A cidade brasileira considerada uma das mais arborizadas do mundo

Uma capital brasileira é considerada uma das cidades mais arborizadas do mundo. Trata-se de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, que recebeu pela sexta vez consecutiva o título de “Cidade Árvore”, concedido pelo programa Tree Cities of the World, uma iniciativa da Arbor Day Foundation e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
A capital sul-mato-grossense foi reconhecida devido suas avenidas arborizadas e políticas públicas voltadas para o assunto, que incluem desde o plantio de novas árvores até a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Além da premiação internacional, quando se trata de arborização, Campo Grande também se destaca em rankings nacionais. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, o município é o que possui mais vegetação por moradia no Brasil, com 91,4% das residências localizadas em vias públicas com ao menos uma árvore.
O título de “Cidade Árvore”
A capital sul-mato-grossense foi reconhecida devido suas avenidas arborizadas e políticas públicas
Getty Images
O título de “Cidade Árvore”, do Tree Cities Of The World, destaca cidades ao redor do mundo que adotam práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas, valorizando o papel das árvores na promoção da qualidade de vida de seus habitantes.
Para receber o reconhecimento as cidades precisam atender a cinco critérios: ter um órgão dedicado à gestão das árvores; criar leis específicas para arborização; realizar eventos de conscientização da importância das árvores e sua preservação; ter investimentos contínuos para plantio e manutenção; e possuir um levantamento atualizado sobre os recursos arbóreos locais.
Atualmente, 210 cidades em 24 países contam com o título, sendo 34 delas no Brasil. Além de Campo Grande, as cidades de Arapiraca (AL), Belo Horizonte (MG), Cabedelo (PB), Campina Grande (PB), Cianorte (PR), Cordeirópolis (SP), Cubatão (SP), Goiânia (GO), Guarujá (SP), Hortolândia (SP), Itapipoca (CE), Ivaiporã (PR), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lorena (SP), Marialva (PR), Mogi Mirim (SP), Monte Alto (SP), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Paranaguá (PR), Pinhais (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Claro (SP), Rio Grande (RS), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Taubaté (SP), Teresina (PI) e Três Lagoas (MS) também receberam o reconhecimento.
Para as cidades agraciadas com o título, o programa fornece uma estrutura para um programa de silvicultura urbana saudável e sustentável, com benefícios substanciais, como o acesso a um portal online onde recebem materiais de marketing da marca Tree Cities of the World, além de recursos e oportunidades adicionais para se envolverem em trabalhos de plantio de árvores com a Arbor Day Foundation.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima