Morar com calma: apartamento aposta no essencial em busca de leveza

Com base sóbria, marcenaria de carvalho americano e piso de madeira tauari, este apartamento de 180 m², em São Paulo, é permeado por uma atmosfera minimalista e acolhedora. Fruto do projeto assinado pelo Conectarq, escritório comandado pelas arquitetas Mirella Fochi e Thais Bontempi, o imóvel passou por uma reforma completa, da demolição à produção dos ambientes, passando pela escolha de quadros e objetos. “Cada decisão aqui foi guiada pelo desejo de traduzir o morar com leveza, atemporalidade e muito respeito pela história do morador”, explica Thais.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
As arquitetas Mirella Fochi e Thais Bontempi posam no living na companhia do sofá Milos, design Studio Feeling, na In Casa, e da tela de Talitha Vitorini
Mariana Orsi
As arquitetas acreditam que a paleta de cores neutra eleita permite que o tempo atue sem pressa sobre os ambientes, tornando-os tranquilos e facilmente adaptáveis ao longo dos anos. “Esse projeto nos permitiu fugir dos rótulos e encontrar beleza na imperfeição do existente. Foi um exercício de escuta e criação em igual medida”, afirma Mirella.
+ Apartamento mostra como usar cores em lugares inusitados
Ainda na sala de estar, banco Órbita, design Isabela Vecci para a Lider, cortinas de linho da Delinea e plantas com vasos da Selvvva
Mariana Orsi
Outro ângulo do living exibe o relógio que já pertencia ao acervo pessoal do morador
Mariana Orsi
Na sala de jantar, mesa Mesa Viga, design Suite Design para a Lider, sobre piso de madeira tauari
Mariana Orsi
Durante a obra, o antigo apartamento revelou surpresas, como janelas escondidas atrás de marcenarias e divisórias que imitavam paredes, exigindo adaptações. “Essas descobertas, porém, enriqueceram ainda mais o processo e o resultado”, lembra Thais.
+ Sem reboco: reforma em apartamento de 125 m² expõe estrutura de concreto
No escritório, escrivaninha da Marcatto e cadeira Linne Office, design Fernando Zanardi
Mariana Orsi
Na cozinha, marcenaria da Marcatto, cadeiras Copa, design Fernando Jaeger, louças e metais da Deca e iluminação técnica da Merci
Mariana Orsi
“A combinação entre peças contemporâneas e móveis com valor afetivo resultou em uma decoração que celebra o tempo, sem abrir mão da funcionalidade”, diz Mirella, que define a curadoria como refinada. “O sofá Milos e a poltrona Coral trazem aconchego à sala de estar, assim como a mesa de centro Cacau, de Maria Candida Machado”, completa a arquiteta. A arte também ganha espaço com obra de Talitha Vitorini.
+ Casal de arquitetos revela o segredo para projetar o próprio apartamento com harmonia
Em um dos quartos, cama Villa-Lobos, do Studio Volanti
Mariana Orsi
No closet, armários da Marcatto
Mariana Orsi
“O uso do mármore piguês, presente no lavabo e banheiros, reforça a permanência de materiais nobres ao longo do tempo”, argumenta Mirella. “O linho aparece nas cortinas e em estofados, emprestando textura e suavidade ao projeto”, arremata Thais. Tudo isso com delicadeza, funcionalidade e um olhar apurado para o detalhe.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima