Queridinha de muitos e amplamente presente na moda, arquitetura e design, o azul volta para colorir os espaços em 2026. Do céu ao mar, o tom é conhecido por proporcionar tranquilidade e bem-estar ao mesmo tempo que garante vivacidade e alegria ao ambiente. Mas nada de tons claros ou pastéis: o azul em alta é marcado pela intensidade – como mostra a Cor do Ano da Coral, o Azul Puro, um tom vibrante que transmite calma e conexão.
“Em momentos de estresse global e na correria do dia a dia, usar o azul como destaque nos interiores, especialmente residenciais, é uma boa opção para criar um ambiente sereno e ainda quebrar a monotonia dos neutros”, opina Julia Coutinho, sócia do escritório CODA Arquitetura. “Esse tom permite transmitir a personalidade vivaz dos clientes, mas ao mesmo tempo traz tranquilidade e aconchego ao ambiente.”
Como combinar?
Apartamento projetado pelo escritório CODA Arquitetura, em que a cor azul é a protagonista
Júlia Tótoli
Para quem gosta de combinações mais ousadas, Julia aconselha utilizar o azul com outras cores primárias – o vermelho e o amarelo. “O vermelho dos tijolos foi um contraponto que funcionou muito bem com a cor, somado ao cinza do concreto e outras cores neutras que fazem uma base para os artesanatos coloridos dos clientes”, explica a arquiteta sobre o projeto da foto acima. Por outro lado, os tons próximos ao azul no círculo cromático, como o verde, também geram boas combinações, assim como os neutros, como o cinza e o bege.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Quanto aos materiais, a combinação precisa ser pensada com base no resultado desejado. Para um ambiente aconchegante, madeira e fibras naturais são uma opção. Porém, o azul também conversa com materialidades mais modernas e industriais, como cimento queimado e concreto. “A mistura de texturas quentes, como a madeira, e neutra, como o concreto, podem trazer um bom contraponto e valorizar o azul”, completa.
Como usar sem receio?
Apesar de ser uma cor adorada pela maioria das pessoas, sua tonalidade intensa pode gerar medo no momento de introduzi-la em um ambiente. Se for o seu caso, Julia Coutinho recomenda: “Comece em ambientes e paredes menores, combinando com elementos neutros, e aos poucos vá misturando o azul com elementos de cor e texturas, para agregar bossa e personalidade.”
Outra ideia é utilizar a cor fora das paredes, apostando no mobiliário e em peças decorativas. “O azul pode aparecer tanto em pontos de destaque – como mobiliários, obras de arte e acessórios – em uma base neutra, quanto como protagonista, ocupando grandes superfícies e definindo o espaço”, afirma a arquiteta.
Agora que você já sabe como utilizar a cor em casa, veja 12 ambientes onde o azul ganha destaque. Inspire-se:
1) Azul intenso
No projeto de Ricardo Abreu, o azul dá continuidade visual entre a sala e a cozinha
Grutz Fotografia
Neste ambiente assinado pelo arquiteto Ricardo Abreu, elementos clássicos, como as boiseries aplicadas nas paredes, convivem em harmonia com intervenções contemporâneas, como as pinturas geométricas que se estendem pelas paredes e tetos. O mobiliário de linhas modernas contrasta com o piso original de madeira, criando uma atmosfera rica em texturas e estilos. As cores vibrantes, em especial o azul intenso que domina o espaço, promovem uma sensação de continuidade visual e integração total entre as salas e a cozinha.
Initial plugin text
2) Base neutra
A escada azul é o grande destaque do projeto de Barbara Dundes
Marco Antonio
A sala de estar deste apartamento, assinada pela arquiteta Barbara Dundes, ganhou personalidade com uma escada em chapa metálica azul — elemento que redefine o layout ao introduzir cor de maneira ousada e sofisticada ao ambiente. O contraste entre o tom vibrante e a base neutra do espaço garante equilíbrio, elegância e uma identidade marcante à composição.
3) Relaxamento à beira-mar
O projeto de Érica Salguero utiliza o azul para transmitir uma atmosfera praiana
André Nazareth
Neste projeto de interiores assinado pela arquiteta Érica Salguero para uma casa de veraneio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a arquiteta traduziu o espírito carioca contemporâneo em um lar com clima de férias, idealizado para uma cliente paulista. O grande destaque é a paleta praiana — com branco, azul e madeira —, que reforça a sensação de acolhimento e descanso. Além disso, os detalhes em azul, presentes no mobiliário, enxoval e tapetes, remetem ao mar e reforçam o conceito de refúgio à beira d’água. Para completar, a varanda privativa abriga um spa com hidromassagem e bangalô, criando um espaço de relaxamento total.
4) Arte popular
O azul neste projeto, assinado pelo CODA Arquitetura, ressalta as obras de arte popular dos moradores
Júlia Tótoli
Assinado pelo escritório CODA Arquitetura, o apartamento Relicário foi projetado para receber um casal que retorna ao Brasil após décadas morando no exterior. Com o objetivo de ampliar o espaço social e refletir a personalidade marcante dos moradores, a decoração foi pautada na coleção de arte popular brasileira e latino-americana, exposta na área social. Nas paredes e na marcenaria, o azul intenso realça a delicadeza dos objetos e confere complexidade à composição, transmitindo a essência única e genuína dos moradores.
5) Toque moderno
Projeto assinado pelo Atelier Paulo Tripoloni conta com uma cozinha onde o azul é a estrela
Rafael Renzo
Para a reforma desta cozinha, o Atelier Paulo Tripoloni resolveu utilizar o azul para transmitir a personalidade moderna de seus moradores. Em contraponto ao tom presente nos laminados, acabamentos em madeira freijó e a bancada granito Branco Itaúna escovado garantem sofisticação ao ambiente. A cozinha fica completa com um toque especial: um backsplash composto por cerâmicas estampadas.
LEIA MAIS
6) Toque de cor
No rancho de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, o living conta com um amplo sofá azul
André Klotz | Estilo: Lucas Freitas | Produção: Daniela Arend
No living do Rancho da Montanha, refúgio sustentável idealizado por Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank a cerca de 124 km do Rio de Janeiro, a decoração acolhedora ganha toques de cor. Assinado pelo arquiteto Duda Porto, o espaço conta com amplas esquadrias que conectam o interior rústico à paisagem natural, um sofá modular em azul profundo e uma paleta repleta de tonalidades terrosas e materiais naturais.
7) Ar industrial
Com toques industriais, este apartamento assinado pelo escritório Casa Tauari optou por uma marcenaria azul
Adriano Pacelli
Último ambiente a ser reformado nesta casa no bairro Cidade Jardim, em São Paulo, a cozinha de 28 m² ganhou estilo provençal com toques industriais e uma paleta marcante em tons de azul, preto e terrosos. Assinado pela arquiteta Tainá Binato, do escritório Casa Tauari, o projeto buscou criar uma atmosfera acolhedora, integrando o espaço ao exterior com portas de correr em alumínio preto e vidro. O azul aparece como protagonista no mobiliário feito sob medida, reforçando a elegância do ambiente desenhado para receber. A ilha central com bancada em quartzito Taj Mahal e o piso preto e branco com aplicação retrô completam a composição.
8) Contemporâneo e descontraído
O azul, papel de parede e azulejos dão um ar único a este lavabo, assinado pela arquiteta Letícia Bianchi
Alexandre Gomes
A arquiteta Letícia Bianchi assinou o projeto deste imóvel, lar de um casal e suas duas gatas. O objetivo era criar um refúgio acolhedor que unisse o estilo vintage ao moderno, resultando em uma casa colorida, alegre e cheia de aconchego. No lavabo, o papel de parede foi escolhido para harmonizar com o tom terroso dos azulejos e da cuba e o tom vibrante de azul na parede e no piso, resultando em um ambiente contemporâneo e descontraído.
9) Harmonia delicada
Na casa de Laura Neiva e Chay Suede, a paleta azul garantiu um ar romântico ao quarto
Deco Cury
O lar de Laura Neiva e Chay Suede é um verdadeiro mosaico de memórias materializadas em objetos, e o quarto do casal reflete essa essência. Projetada por Laura em parceria com os arquitetos Paulo Azevedo e Antonio Scarpa, a suíte exala personalidade, onde o azul se destaca em meio a estampas florais. O teto, revestido com um delicado tecido floral, combina tons de azul e bege de maneira harmoniosa. Para completar a atmosfera acolhedora, uma colcha azul adornada com detalhes florais reforça a estética do ambiente.
10) Elegância e conforto
Projeto com sofá azul assinado pelo escritório MSAC Arquitetura
Pedro Ocanhas
Pensado pelo escritório MSAC Arquitetura para um casal jovem que desejava um espaço amplo e acolhedor para receber amigos e familiares, este apartamento contemporâneo combina elegância urbana com conforto. A base neutra em tons de bege e cinza ganha vida com pontos estratégicos de azul, como o sofá em veludo profundo que se torna o protagonista do living — generoso, confortável e convidativo. A madeira nogueira, as fibras naturais e o paisagismo leve equilibram sofisticação e aconchego, enquanto o mobiliário de desenho orgânico completa a atmosfera refinada.
11) Respiro urbano
A cor que promete ser tendência em 2026 e já aparece em projetos
Evelyn Müller
O azul, frequentemente associado a casas de praia, ganha nova leitura neste projeto urbano de Marina Linhares. Aqui, ele aparece como cor de ritmo e estrutura, pontuando o mobiliário e reforçando a fluidez visual do espaço. É uma escolha que traz frescor e leveza, mas também precisão — um azul que não remete ao mar, e sim à ideia de respiro dentro da cidade. Em contraponto, as fibras naturais introduzem textura e materialidade: elas não aparecem como ornamento, mas como parte ativa da arquitetura interior, conectando o projeto a uma noção contemporânea de naturalidade.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
“Em momentos de estresse global e na correria do dia a dia, usar o azul como destaque nos interiores, especialmente residenciais, é uma boa opção para criar um ambiente sereno e ainda quebrar a monotonia dos neutros”, opina Julia Coutinho, sócia do escritório CODA Arquitetura. “Esse tom permite transmitir a personalidade vivaz dos clientes, mas ao mesmo tempo traz tranquilidade e aconchego ao ambiente.”
Como combinar?
Apartamento projetado pelo escritório CODA Arquitetura, em que a cor azul é a protagonista
Júlia Tótoli
Para quem gosta de combinações mais ousadas, Julia aconselha utilizar o azul com outras cores primárias – o vermelho e o amarelo. “O vermelho dos tijolos foi um contraponto que funcionou muito bem com a cor, somado ao cinza do concreto e outras cores neutras que fazem uma base para os artesanatos coloridos dos clientes”, explica a arquiteta sobre o projeto da foto acima. Por outro lado, os tons próximos ao azul no círculo cromático, como o verde, também geram boas combinações, assim como os neutros, como o cinza e o bege.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Quanto aos materiais, a combinação precisa ser pensada com base no resultado desejado. Para um ambiente aconchegante, madeira e fibras naturais são uma opção. Porém, o azul também conversa com materialidades mais modernas e industriais, como cimento queimado e concreto. “A mistura de texturas quentes, como a madeira, e neutra, como o concreto, podem trazer um bom contraponto e valorizar o azul”, completa.
Como usar sem receio?
Apesar de ser uma cor adorada pela maioria das pessoas, sua tonalidade intensa pode gerar medo no momento de introduzi-la em um ambiente. Se for o seu caso, Julia Coutinho recomenda: “Comece em ambientes e paredes menores, combinando com elementos neutros, e aos poucos vá misturando o azul com elementos de cor e texturas, para agregar bossa e personalidade.”
