A árvore frutífera ideal para casas pequenas

Ter um jardim, ou quintal, com pouco espaço não é motivo para abdicar do sonho de ter uma árvore frutífera em casa. O cultivo é possível, basta escolher a espécie correta, como é o caso da ameixeira.
Pertencente ao gênero Prunus, da família Rosaceae, a ameixeira é originária dos continentes asiático e europeu, sendo que sua popularização no Brasil se deu em meados do século XX, aproximadamente no início da década de 1960.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Segundo especialistas, a ameixeira atinge cerca de 4 a 5 metros de altura e possui sistema radicular (conjunto de raízes) delicado e pouco invasivo, o que a torna perfeita para o cultivo em espaços reduzidos, incluindo vasos grandes, e faz com que não danifique pisos e nem estruturas próximas, quando plantada no chão.
Como cuidar da ameixeira
A ameixeira atinge cerca de 4 a 5 metros de altura e possui sistema radicular (conjunto de raízes) delicado e pouco invasivo
Getty Images
Quem deseja ter uma ameixeira no quintal deve plantá-la no início do inverno, ou final de outubro, período em que a planta está em dormência. Ela pode ser plantada por meio de sementes, ou mudas enxertadas e a escolha irá definir o tempo que a árvore demorará para dar frutos, de 5 a 6 anos, ou entre 2 e 3 anos, após o plantio, respectivamente.
Para manter a árvore saudável é importante que ela receba cerca de 6 horas por dia de sol direto, tenha irrigação constante, porém não encharcada, durante a frutificação e moderada em períodos de estiagem. Além disso, podas anuais leves são importantes para controlar o formato e favorecer a produção de frutos e, no que diz respeito ao solo, ele deve ser rico em matéria orgânica, fósforo e potássio.
Flores e frutos
A depender da variedade, as ameixas podem ser roxas, vermelhas ou amarelas
Getty Images
Existem várias espécies de ameixa, a mais comum no Brasil é a conhecida como ameixa-japonesa, que, curiosamente, é proveniente da China e não do Japão. A depender da variedade, as ameixas podem ser roxas, vermelhas ou amarelas. Independentemente, todas são ricas em fibras e vitamina C, o que favorece a digestão e o sistema imunológico.
Os frutos costumam ser mais abundantes no verão e a árvore ainda possui floração ornamental, com flores brancas ou rosadas, que embelezam o jardim a partir do final do inverno.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima