Designer brasileiro apresenta instalação interativa com materiais descartados em Lisboa

A instalação Bigorna Fases – Palavras para Movimentar e Sentar , idealizada pelo artista e designer brasileiro Wesley Sacardi, integra a programação da feira Architect@Work Lisboa, que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro.
Feita com matéria-prima descartada, a instalação consiste em bancos com letras que podem ser movimentados para compor inúmeras palavras. Os visitantes são convidados a desconstruir o espaço, propondo uma reflexão sobre o uso de matérias-primas tradicionalmente consideradas de “baixo valor”.
Leia mais
Wesley Sacardi, também criador da linha Série Descartes, além da matéria-prima, reforça que a proposta da instalação vai além da estética: é sobre o ato de conexão, criatividade e reflexão. A instalação Bigorna Fases é uma extensão da linha criativa da S, que reutiliza materiais descartados ou de uso breve para produzir peças únicas de design minimalista e marcante.
“A inspiração veio do desconforto com o desperdício de matéria-prima e da vontade de transformar esse sentimento em linguagem visual. Essa é a forma que busco me conectar com as pessoas e o ambiente, sendo que o banco representa a oportunidade de descanso, reflexão e diálogo. Assim, a própria peça com formas fora do padrão visual é o ativo para o desconforto inconsciente, fazendo parte desse processo de reflexão e diálogo”, conta o artista.
O banco Bigorna Fases Original, feito com madeira descartada faz parte da concepção da exposição, e permite inúmeras combinações e intervenções artísticas
Wesley Sacardi/Divulgação
A ARCHITECT@WORK é um evento internacional voltado para profissionais da arquitetura e do design de interiores, que reúne inovações em produtos, materiais, aplicações e serviços do setor. Com um formato diferenciado, o evento oferece um ambiente de networking e troca de ideias entre arquitetos, especificadores e consultores técnicos, em meio a uma curadoria rigorosa que garante a qualidade e relevância das soluções exibidas. Desde 2003, a iniciativa expandiu globalmente, com edições em diversos países, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro da comunidade.
Em 2025, o tema central será Descarbonizando a Arquitetura, que coloca em destaque o papel essencial dos arquitetos na redução das emissões de carbono ao longo do ciclo de vida dos edifícios. A proposta é promover práticas sustentáveis que envolvam o uso de materiais de baixo impacto ambiental, com eficiência energética, design passivo e fontes renováveis. A discussão reforça a responsabilidade do setor em enfrentar as mudanças climáticas, transformando o desafio da descarbonização em uma oportunidade para criar espaços mais saudáveis, duráveis e resilientes.
Leia mais
Serviço
Quando: 3 e 4 de dezembro.
Onde: Rua do Bojador, Parque das Nações, 1998-010, Lisboa.
Horário: 13h às 20h.
Ingressos: Convite ou inscrição no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima