A seguir, as especialistas compartilham algumas simpatias feitas com a flor para que você possa captar sua energia solar:
Para atrair dinheiro e prosperidade: coloque sete sementes de girassol dentro de um saquinho de pano amarelo com uma moeda dourada. Carregue na carteira ou deixe no altar. Faça esse ritual na lua crescente.
Para fortalecer o amor, a autoestima e os relacionamentos: prepare um banho com pétalas frescas de girassol, mel, anis-estrelado e rosas amarelas. Tome esse banho em uma sexta-feira, pedindo a Oxum para fortalecer seu brilho pessoal e atrair relações leves, verdadeiras e equilibradas.
Para atrair sorte e oportunidades: ferva pétalas secas de girassol com canela e cravo. Deixe esfriar um pouco e tome um banho do pescoço para baixo. Pode ser feito às quintas-feiras (dia de Júpiter), mentalizando caminhos se abrindo. É ótimo para momentos importantes, como entrevistas, exames ou outras situações significativas.
Para a proteção espiritual e boas energias: coloque um girassol fresco em um vaso no ambiente junto com uma vela branca e sal grosso em um pires. Enquanto a vela queima, mentalize a limpeza do espaço e a entrada de luz. Esse ritual é ótimo para purificar a casa e elevar a vibração.
Para aumentar a vitalidade e o otimismo: o tom amarelo intenso da flor está ligado ao chakra do plexo solar, centro da força pessoal e da autoconfiança. Fazer banhos com pétalas de girassol ajudam a levantar o astral e fortalecer a energia de cura, indicados inclusive para momentos de convalescença ou desânimo.
Para estimular o foco e a ação: fazer uma defumação com as sementes do girassol ajuda a despertar a força de vontade e a produtividade em casa ou no ambiente de trabalho. Essa técnica envolve a queima das sementes e a dispersão da fumaça em um ambiente para purificar o espaço e promover a renovação de energias.
Para manifestar desejos: uma tradição antiga ensina que, ao cortar um girassol no pôr do sol, é possível fazer um pedido e visualizar o desejo se concretizando até o pôr do sol seguinte. A crença é inspirada no heliotropismo, movimento da flor em direção ao sol durante a fase de crescimento.
Para trazer clareza: dormir com um girassol debaixo da cama é outro ritual simbólico para encontrar respostas e enxergar a verdade sobre determinada situação.
Para purificar a energia: como toda planta solar, o girassol contribui para a dissipação das densidades energéticas e a renovação do ambiente, sendo especialmente benéfico para aqueles que se sentem sobrecarregados emocionalmente ou que estão em um espaço carregado.
Leia mais
Recomendações
Para que o ritual com girassol seja bem-sucedido, é essencial que a planta esteja saudável, pois seu estado reflete a energia que será canalizada
Unsplash/Cath Smith/Creative Commons
Ao incorporar elementos naturais, como o girassol nos rituais, lembre-se de que o elemento mais vital é a gratidão. Toda simpatia cria um elo energético com a natureza; e é esse respeito, que atua como catalisador para manter a vibração elevada e garantir que os rituais atinjam seu pleno potencial. Confira algumas dicas extras das profissionais:
Mentalize o que deseja enquanto planta ou prepara o ritual. Imagine a luz do sol abençoando sua flor;
Não use ferramentas sujas e enferrujadas. O ideal é fazer tudo com as mãos ou com instrumentos limpos;
Evite fazer as simpatias quando estiver triste, com raiva ou cansado;
Regue com água limpa, de preferência natural (sem cloro), e repita sempre uma pequena oração de gratidão;
Acompanhe o crescimento do girassol. Ele será o sinal do que está florescendo na sua vida;
Antes de colher uma flor, peça licença e agradeça à natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima