Marcenaria azul e elementos funcionais compõem apartamento de 29 m² para locação

Em um estúdio de apenas 29 m², o azul não é apenas cor: é conceito, personagem e estratégia. O projeto apostou em impacto visual para fazer com que o imóvel se destacasse entre as centenas de opções de temporada no Brooklin, em São Paulo, SP. Nasce daí o apartamento Tudo Azul, com uma reforma que mistura texturas, marcenaria e soluções funcionais pensadas para os hóspedes.
Leia mais
“Nosso desafio foi projetar para alguém que não conhecemos. Precisávamos de um espaço versátil, confortável e memorável”, explica Carolina Castilho, sócia de Marianna Teixeira no escritório Freijó Arquitetura (@freijoarquitetura).
HALL | Na entrada, um bloco de marcenaria, com desenho do escritório e execução da Proforma, com MDF Azul Secreto, da Duratex, cria sensação de transição e ainda é multifuncional, com armários para armazenamento e nichos para objetos decorativos da Casa FJÓ. Para dar continuidade, as paredes foram pintadas com a cor Rio de Cascalho, da Coral. Espelho da Casavee
Mariana Camargo/Divulgação
As duas arquitetas utilizaram o layout como peça central. Sem alterações estruturais, o desenho da marcenaria e a redistribuição das funções transformaram o pequeno apê.
Logo na entrada, um hall compacto foi tratado como caixa monocromática em tom de azul escuro, criando a sensação de transição. Ali, um armário multifuncional guarda itens de limpeza, roupas e máquina lava e seca, além de compartimentos com chave destinados exclusivamente ao estoque de manutenção do imóvel — solução indispensável para locações.
HOME OFFICE | Aproveitando o espaço para TV, uma bancada de trabalho, feita de MDF Carvalho Natural, da Guararapes, pela Proforma, estende-se por toda a parede neutra, pintada com a cor Peça de Cristal, da Coral. Na prateleira rente ao teto, planta artificial da Mil Plantas. Piso de porcelanato Blend Plus White AC, da Eliane
Mariana Camargo/Divulgação
O azul aparece como assinatura visual do projeto. “Queríamos provocar a sensação de que ‘é bom estar aqui’, com aconchego, harmonia e calma”, comenta Marianna.
O ambiente principal se abre com amplitude visual. A cama queen repousa diante de uma bancada extensa que funciona como home office, rack da TV e área para acomodar malas.
ÁREA DE SERVIÇO | Para aproveitar espaço e não atrapalhar a estética, a máquina lava e seca foi embutida na marcenaria, feita de MDF Branco Diamante, da Duratex, pela Proforma
Mariana Camargo/Divulgação
A circulação permanece livre, sem barreiras visuais, favorecida pela iluminação indireta posicionada em prateleiras e no topo de armários, recurso que suaviza o olhar e multiplica a sensação de profundidade.
Para quem precisa trabalhar, duas pessoas podem dividir a bancada lado a lado, ou alternar para a varanda, onde há outra mesa de apoio. “A flexibilidade de uso era essencial. Um hóspede pode ser um executivo que está só, outro pode ser um casal com filho. O espaço precisa responder a ambos”, afirma Carolina.
DORMITÓRIO | Tons suaves e texturas compõem a área, formando camadas que trazem tranquilidade. A cabeceira de MDF Carvalho Natural, da Guararapes, executada pela Proforma, foi composta com papel de parede da Leroy Merlin e roupa de cama da Casa FJÓ, loja que também forneceu os objetos decorativos. Arandela Ergo da Opus LED. Cortinas da Amorim
Mariana Camargo/Divulgação
Na área do dormitório, a marcenaria em MDF amadeirado, no padrão carvalho natural, contrasta com o papel de parede texturizado, compondo camadas que aquecem e trazem intimidade.
Leia mais
A varanda assume protagonismo ao receber a cozinha — solução que libera a área interna para descanso e trabalho. A bancada de granito Branco Siena oferece superfície funcional para preparo de refeições, enquanto a mesa de jantar — criada sob medida pelo marido marceneiro de uma das arquitetas — funciona como apoio adicional e, quando aberta, acolhe até quatro pessoas.
COZINHA | A cozinha montada na varanda libera o ambiente interno para descanso e trabalho. Armários executados com MDF Carvalho Natural, da Guararapes, e MDF Branco Diamante, da Duratex, pela Proforma. Apesar de compacto, o espaço conta com bancada de granito Branco Siena, com pia, cooktop e coifa, além de micro-ondas embutido na marcenaria
Mariana Camargo/Divulgação
O sofá sob o arco azul é multifuncional: vira terceira cama e concentra o olhar com leveza gráfica. “O arco é o ponto focal. Ele enquadra a área de estar, cria identidade visual e garante um resultado fotográfico poderoso para as plataformas de locação”, observa Carolina.
Para a iluminação, inspiradas em soluções de embarcações, as arquitetas adotaram a chamada luz de cortesia: balizadores discretos, próximos ao chão, guiando o percurso entre cama e banheiro, sem ofuscar ou acordar quem divide o apê.
VARANDA | O nicho em arco pintado de Tempestade Iminente, da Coral, atrai os olhares e cria identidade no espaço. Encaixado, o sofá com desenho do escritório, pode se transformar numa terceira cama e servir de assento adicional para a mesa — criada sob medida pelo marido marceneiro de uma das arquitetas —, e, quando aberta, atende até quatro pessoas. Na bancada ao lado, destacam-se as plantas peperômia pendente e begônia maculata
Mariana Camargo/Divulgação
Em complemento, a iluminação indireta em prateleiras e armários permite cenários graduais: intensa durante tarefas, mais suave para descanso. “O projeto não é apenas estético. Ele administra a vida dentro de 29 m², controlando sensações, percepções e modos de uso”, sintetiza Marianna.
Sem peças sentimentais ou acervos pessoais, visto que o imóvel é para locação, o design se apoia em madeira clara, tecidos confortáveis e volumes bem proporcionados, como um convite à permanência. Um lugar pequeno, mas cheio de bossa — daqueles que fazem o hóspede desejar voltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima