Artistas construíram ‘apartamento escondido’ em um shopping; e o ato virou documentário

Artistas passaram quatro anos escondidos em um estúdio secreto improvisado numa lacuna esquecida entre duas paredes Um grupo de artistas viveu durante 4 anos em um “apartamento” improvisado e secreto em um shopping center em Providence, em Rhode Island, nos Estados Unidos. Essa história curiosa é o tema do documentário Secret Mall Apartment, lançado em 21 de março pela produtora Wheelhouse Creative.
Dirigido por Jeremy Workman e com produção executiva de Jesse Eisenberg, o filme revela como oito amigos transformaram um espaço “invisível” do Providence Place Mall em lar temporário, entre 2003 e 2007.
Os artistas adicionaram uma parede de blocos de concreto para esconder seu ambiente
Michael Townsend/Divulgação
A ideia nasceu de um interesse do artista Michael Townsend por espaços esquecidos. Após observar uma lacuna entre duas paredes no recém-construído shopping, ele percebeu que o local – nem depósito, nem loja, nem garagem – era um vazio. A partir daí, ele e seus colegas montaram um apartamento de 70 m², com sofás de segunda mão, TV ligada por extensão, videogame e até taças vintage.
Leia mais
Adicionar Link
O projeto foi criado como um protesto artístico contra o impacto urbano do próprio shopping. Enquanto a construção era apresentada como símbolo de revitalização, ela também acelerava a expulsão de artistas da vizinhança industrial de Eagle Square.
Na esquerda, o Providence Place em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos
Instagram/@exploreprovidenceplace/Reprodução
Para os ocupantes do apartamento, habitar aquele espaço era uma forma de se reconectar com a cidade e questionar o seu rumo. Em meio ao desaparecimento de outros espaços coletivos em Providence, a sala virou um ponto de convivência.
Durante os 4 anos de ocupação, os artistas filmaram suas experiências. O documentário alterna registros do cotidiano no esconderijo com reflexões sobre o papel dos shoppings nas cidades.
O interior do shopping Providence Place, onde a “instalação clandestina” aconteceu
Instagram/@exploreprovidenceplace/Reprodução
Sem revelar exatamente como acessavam o local, o filme mostra cenas dos “moradores” entrando por saídas de emergência, pulando muros internos e usando os banheiros – sempre com criatividade e discrição.
Leia mais
Adicionar Link
Townsend foi o único do grupo a ser pego pela segurança, em 2007. Acabou acusado de invasão e banido do shopping para sempre. Ironicamente, agora voltou para divulgar o filme – que, em mais um gesto simbólico, está sendo exibido justamente no cinema do Providence Place Mall, hoje em decadência e sob administração judicial.
Durante a divulgação do filme, os visitantes podiam conhecer o local onde os artistas ficaram escondidos
Instagram/@exploreprovidenceplace/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima