Brasil fica em 17º em ranking das melhores culinárias do mundo; picanha é 15º melhor prato

O Brasil apareceu na 17ª posição na lista do Taste Atlas Awards 25/26, em um ranking anual que classifica as melhores culinárias do mundo. A plataforma digital é um guia gastronômico global que funciona como um “atlas de sabores”, catalogando pratos típicos, produtos locais e restaurantes clássicos. O objetivo é reconhecer as melhores comidas do mundo, destacando tradições culinárias autênticas.
Initial plugin text
Em comparação com a classificação do ano passado, o Brasil que ocupava o 16º lugar, caiu uma posição – de 4,39 para 4,36. Já em 2023, o país ficou com o 12º lugar. O ranking desta edição do Taste Atlas foi baseado em 590.228 avaliações válidas para 16.357 pratos catalogados em seu banco de dados. A lista envolve avaliações de usuários da plataforma, notas de especialistas e dados históricos, regionais e culturais da gastronomia, com notas de 0 a 5.
Leia mais
O corte de costela do Brasil recebeu o 34º lugar na categoria melhores pratos do mundo no raking do Taste Atlas Awards 25/26
Pixabay/Smiling Pixell/Creative Commons
A Itália, em segundo lugar em 2024, voltou à primeira colocação, com 4,64, e a Grécia, que havia superado a culinária italiana no mesmo ano, caiu para a vice-liderança, com 4,60. O Peru aparece em terceiro lugar, com 4,54, um grande salto em comparação com à edição anterior, quando ocupou o 14º lugar, com 4,40 pontos.
Moqueca baiana aparece entre os 100 melhores pratos do mundo pelo ranking do Taste Atlas 25/26
Pexels/Kamila Pompeu/Creative Commons
Entre os 100 melhores pratos do mundo, o Brasil aparece no ranking com a picanha em 15º lugar (4,45) e a costela na 34º posição (4,41). A nossa tradicional moqueca baiana também conquistou paladares e ficou em 98º posição (4,33).
Initial plugin text
Vale lembrar que, em 2023, a picanha, em primeiro lugar, foi o prato mais querido do planeta, o que mostra que o país vem se destacando no churrasco, superando países de tradição nessa preparação, como a Argentina, que este ano ficou em 43º, com seu asado (4,38).
Leia mais
O prato vori vori, do Paraguai, um tipo de sopa ou ensopado com bolas de farinha de milho e carnes com ossos, foi eleito o melhor do mundo no ranking do Taste Atlas Awards 25/26
Marce.af/Wikimedia Commons
Ainda nesta categoria, o primeiro lugar foi para o Paraguai, que surpreendeu com seu prato típico vori-vori (4.64), um tipo de sopa ou ensopado com bolotas de farinha de milho, carne de frango ou carne bovina, com ossos, enquanto a Itália repetiu a colocação do ano passado, com sua clássica pizza napolitana (4,58).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima