6 ideias de mesa posta para a ceia de Natal

Montar uma bela mesa posta para a ceia de Natal é, por si só, uma forma de celebração. Dispor louças, talheres e enfeites para receber a família faz parte do espírito da data e ajuda a criar o clima de acolhimento que marca essa festa.
MESA POSTA 1 | A designer de interiores Nathalia Candelaria criou uma composição contemporânea com apelo tropical e louças que podem ser usadas o ano todo. No centro da mesa, o arranjo floral e as romãs ajudam a reforçar a atmosfera natalina
Nathalia Candelaria/Divulgação
Nathalia montou uma mesa contemporânea, tropical e natalina com itens que já tinha em casa
Nathalia Candelaria/Divulgação
Há muitos aspectos a considerar na hora de arrumar a mesa — número de pessoas, louças disponíveis, acessórios e objetos que já fazem parte da casa —, mas, para a designer de interiores Nathalia Candelaria, especialista em mesa posta, o ponto de partida costuma ser bem claro. “Para o Natal, eu gosto sempre de iniciar pela toalha de mesa, porque ela comporta mais pessoas e, a partir dela, consigo criar um cenário”, explica. “Uma boa toalha sustenta essa atmosfera afetiva do Natal e facilita todas as decisões seguintes.”
MESA POSTA 2 | No centro da mesa, pinhas, pequenas árvores de Natal, castiçais e arranjo floral remetem à data, mas é a toalha listrada verde que protagoniza a cena
Nathalia Candelaria/Divulgação
MESA POSTA 2 | Detalhe da toalha listrada verde que ajuda a atualizar o tema natalino
Nathalia Candelaria/Divulgação
Na escolha da paleta de cores, Nathalia prefere assumir a estética clássica do Natal — e sem culpa. Vermelho, verde, branco e dourado são sempre suas apostas. “Não precisa usar todas as cores, mas existe algo de bonito em abraçar o clichê natalino quando ele é bem-feito”, comenta.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
O segredo, segundo ela, está no equilíbrio: uma base neutra com toques de cor na louça, ou o inverso; dourado apenas nos detalhes; e um mix de texturas bem pensado. Vale também apostar em estampas interessantes e em tecidos que dialoguem com louças atemporais, sem a necessidade de recorrer a peças explicitamente temáticas.
MESA POSTA 3 | Com louças atemporais, Nathalia criou uma composição de Natal com vermelho (jogo americano e guardanapos) e dourado (talheres), ao centro, ela abusou das pinhas e das maçãs para criar um arranjo festivo
Nathalia Candelaria/Divulgação
MESA POSTA 3 | Composição com jogo americano, guardanapos, talheres dourados e centro de mesa com pinhas e maçãs
Nathalia Candelaria/Divulgação
Para quem busca um visual mais contemporâneo, a designer garante que pequenas escolhas já são capazes de atualizar o conjunto. Toalhas com padronagens versáteis — como xadrez, listras ou vichy — funcionam bem no Natal e continuam úteis ao longo do ano. A contemporaneidade aparece, principalmente, na mistura de materiais: tecido com palha, metal com vidro, criando camadas visuais mais ricas. “Árvore em miniatura, Papai Noel ou enfeites vermelhos brilhantes podem aparecer, mas em menor escala ou reinterpretados — como usar pinhas naturais no lugar das decoradas”, sugere.
MESA POSTA 4: Usando os mesmos centro de mesa, Nathalia criou uma segunda composição com toalha branca e guardanapos de pano temáticos
Nathalia Candelaria/Divulgação
Os arranjos florais também têm papel importante para dar vida à mesa. Nathalia recomenda composições frescas, baixas e com no máximo 20 cm de altura, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Frutas como romã, pêras e maçãs podem complementar o centro de mesa, trazendo cor e simbolismo de forma simples, sem exigir compras adicionais.
Arranjo floral com tons de Natal
Nathalia Candelaria/Divulgação
MESA POSTA 5: Nesta pequena composição, o clima natalino é reforçado pelo arranjo floral e pelas almofadas com estampas xadrez
Nathalia Candelaria/Divulgação
Já as velas são praticamente indispensáveis. “São o coração da atmosfera natalina”, afirma. Podem ser mais finas ou cilíndricas baixas, sempre acomodadas em recipientes apropriados e, de preferência, sem perfume — assim, não interferem no aroma da comida nem na experiência da ceia.
MESA POSTA 6: A toalha branca se tornou o pano de fundo para esta composição contemporânea. Talheres dourados, pequenas árvores brancas e guardanapos temáticos sugerem uma ceia simples, mas sofisticada
Nathalia Candelaria/Divulgação
Nathalia usa o carrinho de chá para servir doces e o espumante
Nathalia Candelaria/Divulgação
Além de ganhar decoração festiva, o aparador também serve como buffet abrigando as comidas da ceia
Nathalia Candelaria/Divulgação
Até a mesinha de centro entrou no clima com pequenas esculturas, globo e árvore de Natal
Nathalia Candelaria/Divulgação
Para quem quer reaproveitar peças e objetos que já tem em casa, Nathalia sugere atenção aos detalhes. “Vale amarrar talheres, guardanapos ou taças com fitas; transformar enfeites da árvore em marcadores de lugar; usar tábuas de madeira como apoio para arranjos ou velas; improvisar castiçais com copos pequenos; ou até dar um toque aromático aos guardanapos com um raminho de alecrim”, ensina.
Para a designer, a mesa posta revela intenção e memória. “O Natal pede beleza, mas pede também história — e isso você cria com o que já tem, com escolhas bem pensadas e com a harmonia entre as pessoas que vão sentar ali”, finaliza.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima