Estilo rústico-chic marca casa de praia com materiais naturais e amplas varandas

Esta casa de praia em Fortim, no litoral leste do Ceará, traduz o desejo de uma grande família por um lar alegre, funcional e cheio de personalidade. Projetada para receber filhos, netos e amigos, a residência conta com ambientes banhados pela luz natural e pela brisa que sopra do Atlântico.
Leia mais
Localizada em um condomínio fechado, a morada foi concebida originalmente com traços rústicos, típicos da região, usando toras de eucalipto, palha e telhas planas. As arquitetas Naiana Lima e Priscilla Ximenes, do escritório NLPX Arquitetura (@nlpxarquitetura), responsáveis pela reforma, preservaram essa identidade, mas imprimiram uma nova linguagem aos interiores — mais contemporânea, sem abdicar da leveza e da descontração.
VARANDA | Rodeada pelo paisagismo existente no condomínio, realizado por Benedito Abbud, esta parte da varanda tem sofá, poltrona tramada de corda náutica em tom terracota e mesas de centro, todos da Desconexo Design. Sobre o baú de madeira do acervo dos moradores, vasos cerâmicos da Terra Brasilis. No canto, ao fundo, escultura pendente do Atelier Roberto Dias
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
A casa tem 880 m² de área construída distribuídos em três pavimentos. No térreo, ficam as áreas sociais — salas de estar e de jantar integradas à varanda, cozinha, suíte de hóspedes e piscina com deque molhado e área gourmet.
No andar superior, estão as suítes, enquanto o rooftop foi transformado em sala de TV e de vinhos com varanda gourmet, ideal para contemplar o pôr do sol.
RETRATO | O casal David e Patriciana Rodrigues curte a varanda. Mesa e cadeiras da Desconexo Design. Piso de porcelanato com corte que reproduz as linhas orgânicas do quartzito. A piscina recebeu revestimento interno da Portobello
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Entre as intervenções mais marcantes, destaca-se o fechamento de um pé-direito duplo, que possibilitou a criação de novos quartos, além da ampliação da sala para incorporar um bar e o redesenho da piscina, agora com um deque parcialmente enterrado.
“O maior desafio foi traduzir as múltiplas referências dos moradores — algumas mais urbanas, outras inspiradas em viagens pelo mundo — de forma que fizessem sentido no contexto de uma casa de praia”, conta Naiana.
LIVING | Salas de estar e de jantar se encontram. O design brasileiro é celebrado com as poltronas Jangada, de Jean Gillon, e a Vivi, de Sergio Rodrigues, na área de estar, adquiridas na loja Desconexo Design, que também forneceu o sofá. Estante desenhada pelo escritório e executada com MDF Frassino Almendra, da Berneck, pela Moveria. O tapete redondo de fibra natural foi produzido por artesãos locais, enquanto o retangular é da Santa Casa Tapetes. Mesa lateral esculpida em tronco de árvore, da Madeserra, abriga abajur da Terra Brasilis, loja que também forneceu o vaso cerâmico sobre o piso. Na parede do jantar, pedra moledo, da Fina Casa Revestimentos. Forro ripado de madeira peroba mica, da Indusparquet, na Casa 7. Piso de porcelanato da linha Quartzito, da Colormix
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
As varandas são o coração do imóvel: cercados por verde, com forro de bambu, mobiliário colorido e integração total entre o estar, a área gourmet, o lounge e a piscina. “Elas são o grande ponto de encontro da família. Um lugar para relaxar, conversar e celebrar o tempo juntos”, define Naiana.
Leia mais
A decoração segue o mesmo espírito: rústico-chic, em que materiais naturais e peças de design dialogam com cores vibrantes e toques afetivos. A paleta de verdes e terracota reforça a conexão com o entorno, integrando-se aos tons neutros da palha e da madeira.
SALA DE JANTAR | Para receber com conforto, a grande mesa acomoda até dez pessoas, com cadeiras Cuiabá, de Sergio Rodrigues, nas cabeceiras, e cadeiras Faces, do Zanini de Zanine, no restante – todas as peças foram adquiridas na loja Desconexo Design. Acima do aparador esculpido em tronco de árvore, da Madeserra, está uma fotografia de autoria do proprietário. No painel com portas de acesso mimetizadas, executado com MDF Arenito, da Duratex, pela Moveria, destaca-se o trio de esculturas de madeira, do Atelier Roberto Dias, que também forneceu o adorno sobre a mesa
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
O piso de porcelanato que reproduz quartzito, o forro de peroba mica e as paredes revestidas de pedra e marcenaria completam a composição. “Queríamos que os materiais conversassem entre si e trouxessem a textura e o aconchego que uma casa de praia pede, mas com durabilidade e fácil manutenção”, acrescenta Naiana.
Os moradores, David e Patriciana Rodrigues, ambos empresários, que têm quatro filhos — dois meninos, de 21 e 16 anos, e duas meninas, de 18 e 15, além de um neto de 4 —, contribuíram com objetos trazidos de viagens, como adornos do Camboja, e fotografias autorais dele, um apaixonado pela arte de registrar paisagens e momentos. “Fizemos questão de integrar esses elementos pessoais ao projeto para que a casa tivesse alma, e não apenas estética”, comenta Priscilla.
BAR | Ambiente que chama ao convívio, o bar é composto por mesa redonda Chuva, de Leo Romano, pertencente ao acervo pessoal dos moradores, com cadeiras Duchamp, de Lorenzo Razzera, no Galpão Design, e sofá existente com estofado verde. Luminária pendente feita por artesãos locais. O adorno de corda de sisal, do Atelier Roberto Dias, foi colocado no painel amadeirado, executado com MDF Frassino Almendra, da Berneck, pela Moveria
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
O mobiliário assinado revela um apreço para o design brasileiro e internacional. Na sala de estar com TV, aparecem ícones como a poltrona Jangada, de Jean Gillon, e a Vivi, de Sergio Rodrigues.
A sala de jantar combina as cadeiras Faces, de Zanine de Zanini, com as Cuiabá, também de Sergio Rodrigues, compondo um conjunto cheio de bossa.
SUÍTE CASAL | A cama recebeu cabeceira curva executada por marceneiro local e enxoval da Buddemeyer, com almofadas da Boho Casa. Luminária de parede da Lamp Store. O banheiro é dividido por portas de correr ripadas e vazadas, executadas com MDF Nude, da Berneck, pela Moveria, mesmo modelo usado no armário atrás da cama. Destaque para a parede revestida de seixo rolado branco, da Fina Casa Revestimentos. Bancada feita de quartzito Perla Santana pela Multipolipedras, onde estão as cubas esculpidas em rocha Gnaisse Bege, pela Art&Pedra, com misturadores da Docol. Armários baixos produzidos com MDF Frassino Almendra, da Berneck, pela Moveria. Espelhos desenhados pelo escritório e executados por vidraceiro local
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Já no bar, a mesa redonda Chuva, de Leo Romano, é ladeada por cadeiras Duchamp, de Lorenzo Razzera, e um sofá que “abraça” a composição, criando um convite ao convívio.
Na suíte máster, o destaque é a vista para o mar a partir da cama, aliada à atmosfera tranquila, com detalhes que suavizam o espaço — como o traço curvo da cabeceira amadeirada, as portas ripadas vazadas e o revestimento de seixos nas paredes do banheiro, o qual se abre para o dormitório por meio das portas de correr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima