Como limpar a grelha de churrasqueira: 8 truques simples e sem esforço!

Após o churrasco, chega o momento que ninguém deseja ficar responsável: a limpeza da grelha da churrasqueira. Os resíduos acumulados no equipamento são fontes de germes e bactérias, e podem interferir no sabor dos alimentos.
Leia mais
Gordura, restos de carne, sujeira do carvão e fuligem formam uma crosta de difícil remoção em caso de demora para limpar. Portanto, a principal dica é esperar apenas alguns minutos após o uso e já iniciar o procedimento.
“Limpar enquanto a grelha ainda está quente, com o devido cuidado para não se queimar, é eficaz para remover crostas soltas, pois o calor esteriliza e solta resíduos. Por outro lado, deixar a grelha esfriar totalmente permite usar soluções de limpeza com mais segurança. Em geral, para grelhas de aço inoxidável é recomendado aproveitar o calor para fazer a limpeza inicial, mas para grelhas de ferro fundido deve-se aguardar que fiquem completamente frias antes de aplicar sabão ou produtos, já que o ferro quente pode absorver produtos químicos e enferrujar”, ensina a personal organizer Eliane Bigi.
Lembre-se de utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs). Embora a atividade pareça não oferecer riscos, o uso de luvas contribui para a proteção das mãos contra a entrada de ferrugem e produtos de limpeza, por exemplo.
A seguir, confira alguns truques para facilitar a limpeza da grelha:
A escova de aço é uma grande aliada na remoção das gorduras antigas e da ferrugem nas grelhas
Unsplash/Maude Frédérique Lavoie/Creative Commons
Vinagre branco e bicarbonato de sódio
Polvilhe uma leve camada de bicarbonato de sódio sobre a grelha e borrife vinagre branco por cima. Deixe agir por cinco minutos, esfregue com uma escova de aço e finalize com água e detergente.
Água morna e detergente
Deixe a grelha de molho em uma bacia com água quente e detergente por 10 minutos. Em seguida, esfregue com uma esponja de aço, enxágue e seque com um pano.
Desengordurante
Os desengordurantes são os principais aliados para essa tarefa. Passe um papel toalha ou pano com o produto por toda a grelha e depois limpe-a com água e detergente.
Pão francês
Alguns alimentos comuns são fortes aliados na limpeza das grelhas, como o pão francês amanhecido
Freepik/KamranAydinov/Creative Commons
Isso mesmo! O ingrediente comum nas mesas de café da manhã pode contribuir para a limpeza superficial da grelha. Para isso, ele deve estar duro. Corte um ou dois pães ao meio e esfregue-os por toda a superfície. Finalize com detergente neutro e uma esponja.
Limão
A acidez do limão ajuda a dissolver a gordura e a sujeira da grelha
Freepik/Creative Commons
O alto grau de acidez presente na fruta auxilia na remoção da gordura. Para o processo, corte um limão ao meio e passe-o na grelha até obter o resultado desejado. Depois, lave a grelha em água corrente, com o auxílio de uma esponja e detergente. A quantidade do limão pode variar conforme o tamanho da grelha e o nível da sujeira.
Cebola
A combinação do suco da cebola com o calor ajuda a soltar a gordura acumulada na grelha
Unsplash/mayu ken/Creative Commons
Na falta dos outros ingredientes, a cebola também pode ser utilizada. O procedimento é parecido: corte ela ao meio e esfregue na grelha. Finalize a higienização com detergente e água.
Lata de alumínio
A limpeza da grelha é essencial para garantir um churrasco saudável e delicioso. Latas de alumínio podem ser aproveitadas no processo
Pixabay/analogicus/Creative Commons
Reserve algumas latas para a limpeza da sua grelha, pois elas ajudam na remoção do excesso de gordura e demais resíduos. Para isso, esfregue a “boca” dela por toda a grelha até a remoção da sujeira superficial. Em seguida, esfregue a região com detergente e uma esponja de aço.
Fogo
O método conhecido como ‘burn-off’ consiste em utilizar o calor do fogo para carbonizar os restos de gordura, facilitando a limpeza da grelha
Freepik/jcomp/Creative Commons
Alguns churrasqueiros não abrem mão da tradição e deixam a grelha queimar no fogo, aquecendo-a a alta temperatura. O método, conhecido como burn-off, ajuda a carbonizar e soltar os restos de gordura, facilitando a limpeza.
Para realizá-lo, basta deixar o carvão queimando e manter a grelha sobre as brasas. Porém, não exagere: o calor excessivo pode desgastar o aço ou remover a camada protetora das grelhas de ferro fundido.
O procedimento é o mesmo para todas as churrasqueiras?
“Churrasqueiras elétricas têm suas próprias regras: desconecte da tomada e deixe esfriar antes de limpar. Limpe todas as partes com água morna, sabão neutro ou desengordurante, sem encharcar, para não danificar componentes elétricos. Nunca use escova de aço em churrasqueiras elétricas, pois o material é mais delicado”, destaca a personal organizer.
Pincelar a grelha com óleo antes de cada uso reduz a aderência dos alimentos
Pixabay/luxstorm/Creative Commons
Grelhas de aço inox podem ser limpas ainda quentes, pois toleram altas temperaturas. Já as de ferro fundido devem ser higienizadas frias.
Com qual frequência a grelha deve ser higienizada?
“Após cada uso, uma limpeza básica já previne o acúmulo de sujeira. A limpeza profunda pode ser feita a cada três a cinco utilizações, dependendo da frequência e do tipo de alimento preparado”, indica Ledyanne Carvalho, profissional de organização integrante da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP).
Como preparar a grelha?
“Untar levemente a grelha com óleo antes do uso ajuda a impedir que os alimentos grudem. Aquecer por alguns minutos antes do preparo e limpar logo após o uso também preserva o metal. Aplicar uma fina camada de óleo vegetal depois da limpeza e secagem cria uma barreira protetora contra a oxidação e melhora o desempenho nos preparos seguintes”, instrui a profissional de organização. O óleo também ajuda a prevenir manchas e ferrugem, e prolonga a durabilidade do material.
Leia mais
Cuidados extras para a conservação da grelha
Durante a limpeza, evite produtos químicos abrasivos como soda cáustica, cloro e ácidos fortes. Além disso, seque o item completamente após a higienização, para evitar ferrugem.
Outras medidas preventivas incluem: jamais guardar a grelha suja e adquirir capas protetoras caso a churrasqueira não seja utilizada com frequência, prevenindo o acúmulo de poeira e de umidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima