Morre o renomado arquiteto Frank Owen Gehry, aos 96 anos

Morreu nesta sexta-feira (05/12) o arquiteto canadense naturalizado estadunidense Frank Owen Gehry, aos 96 anos, em sua casa em Santa Monica, Califórnia. A informação foi confirmada por Meaghan Lloyd, sua chefe de gabinete. A causa da morte foi uma doença respiratória, segundo o jornal The New York Times.
Leia mais
Içado à categoria de starchitect, ele projetou obras emblemáticas, com formas de tirar o fôlego, como seu edifício mais conhecido, o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio.Há, ainda, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles (EUA); o Fishdance Restaurant, no Japão; e o Vitra Design Museum, na Alemanha.
O Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, foi projetado por Frank Gehry na década de 1990
Naotake Murayama/Wikimedia Commons
Expoente do Desconstrutivismo, escola arquitetônica pós-moderna, surgida nos anos 1980, que valoriza a emoção transmitida pelas construções por meio de superfícies fragmentadas e não lineares, Gehry deixou esses e outros marcos da arquitetura contemporânea, em uma carreira bastante premiada, incluindo o prêmio Pritzker em 1989.
Frank Gehry, ganhador do prêmio Pritzker em 1989, ao lado da maquete do prédio Parc des Ateliers, centro de artes na França
準建築人手札網站 Forgemind ArchiMedia at Flickr/Wikimedia Commons
Nascido Ephraim Owen Goldberg, ele brincava com o avô de construir cidades imaginárias em casa. Era de Toronto, Canadá, mas se transferiu com a família de origem polonesa e judaica para os Estados Unidos em 1947, tendo estudado arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia, com especialização em design na Universidade de Harvard.
Leia mais
Fundou a Frank O. Gehry & Associates Inc. em 1962 após passar por diferentes escritórios. Nesse período, no campo do design, uma de suas contribuições são móveis feitos de papelão ondulado batizados de Easy Edges. Nos anos 1980, Gehry voltou a desenhar móveis e no início da década de 1990 criou cadeiras com tiras de madeira para a Knoll.
Interessado em construir casas, Gehry remodelou em 1979 uma de sua família em Santa Monica, EUA, fugindo das convenções, com uma estética inacabada.
Projetado por Frank Gehry, o Walt Disney Concert Hall foi construído entre 1987 e 2003
Flickr/Kansas Sebastian/Creative Commons
Em diversos projetos, ele usou materiais como metal ondulado, madeira e outros reciclados. A partir daí seu nome começou a ser cada vez mais conhecido no mundo da arquitetura e a carreira deslanchou de vez.
Polêmico e provocativo, afirmou certa vez que “98% de tudo o que é edificado e construído hoje é pura m….”. Outra de suas frases mais conhecidas é a que diz: “A arquitetura deve falar de seu tempo e do seu lugar, mas anseia por ser atemporal”. A dele ficará para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima