Tribo na Indonésia vive em casas a 30 metros de altura construídas no topo das árvores

No coração da floresta tropical da Papua, na Indonésia, há um lugar onde as casas parecem flutuar. Ali vive a tribo Korowai, conhecida por erguer suas moradias entre 10 e 35 metros de altura, no topo de árvores enormes.
Algumas casas suspensas da tribo Korowai chegam a mais de 30 metros de altura, entre as copas das árvores da floresta da Papua, na Indonésia
Flickr/csilla/Reprodução; Flicker/82783036@N00/Creative Commons | Montagem: Casa e Jardim
Essas casas são construídas sobre árvores robustas, em geral figueiras (Ficus sp.), chamadas localmente de wanim. Elas podem ultrapassar 40 metros de altura e oferecem o suporte necessário para as plataformas de bambu, cipós e folhas de palmeira que formam o piso e o telhado das construções.
A estrutura elevada protege as famílias Korowai de enchentes, insetos e animais selvagens na Indonésia
Flickr/Carsten ten Brink/Creative Commons
O processo pode durar vários dias e envolve o trabalho coletivo da comunidade. Primeiro, o tronco da árvore escolhida é preparado e reforçado para, então, receber a casa feita de bambu amarrado com cipós. Ela é coberta por folhas de palmeira, que protegem da chuva e do sol. Lá no alto, há espaço para cozinhar, descansar e observar a floresta.
Uma escada de bambu dá acesso à casa erguida no topo de uma árvore na floresta tropical da Papua, Indonésia
Flickr/Carsten ten Brink/Creative Commons
Apesar de curiosas, as moradias elevadas são uma estratégia de sobrevivência para os Korowai. Elas protegem as famílias da umidade do solo, das enchentes, dos insetos e dos animais selvagens, como javalis e cobras. Historicamente, também funcionavam como abrigo contra possíveis ataques de tribos rivais.
Leia mais
A altura da casa pode ter um significado simbólico: quanto mais alta a estrutura, maior o prestígio de quem a construiu. Há registros de casas que chegaram a 35 metros, acessadas por escadas feitas de troncos talhados, mas essas construções são raras e nem sempre usadas como moradia cotidiana.
Algumas casas Korowai, na Indonésia, são mais longas e sustentadas por dezenas de pilares de troncos e bambu
Flickr/Carsten ten Brink/Creative Commons
Cada casa abriga de quatro a doze pessoas e possui um fogo central, usado para cozinhar e afastar insetos. Quando a estrutura envelhece ou é considerada “impura”, a família abandona o local e ergue uma nova casa — um costume que mantém viva a tradição.
Leia mais
Os Korowai estão entre as últimas tribos isoladas do mundo – seu primeiro contato com o exterior ocorreu apenas na década de 1970, quando antropólogos e missionários chegaram à região. Hoje, parte da população vive em aldeias próximas aos rios, mas as casas nas árvores continuam sendo um símbolo cultural da tribo.
Interior de uma casa Korowai com fogo central, usado para cozinhar e afastar insetos na floresta da Papua, na Indonésia
Flickr/Carsten ten Brink/Creative Commons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima