Flórida fora do óbvio: jardins e passeios que merecem entrar no seu roteiro

Muito além de Miami e Orlando, a Flórida, nos Estados Unidos, abriga destinos onde paisagens naturais e espaços culturais florescem, tanto na região central quanto no litoral, a partir do legado de Henry Flagler, magnata do petróleo que impulsionou o desenvolvimento do estado no século 19. A seguir, confira sugestões de destinos que fogem do tradicional para visitar na sua próxima viagem!
Leia mais
O destaque para quem busca imersão paisagística no centro do estado é Bok Tower Gardens, em Lake Wales. Trata-se de um santuário ecológico com quase 100 anos de história, projetado por Frederick Law Olmsted Jr., um dos arquitetos-paisagistas mais influentes dos EUA.
A torre de carrilhão se destaca em meio ao verde do Bok Tower Gardens, projetado pelo arquiteto-paisagista Frederick Law Olmsted Jr. nos anos 1920
Visit Central Florida/Divulgação
Combinando plantas nativas a espécies ornamentais, os jardins do complexo se desdobram em caminhos sinuosos, entre bosques de carvalhos e campos abertos.
O ponto alto é a imponente torre de carrilhão (instrumento musical), com 62 metros de altura, que se ergue como um farol, e cujo som dos sinos ecoa entre os pinheiros em uma experiência sensorial quase litúrgica, envolta por flores, água e sombra.
Torre do carrilhão projetada pelo arquiteto Milton B. Medary, construída entre 1927 e 1929 em mármore rosa da Geórgia e pedra coquina. A estrutura abriga 60 sinos e é o ponto central do Bok Tower Gardens
Visit Central Florida/Divulgação
Não muito longe dali, em Winter Heaven, por trás do lúdico Legoland Florida, existe uma história valiosa: o parque temático foi construído na área que abrigava o Cypress Gardens, um dos primeiros jardins botânicos do estado, fundado em 1936.
Entrada do Legoland Florida, parque temático localizado em Winter Haven, com atrações voltadas para crianças e famílias, inspiradas no universo dos blocos de montar LEGO
Flickr/Inside the Magic/Creative Commons
Parte significativa da estrutura original foi preservada, como caminhos, espécies centenárias, palmeiras e uma famosa figueira-de-bengala (Ficus benghalensis), plantada em 1939.
É uma fusão entre o antigo e o novo, onde a vegetação assume papel coadjuvante, mas essencial, entre os blocos de Lego e os brinquedos mecânicos.
A monumental árvore figueira-de-bengala no parque temático Legoland Florida
Visit Central Florida/Divulgação
Outro local relevante, pensando no público infantil, é o Florida Children’s Museum, localizado na cidade de Lakeland e imerso em um dos projetos paisagísticos mais modernos da região: o parque público Bonnet Springs Park, de 180 hectares, construído em uma área de recuperação ambiental, unindo plantas, trilhas, lagos, arte e arquitetura.
Visão aérea do Bonnet Springs Park, onde fica o Florida Children’s Museum — tanto o paisagismo quanto as edificações são assinados pelo escritório estadunidense Sasaki, com sede em Boston
Visit Central Florida/Divulgação
O prédio do museu, projetado pelo escritório Sasaki, sediado em Boston, tem fachada que mistura o estilo Florida Modern a painéis metálicos coloridos, e, do lado de fora, há um brinquedão escalável de 30 metros em formato de aligátor chamado Blinky, nome inspirado no folclore local, em homenagem ao famoso réptil de um olho só que virou mascote do município na década de 1970.
Blinky, brinquedão escalável de 30 metros em formato de aligátor, homenageia o mascote folclórico de um olho só que marcou a história de Winter Haven, Flórida, nos anos 1970
Florida Children’s Museum/Divulgação
Essas três atrações (e cidades) estão localizadas no condado de Polk, pontilhado por quase 550 lagos — e aproveitá-los é essencial ao turistar pela região.
Uma opção é um passeio de barco ao entardecer por três lagos: começando no Shipp, seguindo pelo Lulu e chegando ao Eloise, de onde é possível observar o parque Legoland de outro ângulo, além de contemplar a luz dourada do pôr do sol, a vegetação e o voo de pássaros.
Vista do lago ao lado do Legoland Florida, em Winter Haven, revela a integração do parque com a paisagem natural da região, marcada por áreas verdes e espelhos d’água
Visit Central Florida/Divulgação
Também é possível embarcar em um aerodeslizador — veículo aquático e terrestre que desliza sobre uma almofada de ar — no lago Kissimmee para explorar os pântanos e avistar aligátores e outros animais selvagens em seu habitat natural.
Pôr do sol sobre o lago Howard em Winter Haven, no condado de Polk, na Flórida, EUA
Calder Wilson/Visit Central Florida/Divulgação
Voltando para o litoral da Flórida, mas ainda no eixo central do mapa, uma visita “fora da curva” é o Kennedy Space Center Visitor Complex, instalação operacional da NASA (agência espacial estadunidense), localizada em Cabo Canaveral.
O jardim Moon Tree Garden, no Kennedy Space Center Visitor Complex, abriga a escultura The Eagle Has Landed, criada por Zenos Frudakis em homenagem à missão Apollo 11 e às árvores lunares cultivadas a partir de sementes levadas à órbita lunar em 1971
Kennedy Space Center Visitor Complex/Divulgação
Um destaque é o jardim Moon Tree Garden, que homenageia os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins — da missão Apollo 11, que realizou o primeiro pouso tripulado na Lua em 1969 — com a escultura The Eagle Has Landed (a águia pousou, em tradução livre), criada pelo artista estadunidense Zenos Frudakis.
Leia mais
O espaço, inaugurado em 2023, também abriga mudas conhecidas como moon trees (árvores lunares), cultivadas a partir de sementes que viajaram à órbita lunar na missão Apollo 14, de 1971.
Jardim dos Foguetes, no Kennedy Space Center Visitor Complex
Kennedy Space Center Visitor Complex/Divulgação
Há, ainda, o Jardim dos Foguetes (Rocket Garden), onde réplicas em escala real de foguetes históricos estão dispostas entre canteiros baixos, caminhos geométricos e gramados. Um exemplo de como o paisagismo pode se conectar com a ciência, a tecnologia e o lazer.
*A jornalista viajou a convite do Visit Central Florida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima