13 espécies para inovar na árvore de Natal natural

Apesar de serem o símbolo do Natal, os pinheiros ou tuias, pinheiros de pequeno porte, podem não ser a melhor opção de árvore de Natal para as casas brasileiras, considerando o clima quente e úmido do país. “Cerca de 90% deles morrem, infelizmente”, levanta a paisagista Marina Vidal, da Sapucaia Paisagismo.
Isso porque os pinheiros são submetidos a condições que não favorecem o seu desenvolvimento saudável. “Eles são arrancados com torrão pequeno para caber nos vasos e nas embalagens enfeitadas. Depois, passam 30 dias, às vezes 60 dias, na sombra, sendo plantas de sol pleno, cheios de enfeites. Não são regados adequadamente para não estragar as toalhas de papel e os adornos ao redor”, enumera a especialista.
Para o paisagista regenerativo João Queiroz, da Petrichor, a saída é apostar em um Natal natural mais brasileiro, optando por espécies bem adaptadas ao nosso clima. “Morando em um país tropical, é possível pensar em outras opções de árvores de Natal, além do pinheiro, para se ter dentro de casa”, afirma.
Leia mais
Adicionar Link
Uma sugestão é usar plantas que já se tem em casa como árvore de Natal. “É simples, acessível e deixa tudo mais autêntico. Muita coisa linda pode surgir justamente delas. Elas transformam ambientes, trazem frescor e deixam o Natal com um toque bem brasileiro”, acredita Marina.
Veja algumas espécies naturais que podem servir de árvore de Natal:
1. Caliandra
A caliandra tem uma inflorescência vermelha que lembra a aparência de pompons
Pexels/zhugewala/Creative Commons
Planta nativa da Mata Atlântica, a caliandra (Calliandra dysantha) — também conhecida como esponjinha — tem folhas pequenas e galhos firmes para apoiar os enfeites. “A sua flor, naturalmente vermelha, é o enfeite de Natal mais lindo que você terá”, comenta João.
2. Jabuticabeira
A jabuticabeira fica linda com luzes e enfeites de Natal. Projeto do arquiteto Mauricio Nóbrega, com paisagismo concebido por Sonia Infante e Daniela Infant
André Nazareth/Divulgação
Planta endêmica do Brasil, a jabuticabeira (Plinia cauliflora) possui muitas ramificações perfeitas para pendurar enfeites. “Iluminada ela é um encanto. As luzes quentes destacam o tronco e deixam qualquer varanda ou quintal mais especial — é o Natal com cara de Brasil”, opina Marina.
3. Ficus benjamina
A Ficus benjamina aceita diferentes formatos e pode, inclusive, ser podada na forma de árvore de Natal
David J. Stang/Wikimedia Commons
Planta excelente para se ter dentro de casa, a Ficus benjamina é uma árvore muito resistente e que aceita inúmeros formatos de poda. “Desta forma, é possível formatá-la na árvore de Natal que você deseja”, destaca João.
Leia mais
Adicionar Link
4. Alecrim
De longe, o alecrim lembra um ‘mini pinheiro’ e pode servir de árvore de Natal pequena
Pexels/Daka/Creative Commons
O alecrim (Salvia rosmarinus) é perfeito como mini árvore de Natal para espaço pequenos. “De longe, ele parece um ‘mini pinheiro’. Um vaso bonito e vistoso da espécie é uma excelente opção, não só pela estética natalina, mas porque ganha-se ainda um tempero para a ceia e um aroma maravilhoso para a casa”, indica João.
5. Pimenta biquinho
A pimenta biquinho pode ser usada como árvore de Natal em espaços pequenos
T.Voekler/Wikimedia Commons
A pimenta biquinho (Capsicum chinense) é uma planta que, se bem formada, já vem com as bolas de Natal orgânicas como enfeites. “E, por ser a pimenta, ajuda a regular as energias do ambiente e ainda serve como condimento para a ceia”, diz o paisagista.
6 e 7. Mini costela-de-Adão e monstera
A mini costela-de-Adão fica ainda mais especial com luzes e adornos natalinos
Sapucaia Paisagismo/Divulgação
A mini costela-de-adão (Rhaphidophora tetrasperma) é uma alternativa de fácil cultivo à costela-de-adão (Monstera deliciosa). Sua folhagem recortada fica ainda mais impressionante no Natal. “As folhas grandes funcionam como um cenário natural. Basta uma luzinha bem posicionada ou uma composição na árvore para o ambiente ganhar vida”, fala Marina.
7. Ficus lyrata
A ‘Ficus lyrata’ é uma planta imponente, que pode acomodar luzes natalinas
Unsplash/feey/Creative Commons
Eterna queridinha dos amantes de plantas, a Ficus lyrata pode ser adaptada como árvore de Natal. “Quem tem uma em casa sabe: ela tem presença. Nas festas de fim de ano, ela vira facilmente o ‘pinheiro’ da sala. Só uma fileira de micro luzes já muda completamente o visual”, sugere Marina.
Leia mais
c
9. Ficus elastica
A ‘Ficus elastica’ das variedades burgundy e rubi tem cores que remetem ao Natal
Pexels/Madison Inouye/Creative Commons
As folhas escuras e brilhantes das variedades burgundy e rubi remetem aos tons do Natal e dão um ar sofisticado à decoração. Com folhas espaçadas, as espécies permitem facilmente a colocação de adornos e luzes natalinas. “Ela combina super bem com vasos em tons de dourado, cobre ou vermelho queimado”, ensina Marina.
9. Dracena
A dracena baby chocolate combina perfeitamente com os elementos metálicos do Natal
Sapucaia Paisagismo/Divulgação
As dracenas são plantas naturalmente impactantes. Marina indica as espécies pau-d’água (Dracaena fragrans), arbórea (Dracaena arborea), compacta (Dracaena deremensis Compacta) e baby chocolate (Cordyline fruticosa Chocolate) para compor arranjos natalinos. “Elas trazem altura, criam pontos de destaque e ajudam a compor cantos que ficam apagados. A baby chocolate, com a folhagem mais escura, conversa muito bem com elementos metálicos do Natal”, comenta.
10. Ráfis
Conhecida por suas folhas verdes vibrantes e plissadas, a ráfis fica linda como “árvore” de Natal
Flickr/Forest and Kim Starr/Creative Commons
Prática e fácil de cuidar, a ráfis (Rhapis excelsa) é uma pequena palmeira e funciona em qualquer ambiente. “No Natal, fica linda perto do hall, da mesa de jantar ou acompanhada de lanternas. É uma planta que acolhe sem esforço”, declara Marina.
Leia mais
Adicionar Link
11. Pleomele
As pleomeles inversa e verde são ideais para enfeitar entradas e corredores
Mauricio Mercadante/Flickr/CreativeCommons
As pleomeles inversa e verde (Dracaena reflexa) têm folhas longas e linhas elegantes. Com luzes e fitas, elas ajudam a enfeitar entradas e corredores para o Natal. “Colocada perto de velas, cestos ou arranjos naturais, cria uma atmosfera festiva sem exageros”, diz Marina.
13. Areca-bambu
A areca-bambu ou palmeira de jardim acompanha bem a mesa da ceia natalina
Pexels/Madison Inouye/Creative Commons
A areca-bambu ou palmeira de jardim (Dypsis lutescens) é uma planta que tem leveza e movimento, perfeita para acomodar luzes e iluminar eventos de Natal em espaços maiores. “Ela preenche o ambiente de um jeito natural, sem pesar, e acompanha muito bem a mesa da ceia, principalmente se for ao ar livre”, aponta Marina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima