A arquitetura é um campo de estudo amplo e multifacetado, que vai muito além de plantas baixas e fachadas. Para profissionais da área ou para quem se interessa pelos modos de viver e habitar nas cidades, os documentários oferecem uma forma envolvente de explorar histórias, compreender processos criativos e refletir sobre o impacto dos espaços construídos em nossa vida cotidiana. A seguir, reunimos 20 documentários essenciais sobre arquitetura, que ajudam a entender melhor esse universo. Confira!
Leia mais
1. Arquitetos brasileiros
Lançada em 2015, a série documental dirigida por Diego Romero de Godoy, Arquitetos Brasileiros, apresenta perfis de arquitetos brasileiros importantes, suas obras e trajetórias. Pode ser assistida no canal TV Brasil Play.
A série Arquitetos Brasileiros trouxe em seus episódios nomes da arquitetura como Ruy Ohtake, Siegbert Zanettini, Carlos Bratke e Rosa Kliass
TV Brasil/Divulgação
2. Big Time
Dirigido pelo dinamarquês Kaspar Astrup Schröder, o documentário acompanha Bjarke Ingels no auge de sua carreira. A produção de 2021 explora o equilíbrio entre pressão, criatividade e vida pessoal do arquiteto dinamarquês. É possível assistir no YouTube e na Netflix.
Big Time acompanha o arquiteto Bjarke Ingels durante sete anos em meio a produção de um dos seus grandes projetos
IMDb/Reprodução
3. Eames: The Architect & The Painter (Eames: o arquiteto e a pintora)
O casal Ray e Charles Eames criaram um universo criativo que integrava arquitetura, design, cinema e pedagogia. O documentário abre as portas do seu estúdio como um laboratório de ideias e de trabalho em equipe. Com direção de Jason Cohn e Bill Jersey, a produção é de 2011. O documentário pode ser visto nos serviços de streaming da Netflix, Prime Video e MUBI.
O documentário coloca o arquiteto Charles Eames no centro da narrativa, mas também destaca Ray Eames, artista e sua esposa
IMDb/Reprodução
4. Edifício Master
A produção de Eduardo Coutinho traz a dimensão humana para além do aspecto arquitetônico da construção. Durante uma semana, o cineasta brasileiro e sua equipe conversaram com 27 moradores do enorme edifício de apartamentos em Copacabana, no Rio de Janeiro, RJ. Lançado em 2002, é possível assisti-lo na Netflix, Prime Video e Globoplay.
O Edíficio Master explora um olhar mais humano diante da construção marcante do Rio de Janeiro
Amazon/Reprodução
5. Kochuu: Japanese Architecture & Origin
Com direção do sueco Jesper Wachtmeister, o documentário destaca um estudo da arquitetura japonesa moderna e seu impacto na arquitetura europeia, particularmente nos países nórdicos. O filme de 2003 explora como os arquitetos japoneses contemporâneos se esforçam para unir a cultura e a estética de obras atuais com as antigas filosofias e princípios que guiaram as construções do país. É possível assistir o documentário no Prime Video (com legendas em inglês) e na MUBI.
A produção Kochuu: Japanese Architecture & Origin propõe uma jornada que transita entre visões futuristas e conceitos tradicionais, natureza versus concreto, jardins e espaços de alta tecnologia na arquitetura japonesa
IMDb/Reprodução
6. How Much Does Your Building Weigh, Mr. Foster? (Quanto pesa seu edifício, Mr. Foster?)
Um retrato de Norman Foster desde seus primeiros esboços até obras icônicas, o filme é dirigido por Carlos Carcas e Norberto López Amado, e foi feito em 2010. O documentário ressalta a obsessão por leveza, sustentabilidade e precisão técnica a serviço da vida urbana que marcaram a trajetória do arquiteto inglês.
O documentário destaca algumas das obras mais emblemáticas do arquiteto Norman Foster, como a Cúpula do Reichstag em Berlim, a Ponte Millau na França, a Torre Swiss Re em Londres e o Aeroporto Internacional de Pequim
IMDb/Reprodução
7. Lina Bo Bardi
Produção de 1993, o documentário de Aurélio Michiles é um retrato da vida da arquiteta italiana naturalizada brasileira. A produção explora as inúmeras facetas e frentes de atuação de Lina. É possível encontrá-lo em plataformas de streaming, como Prime Video e Globoplay.
O filme de 1993 é uma das produções que traz a trajetória e trabalhos de Lina Bo Bardi
Prime Video/Divulgação
8. Microtopia
Do mesmo diretor de Kochuu, Jesper Wachtmeister, o documentário de 2013 explora novas formas de habitar e concepções sobre a ideia de casa no mundo contemporâneo. O filme está disponível na plataforma Tubi e no Apple TV.
O documentário Microtopia aborda as tendências globais de micro-habitação, redução de tamanho e vida fora da rede
IMDb/Reprodução
9. Mies on scene: Barcelona in two acts (Mies on scene: Barcelona em dois atos)
O Pavilhão de Barcelona de 1929 é o ponto de partida do documentário feito em 2018. O edifício, pensado para durar apenas alguns meses, é desmontado e reconstruído décadas depois e fomenta a reflexão do filme sobre materialidade, proporção e vazio. Dirigido por Pep Martín e Xavi Campreciós, o documentário está disponível no Prime Video e no Vimeo.
A efemeridade do Pavilhão de Barcelona, projetado por Ludwig Mies van der Rohe em 1929, é o ponto de partida para a reflexão central do documentário
Prime Video/Divulgação
10. My Architect: A Son’s Journey (Meu Arquiteto: A Jornada de um Filho)
Dirigido por Nathaniel Kahn, o filho do arquiteto Louis Kahn, nascido na Estônia e naturalizado estadunidense, o filme de 2003 investiga a vida e obra do pai. A produção revela um olhar íntimo sobre o legado desse personagem, que foi importante nome da arquitetura mundial. Disponível no serviço de streaming da MUBI.
O documentário entrelaça a arquitetura monumental de Louis Kahn com sua vida pessoal, marcada por inúmeras camadas, inclusive desconhecidas parcialmente pelo seu filho, que dirige o filme
IMDb/Reprodução
11. Niemeyer – A vida é um sopro
Produção idealizada pelo diretor brasileiro, Fabiano Maciel, o documentário traça um panorama da vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer, símbolo do modernismo nacional. O próprio arquiteto fala sobre os seus projetos e trajetória. Apesar de lançado apenas em 2007, as gravações se iniciaram em 1998. O filme está disponível no Prime Video e no YouTube.
O pensamento social de Oscar Niemeyer e suas inovações culturais são focos do documentários
IMDb/Reprodução
12. Philip Johnson: Diary of an Eccentric Architect (Philip Johnson: Diário de um Arquiteto Excêntrico)
Documentário sobre a vida e obra do arquiteto estadunidense Philip Johnson, conhecido pelo estilo eclético e personalidade marcante. A produção é da diretora Barbara Wolf. O arquiteto foi o primeiro a ganhar o prêmio que, atualmente, é considerado o mais importante da arquitetura mundial: o Pritzker.
No filme, Philip Johnson guia os espectadores pela coleção de estruturas que ele construiu nos EUA ao longo de décadas
IMDb/Reprodução
13. Rem Koolhaas: A Kind of Architect (Rem Koolhaas: um tipo de arquiteto)
Uma imersão na mente do arquiteto holandês, Rem Koolhaas, e no cotidiano do seu escritório, OMA, é o que propõe o documentário dirigido pelos diretores Markus Heidingsfeld e Tesch Min. O filme é um retrato que nos leva à essência da sua concepção da arquitetura e da dimensão humana de seu trabalho.
O documentário sobre Rem Koolhaas traz a trajetória do arquiteto que construiu a Embaixada da Holanda, em Berlim; a Casa da Música, no Porto; e a sede da Televisão da China, em Pequim
IMDb/Divulgação
14. Sketches of Frank Gehry (Esboços para Frank Gehry)
Idealizado pelo cineasta Sydney Pollack, o documentário mostra o arquiteto canadense, Frank Gehry, em plena criação. Papéis recortados, maquetes improvisadas e o diálogo com engenheiros e clientes. Um olhar honesto sobre o risco criativo e como o processo de tentativa e erro dá forma a ícones. A produção de 2005 está disponível no Prime Video.
Frank Gehry é um arquiteto canadense reconhecido internacionalmente por sua abordagem inovadora e escultórica na arquitetura
Prime Video/Divulgação
15. Tudo é projeto
O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha e sua trajetória são o tema deste documentário de 2017, dirigido por Joana Mendes da Rocha, sua filha, e Patricia Rubano. A vida e obra do profissional é contada por ele em entrevistas para sua filha, trazendo as suas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica para debate. O filme está disponível no Prime Video e na plataforma Tamanduá TV.
O documentário Tudo é projeto, sobre Paulo Mendes da Rocha, é feito em primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha, Joana Mendes da Rocha
Prime Video/Divulgação
16. The Human Scale (A Escala Humana)
O filme aborda a visão do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl sobre como as cidades podem ser mais humanas e focadas nas pessoas, e não só nos carros e na infraestrutura. Dirigido por Andreas M. Dalsgaard, a produção de 2012 pode ser assistida no Prime Video ou via aquisição no Google Play.
O aumento da população nas áreas urbanas é o ponto de partida do documentário, que reúne depoimentos de pensadores, arquitetos e urbanistas sobre a vida moderna
IMDb/Reprodução
17. The Pruitt-Igoe Myth (O Mito Pruitt-Igoe)
Do diretor Chad Freidrichs, o documentário traz um novo olhar sobre o conjunto habitacional construído pelo arquiteto Minoru Yamasaki em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, entre 1954 e 1955. A estrutura foi demolida em março de 1972, data que ficou conhecida como “dia da morte da Arquitetura Moderna”, nas palavras de Charles Jencks, teórico de arquitetura, paisagista e designer estadunidense. O filme está disponível na Netflix, Amazon Prime Video e Apple TV.
A história das mudanças sofridas nas cidades dos EUA nas décadas após a Segunda Guerra Mundial é explorada por meio da história do próprio conjunto habitacional, central na trama
IMDb/Reprodução
18. Unfinished spaces (Espaços inacabados)
O documentário conta a história da Escola Nacional de Artes de Cuba, idealizada por Fidel Castro em 1961. Considerado um dos projetos mais inovadores da arquitetura cubana, a obra foi abandonada e ficou em ruínas. Com direção de Benjamin Murray e Alysa Nahmias, o filme teve sua estreia em 2011. Disponível na Netflix, Apple TV e Google Play.
A estreia mundial do documentário no Festival de Cinema de Los Angeles e o documentário conta a história dramática das escolas de arte desde sua fundação por Fidel Castro e Che Guevara até seu eventual abandono e ruína, e os recentes esforços para restaurá-las
IMDb/Reprodução
Leia mais
19. Vila Nova Artigas: o arquiteto e a luz
Escrito por Laura Artigas, neta do arquiteto, e dirigido por ela em parceria com Pedro Gorski, o documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz, foca na trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Costurando relatos de familiares, companheiros de trabalho, imagens de arquivo e relatos inéditos, a produção traz um olhar único sobre o profissional. Lançado no centenário do arquiteto, em 2015, o filme está disponível no YouTube e no Prime Video.
O filme foi lançado em 2015 para celebrar o centenário de João Batista Vilanova Artigas
Prime Video/Divulgação
20. Zanine, Ser do Arquitetar
O documentário retrata a vida e a carreira de José Zanine Caldas, um dos maiores arquitetos e designers do Brasil. O diretor, André Horta, parte do arquivo pessoal de Zanine para evidenciar as diversas facetas do seu trabalho. Pode ser assistido no YouTube e no Prime Video.
A identidade nacional e o localismo são aspectos importantes do trabalho de Zanine Caldas tratados no documentário
YouTube/Canal Curta/Reprodução
Leia mais
1. Arquitetos brasileiros
Lançada em 2015, a série documental dirigida por Diego Romero de Godoy, Arquitetos Brasileiros, apresenta perfis de arquitetos brasileiros importantes, suas obras e trajetórias. Pode ser assistida no canal TV Brasil Play.
A série Arquitetos Brasileiros trouxe em seus episódios nomes da arquitetura como Ruy Ohtake, Siegbert Zanettini, Carlos Bratke e Rosa Kliass
TV Brasil/Divulgação
2. Big Time
Dirigido pelo dinamarquês Kaspar Astrup Schröder, o documentário acompanha Bjarke Ingels no auge de sua carreira. A produção de 2021 explora o equilíbrio entre pressão, criatividade e vida pessoal do arquiteto dinamarquês. É possível assistir no YouTube e na Netflix.
Big Time acompanha o arquiteto Bjarke Ingels durante sete anos em meio a produção de um dos seus grandes projetos
IMDb/Reprodução
3. Eames: The Architect & The Painter (Eames: o arquiteto e a pintora)
O casal Ray e Charles Eames criaram um universo criativo que integrava arquitetura, design, cinema e pedagogia. O documentário abre as portas do seu estúdio como um laboratório de ideias e de trabalho em equipe. Com direção de Jason Cohn e Bill Jersey, a produção é de 2011. O documentário pode ser visto nos serviços de streaming da Netflix, Prime Video e MUBI.
O documentário coloca o arquiteto Charles Eames no centro da narrativa, mas também destaca Ray Eames, artista e sua esposa
IMDb/Reprodução
4. Edifício Master
A produção de Eduardo Coutinho traz a dimensão humana para além do aspecto arquitetônico da construção. Durante uma semana, o cineasta brasileiro e sua equipe conversaram com 27 moradores do enorme edifício de apartamentos em Copacabana, no Rio de Janeiro, RJ. Lançado em 2002, é possível assisti-lo na Netflix, Prime Video e Globoplay.
O Edíficio Master explora um olhar mais humano diante da construção marcante do Rio de Janeiro
Amazon/Reprodução
5. Kochuu: Japanese Architecture & Origin
Com direção do sueco Jesper Wachtmeister, o documentário destaca um estudo da arquitetura japonesa moderna e seu impacto na arquitetura europeia, particularmente nos países nórdicos. O filme de 2003 explora como os arquitetos japoneses contemporâneos se esforçam para unir a cultura e a estética de obras atuais com as antigas filosofias e princípios que guiaram as construções do país. É possível assistir o documentário no Prime Video (com legendas em inglês) e na MUBI.
A produção Kochuu: Japanese Architecture & Origin propõe uma jornada que transita entre visões futuristas e conceitos tradicionais, natureza versus concreto, jardins e espaços de alta tecnologia na arquitetura japonesa
IMDb/Reprodução
6. How Much Does Your Building Weigh, Mr. Foster? (Quanto pesa seu edifício, Mr. Foster?)
Um retrato de Norman Foster desde seus primeiros esboços até obras icônicas, o filme é dirigido por Carlos Carcas e Norberto López Amado, e foi feito em 2010. O documentário ressalta a obsessão por leveza, sustentabilidade e precisão técnica a serviço da vida urbana que marcaram a trajetória do arquiteto inglês.
O documentário destaca algumas das obras mais emblemáticas do arquiteto Norman Foster, como a Cúpula do Reichstag em Berlim, a Ponte Millau na França, a Torre Swiss Re em Londres e o Aeroporto Internacional de Pequim
IMDb/Reprodução
7. Lina Bo Bardi
Produção de 1993, o documentário de Aurélio Michiles é um retrato da vida da arquiteta italiana naturalizada brasileira. A produção explora as inúmeras facetas e frentes de atuação de Lina. É possível encontrá-lo em plataformas de streaming, como Prime Video e Globoplay.
O filme de 1993 é uma das produções que traz a trajetória e trabalhos de Lina Bo Bardi
Prime Video/Divulgação
8. Microtopia
Do mesmo diretor de Kochuu, Jesper Wachtmeister, o documentário de 2013 explora novas formas de habitar e concepções sobre a ideia de casa no mundo contemporâneo. O filme está disponível na plataforma Tubi e no Apple TV.
O documentário Microtopia aborda as tendências globais de micro-habitação, redução de tamanho e vida fora da rede
IMDb/Reprodução
9. Mies on scene: Barcelona in two acts (Mies on scene: Barcelona em dois atos)
O Pavilhão de Barcelona de 1929 é o ponto de partida do documentário feito em 2018. O edifício, pensado para durar apenas alguns meses, é desmontado e reconstruído décadas depois e fomenta a reflexão do filme sobre materialidade, proporção e vazio. Dirigido por Pep Martín e Xavi Campreciós, o documentário está disponível no Prime Video e no Vimeo.
A efemeridade do Pavilhão de Barcelona, projetado por Ludwig Mies van der Rohe em 1929, é o ponto de partida para a reflexão central do documentário
Prime Video/Divulgação
10. My Architect: A Son’s Journey (Meu Arquiteto: A Jornada de um Filho)
Dirigido por Nathaniel Kahn, o filho do arquiteto Louis Kahn, nascido na Estônia e naturalizado estadunidense, o filme de 2003 investiga a vida e obra do pai. A produção revela um olhar íntimo sobre o legado desse personagem, que foi importante nome da arquitetura mundial. Disponível no serviço de streaming da MUBI.
O documentário entrelaça a arquitetura monumental de Louis Kahn com sua vida pessoal, marcada por inúmeras camadas, inclusive desconhecidas parcialmente pelo seu filho, que dirige o filme
IMDb/Reprodução
11. Niemeyer – A vida é um sopro
Produção idealizada pelo diretor brasileiro, Fabiano Maciel, o documentário traça um panorama da vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer, símbolo do modernismo nacional. O próprio arquiteto fala sobre os seus projetos e trajetória. Apesar de lançado apenas em 2007, as gravações se iniciaram em 1998. O filme está disponível no Prime Video e no YouTube.
O pensamento social de Oscar Niemeyer e suas inovações culturais são focos do documentários
IMDb/Reprodução
12. Philip Johnson: Diary of an Eccentric Architect (Philip Johnson: Diário de um Arquiteto Excêntrico)
Documentário sobre a vida e obra do arquiteto estadunidense Philip Johnson, conhecido pelo estilo eclético e personalidade marcante. A produção é da diretora Barbara Wolf. O arquiteto foi o primeiro a ganhar o prêmio que, atualmente, é considerado o mais importante da arquitetura mundial: o Pritzker.
No filme, Philip Johnson guia os espectadores pela coleção de estruturas que ele construiu nos EUA ao longo de décadas
IMDb/Reprodução
13. Rem Koolhaas: A Kind of Architect (Rem Koolhaas: um tipo de arquiteto)
Uma imersão na mente do arquiteto holandês, Rem Koolhaas, e no cotidiano do seu escritório, OMA, é o que propõe o documentário dirigido pelos diretores Markus Heidingsfeld e Tesch Min. O filme é um retrato que nos leva à essência da sua concepção da arquitetura e da dimensão humana de seu trabalho.
O documentário sobre Rem Koolhaas traz a trajetória do arquiteto que construiu a Embaixada da Holanda, em Berlim; a Casa da Música, no Porto; e a sede da Televisão da China, em Pequim
IMDb/Divulgação
14. Sketches of Frank Gehry (Esboços para Frank Gehry)
Idealizado pelo cineasta Sydney Pollack, o documentário mostra o arquiteto canadense, Frank Gehry, em plena criação. Papéis recortados, maquetes improvisadas e o diálogo com engenheiros e clientes. Um olhar honesto sobre o risco criativo e como o processo de tentativa e erro dá forma a ícones. A produção de 2005 está disponível no Prime Video.
Frank Gehry é um arquiteto canadense reconhecido internacionalmente por sua abordagem inovadora e escultórica na arquitetura
Prime Video/Divulgação
15. Tudo é projeto
O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha e sua trajetória são o tema deste documentário de 2017, dirigido por Joana Mendes da Rocha, sua filha, e Patricia Rubano. A vida e obra do profissional é contada por ele em entrevistas para sua filha, trazendo as suas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica para debate. O filme está disponível no Prime Video e na plataforma Tamanduá TV.
O documentário Tudo é projeto, sobre Paulo Mendes da Rocha, é feito em primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha, Joana Mendes da Rocha
Prime Video/Divulgação
16. The Human Scale (A Escala Humana)
O filme aborda a visão do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl sobre como as cidades podem ser mais humanas e focadas nas pessoas, e não só nos carros e na infraestrutura. Dirigido por Andreas M. Dalsgaard, a produção de 2012 pode ser assistida no Prime Video ou via aquisição no Google Play.
O aumento da população nas áreas urbanas é o ponto de partida do documentário, que reúne depoimentos de pensadores, arquitetos e urbanistas sobre a vida moderna
IMDb/Reprodução
17. The Pruitt-Igoe Myth (O Mito Pruitt-Igoe)
Do diretor Chad Freidrichs, o documentário traz um novo olhar sobre o conjunto habitacional construído pelo arquiteto Minoru Yamasaki em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, entre 1954 e 1955. A estrutura foi demolida em março de 1972, data que ficou conhecida como “dia da morte da Arquitetura Moderna”, nas palavras de Charles Jencks, teórico de arquitetura, paisagista e designer estadunidense. O filme está disponível na Netflix, Amazon Prime Video e Apple TV.
A história das mudanças sofridas nas cidades dos EUA nas décadas após a Segunda Guerra Mundial é explorada por meio da história do próprio conjunto habitacional, central na trama
IMDb/Reprodução
18. Unfinished spaces (Espaços inacabados)
O documentário conta a história da Escola Nacional de Artes de Cuba, idealizada por Fidel Castro em 1961. Considerado um dos projetos mais inovadores da arquitetura cubana, a obra foi abandonada e ficou em ruínas. Com direção de Benjamin Murray e Alysa Nahmias, o filme teve sua estreia em 2011. Disponível na Netflix, Apple TV e Google Play.
A estreia mundial do documentário no Festival de Cinema de Los Angeles e o documentário conta a história dramática das escolas de arte desde sua fundação por Fidel Castro e Che Guevara até seu eventual abandono e ruína, e os recentes esforços para restaurá-las
IMDb/Reprodução
Leia mais
19. Vila Nova Artigas: o arquiteto e a luz
Escrito por Laura Artigas, neta do arquiteto, e dirigido por ela em parceria com Pedro Gorski, o documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz, foca na trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Costurando relatos de familiares, companheiros de trabalho, imagens de arquivo e relatos inéditos, a produção traz um olhar único sobre o profissional. Lançado no centenário do arquiteto, em 2015, o filme está disponível no YouTube e no Prime Video.
O filme foi lançado em 2015 para celebrar o centenário de João Batista Vilanova Artigas
Prime Video/Divulgação
20. Zanine, Ser do Arquitetar
O documentário retrata a vida e a carreira de José Zanine Caldas, um dos maiores arquitetos e designers do Brasil. O diretor, André Horta, parte do arquivo pessoal de Zanine para evidenciar as diversas facetas do seu trabalho. Pode ser assistido no YouTube e no Prime Video.
A identidade nacional e o localismo são aspectos importantes do trabalho de Zanine Caldas tratados no documentário
YouTube/Canal Curta/Reprodução