Outra ideia é utilizar a cor fora das paredes, apostando no mobiliário e em peças decorativas. “O azul pode aparecer tanto em pontos de destaque – como mobiliários, obras de arte e acessórios – em uma base neutra, quanto como protagonista, ocupando grandes superfícies e definindo o espaço”, afirma a arquiteta.
Agora que você já sabe como utilizar a cor em casa, veja 12 ambientes onde o azul ganha destaque. Inspire-se:
1) Azul intenso
No projeto de Ricardo Abreu, o azul dá continuidade visual entre a sala e a cozinha
Grutz Fotografia
Neste ambiente assinado pelo arquiteto Ricardo Abreu, elementos clássicos, como as boiseries aplicadas nas paredes, convivem em harmonia com intervenções contemporâneas, como as pinturas geométricas que se estendem pelas paredes e tetos. O mobiliário de linhas modernas contrasta com o piso original de madeira, criando uma atmosfera rica em texturas e estilos. As cores vibrantes, em especial o azul intenso que domina o espaço, promovem uma sensação de continuidade visual e integração total entre as salas e a cozinha.
Initial plugin text
2) Base neutra
A escada azul é o grande destaque do projeto de Barbara Dundes
Marco Antonio
A sala de estar deste apartamento, assinada pela arquiteta Barbara Dundes, ganhou personalidade com uma escada em chapa metálica azul — elemento que redefine o layout ao introduzir cor de maneira ousada e sofisticada ao ambiente. O contraste entre o tom vibrante e a base neutra do espaço garante equilíbrio, elegância e uma identidade marcante à composição.
3) Relaxamento à beira-mar
O projeto de Érica Salguero utiliza o azul para transmitir uma atmosfera praiana
André Nazareth
Neste projeto de interiores assinado pela arquiteta Érica Salguero para uma casa de veraneio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a arquiteta traduziu o espírito carioca contemporâneo em um lar com clima de férias, idealizado para uma cliente paulista. O grande destaque é a paleta praiana — com branco, azul e madeira —, que reforça a sensação de acolhimento e descanso. Além disso, os detalhes em azul, presentes no mobiliário, enxoval e tapetes, remetem ao mar e reforçam o conceito de refúgio à beira d’água. Para completar, a varanda privativa abriga um spa com hidromassagem e bangalô, criando um espaço de relaxamento total.
4) Arte popular
O azul neste projeto, assinado pelo CODA Arquitetura, ressalta as obras de arte popular dos moradores
Júlia Tótoli
Assinado pelo escritório CODA Arquitetura, o apartamento Relicário foi projetado para receber um casal que retorna ao Brasil após décadas morando no exterior. Com o objetivo de ampliar o espaço social e refletir a personalidade marcante dos moradores, a decoração foi pautada na coleção de arte popular brasileira e latino-americana, exposta na área social. Nas paredes e na marcenaria, o azul intenso realça a delicadeza dos objetos e confere complexidade à composição, transmitindo a essência única e genuína dos moradores.
5) Toque moderno
Projeto assinado pelo Atelier Paulo Tripoloni conta com uma cozinha onde o azul é a estrela
Rafael Renzo
Para a reforma desta cozinha, o Atelier Paulo Tripoloni resolveu utilizar o azul para transmitir a personalidade moderna de seus moradores. Em contraponto ao tom presente nos laminados, acabamentos em madeira freijó e a bancada granito Branco Itaúna escovado garantem sofisticação ao ambiente. A cozinha fica completa com um toque especial: um backsplash composto por cerâmicas estampadas.
LEIA MAIS
6) Toque de cor
No rancho de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, o living conta com um amplo sofá azul
André Klotz | Estilo: Lucas Freitas | Produção: Daniela Arend
No living do Rancho da Montanha, refúgio sustentável idealizado por Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank a cerca de 124 km do Rio de Janeiro, a decoração acolhedora ganha toques de cor. Assinado pelo arquiteto Duda Porto, o espaço conta com amplas esquadrias que conectam o interior rústico à paisagem natural, um sofá modular em azul profundo e uma paleta repleta de tonalidades terrosas e materiais naturais.
7) Ar industrial
Com toques industriais, este apartamento assinado pelo escritório Casa Tauari optou por uma marcenaria azul
Adriano Pacelli
Último ambiente a ser reformado nesta casa no bairro Cidade Jardim, em São Paulo, a cozinha de 28 m² ganhou estilo provençal com toques industriais e uma paleta marcante em tons de azul, preto e terrosos. Assinado pela arquiteta Tainá Binato, do escritório Casa Tauari, o projeto buscou criar uma atmosfera acolhedora, integrando o espaço ao exterior com portas de correr em alumínio preto e vidro. O azul aparece como protagonista no mobiliário feito sob medida, reforçando a elegância do ambiente desenhado para receber. A ilha central com bancada em quartzito Taj Mahal e o piso preto e branco com aplicação retrô completam a composição.
8) Contemporâneo e descontraído
O azul, papel de parede e azulejos dão um ar único a este lavabo, assinado pela arquiteta Letícia Bianchi
Alexandre Gomes
A arquiteta Letícia Bianchi assinou o projeto deste imóvel, lar de um casal e suas duas gatas. O objetivo era criar um refúgio acolhedor que unisse o estilo vintage ao moderno, resultando em uma casa colorida, alegre e cheia de aconchego. No lavabo, o papel de parede foi escolhido para harmonizar com o tom terroso dos azulejos e da cuba e o tom vibrante de azul na parede e no piso, resultando em um ambiente contemporâneo e descontraído.
9) Harmonia delicada
Na casa de Laura Neiva e Chay Suede, a paleta azul garantiu um ar romântico ao quarto
Deco Cury
O lar de Laura Neiva e Chay Suede é um verdadeiro mosaico de memórias materializadas em objetos, e o quarto do casal reflete essa essência. Projetada por Laura em parceria com os arquitetos Paulo Azevedo e Antonio Scarpa, a suíte exala personalidade, onde o azul se destaca em meio a estampas florais. O teto, revestido com um delicado tecido floral, combina tons de azul e bege de maneira harmoniosa. Para completar a atmosfera acolhedora, uma colcha azul adornada com detalhes florais reforça a estética do ambiente.
10) Elegância e conforto
Projeto com sofá azul assinado pelo escritório MSAC Arquitetura
Pedro Ocanhas
Pensado pelo escritório MSAC Arquitetura para um casal jovem que desejava um espaço amplo e acolhedor para receber amigos e familiares, este apartamento contemporâneo combina elegância urbana com conforto. A base neutra em tons de bege e cinza ganha vida com pontos estratégicos de azul, como o sofá em veludo profundo que se torna o protagonista do living — generoso, confortável e convidativo. A madeira nogueira, as fibras naturais e o paisagismo leve equilibram sofisticação e aconchego, enquanto o mobiliário de desenho orgânico completa a atmosfera refinada.
11) Respiro urbano
A cor que promete ser tendência em 2026 e já aparece em projetos
Evelyn Müller
O azul, frequentemente associado a casas de praia, ganha nova leitura neste projeto urbano de Marina Linhares. Aqui, ele aparece como cor de ritmo e estrutura, pontuando o mobiliário e reforçando a fluidez visual do espaço. É uma escolha que traz frescor e leveza, mas também precisão — um azul que não remete ao mar, e sim à ideia de respiro dentro da cidade. Em contraponto, as fibras naturais introduzem textura e materialidade: elas não aparecem como ornamento, mas como parte ativa da arquitetura interior, conectando o projeto a uma noção contemporânea de naturalidade.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter



