Banco de azulejo integra vista do Cristo Redentor em apê repleto de madeira

A luz suave que atravessa as janelas e repousa sobre a madeira revela a atmosfera que conduziu o projeto deste apartamento: um refúgio contemporâneo, acolhedor e conectado à paisagem que o cerca. A família, ligada à natureza e aos esportes ao ar livre, desejava um lar que traduzisse esse estilo de vida — e que valorizasse a vista privilegiada para a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Leia mais
A partir desse ponto de partida, o arquiteto Mauricio Rebello, do escritório MRG Arquitetura (@mrgarquitetura), desenhou uma transformação completa que organizou o imóvel de 150 m² com funcionalidade, identidade e conexão com a Cidade Maravilhosa.
SALA ÍNTIMA | Uma das premissas dos moradores era a criação de ambientes integrados, mas que também pudessem ser isolados quando desejado. É o caso desta sala íntima, separada da área social por uma ampla porta de correr em madeira. A estante suspensa em nichos foi executada em MDF laminado, padrão amadeirado Alba, e palhinha natural pela Bontempo Ipanema. Sofá com capa branca da Velha Bahia. Adegas da Electrolux. Piso de tábuas corridas de madeira, da Parquet Nobre
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
A história do projeto teve início com uma mudança dentro do próprio edifício, em Ipanema. O casal, que antes vivia em um andar voltado para os fundos, aproveitou a oportunidade de adquirir a unidade superior, com vista aberta.
“Todo o imóvel passou por uma reforma completa, com substituição de paredes e renovação integral das instalações”, detalha Mauricio.
SALA DE JANTAR | O espaço é composto por mesa de jantar Concrete Oblonga, do estudiobola, na LZ Studio, loja que também forneceu as cadeiras. Luminárias pendentes da Dimlux. Sobre o bufê da Bontempo Ipanema, fotografias do acervo do casal
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
Para tirar partido das demandas dos moradores por ambientes versáteis, a sala íntima — que também funciona como escritório — foi posicionada próxima à área social, com uma generosa porta de correr em madeira que permite unir ou segmentar os espaços. Nesta área, a marcenaria desenhada pelo estúdio se destaca pelo uso de portas em palhinha natural na estante suspensa.
COZINHA | Com copa, a cozinha recebeu marcenaria arredondada de MDF laminado, padrão amadeirado Alba, executada pela Bontempo Ipanema. Bancada feita de Corian Rice Paper, da Delfino Bancadas, com misturadores da Docol, adquiridos na loja Empporium Frei Caneca. O frontão revestido de porcelanato Nord Ris Decor Ripado, na PortobelloShop Ipanema, chama a atenção pela textura. Sobre a mesa de madeira com cadeiras da Tidelli, que já pertenciam aos moradores, está a luminária pendente Emilie, de Gustavo Di Menno para Dimlux
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
A planta original foi redesenhada para acomodar os novos usos, preservando fluxos confortáveis entre os cômodos. A área social concentra sala de estar e de jantar integradas, permeadas pela madeira e por paredes brancas, que criam uma base neutra para dialogar com a textura do piso em tábuas de peroba-mica e com a estrutura de concreto aparente — revelada sobre a porta de correr e parcialmente no teto da sala de jantar.
Em todo o apê, as cores surgem em doses precisas, como no banco-baú sob a grande janela, revestido por azulejos geométricos do Estúdio Mosaico. “Os tons de azul e branco dialogam diretamente com o céu e o Cristo Redentor. Queríamos ampliar a sensação de integração entre dentro e fora”, comenta o arquiteto.
LAVABO | A parede revestida de pedra madeira branco carijó, da Pedras Lolinha, serve de pano fundo para o espelho redondo executado pela Vidraçaria Torre de Belém. Bancada e prateleira inferior feita por Joelma Marques Móveis. Cuba esculpida em pedra da Marmer Butik. Misturador de bancada da Deca, na Emporium Frei Caneca
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
Como muitos móveis já acompanhavam os moradores, vindos do apartamento anterior, a intervenção focou em integrar as novas marcenarias às peças existentes. “Com o mobiliário já definido, tratamos de desenvolver soluções que reforçassem o uso de materiais naturais e a fluidez visual”, fala Mauricio.
A cozinha com copa integrada demonstra a funcionalidade do projeto. A antiga despensa foi demolida para ampliar o ambiente e oferecer mais conforto às refeições do dia a dia. As bancadas e cubas foram executadas em Corian Rice Paper, conferindo baixa porosidade e manutenção simples.
SUÍTE | O quarto de um dos filhos recebeu painel de MDF laminado, no padrão amadeirado Alba, executado pela Bontempo Ipanema, com serralheira da Fundiarte. O elemento serve para abrigar a TV e como divisória para a área do escritório. Luminária de parede da Dimlux. Roupa de cama com detalhes em verde da Trama Casa. Luminária de parede da Dimlux. Fotografias do acervo pessoal
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
A marcenaria amadeirada, com cantos arredondados para favorecer a circulação, encontra equilíbrio nos revestimentos claros — cerâmica branca com relevo canelado vertical e porcelanato cinza suave em placas de grande formato. Para quebrar a neutralidade, as cadeiras azuis do acervo dos moradores pontuam o espaço com cor vibrante.
Leia mais
No lavabo, a linguagem material chega ao seu ponto mais enfático: pedra madeira na parede, madeira maciça na bancada e cuba esculpida em pedra compõem um cenário de intimidade sensorial.
HOME OFFICE | O escritório faz parte da suíte do filho, com marcenaria em MDF laminado, no padrão amadeirado Alba, executado pela Bontempo Ipanema, com serralheira preta da Fundiarte. Cadeira Sayl, da Herman Miller. Persiana rolô blackout fornecida pela Guilha
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
A ala íntima foi reconfigurada para assegurar privacidade aos dois filhos adolescentes, que passaram a ter quartos e banheiro exclusivos. Em um deles, a marcenaria aliada à serralheria criou um painel multifuncional, que abriga a TV e serve como divisória para a área do escritório.
SUÍTE MÁSTER | O painel da cabeceira com trabalho de ripas traz um efeito original ao ambiente, executado em MDF laminado, no padrão amadeirado Alba, pela Bontempo Ipanema. Sobre a mesa de cabeceira, vaso com flores, da Ekko Home, e luminária de parede, da Dimlux. Quadrinhos do acervo dos moradores. Roupa de cama laranja da Trama Casa, que também forneceu a persiana de fibra natural
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
Já a suíte máster ganhou closet logo na entrada. A da cama é um show à parte, com o painel da cabeceira trabalhado com ripas amadeiradas, como um xadrez minimalista, visual que se repete na divisória do closet.
BANHEIRO | A bancada de Corian Rice Paper, da Delfino Bancadas, ganhou armário em MDF laminado, padrão amadeirado Alba, da Bontempo Ipanema. Misturadores de bancada da Deca, na Empporium Frei Caneca, que também forneceu o toalheiro elétrico. Nas paredes, revestimento da linha Oh!Take Home, da PortobelloShop Ipanema, enquanto na área do boxe, a escolha foi por cerâmicas da linha Gouache Nuage, adquiridas na mesma loja. Divisória do boxe da Vidraçaria Torre de Belém.
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Daniel Andrade/Divulgação
O estilo contemporâneo acompanha todo o apartamento, mas é permeado de memória — fotografias, objetos de viagem e mobiliário afetivo. “Não tivemos grandes desafios neste projeto. Tudo fluiu com a participação ativa dos moradores, que sabiam claramente o que buscavam”, conta Mauricio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima