A decoração de teto está de volta; saiba como elevar sua quinta parede

A decoração de tetos assumiu diversas formas ao longo dos séculos. Nas construções do Egito, Grécia e Roma Antigos, um teto decorado, pintado com cenas míticas ou adornado com entalhes e painéis, era um símbolo de status e riqueza. Enquanto as vigas expostas de uma casa de campo tradicional têm uma função estrutural e estética, os elaborados afrescos e as molduras de gesso ornamentadas das eras renascentista e vitoriana eram puramente decorativos. Após um período de minimalismo no início deste século, quando predominavam paredes brancas e limpas, nos últimos anos o teto voltou a ser alvo de embelezamento criativo; uma quinta parede que merece tanta atenção decorativa quanto as outras quatro.
Longe de simplesmente pintar o teto de branco e esquecê-lo, os designers de interiores vêm encontrando tratamentos cada vez mais criativos com o uso de tinta, gesso e molduras. “Os murais de teto e as pinturas especializadas demoraram um bom tempo para voltar a ter destaque depois de caírem em desuso no início dos anos 2000”, diz a designer Philippa Thorp. “No entanto, estão passando por um renascimento, à medida que as pessoas buscam maneiras significativas de adicionar personalidade única e detalhes arquitetônicos às suas casas. O teto é algo que consideramos em todos os projetos, independentemente do estilo. Seja uma casa urbana clássica ou um chalé contemporâneo de esqui, nunca há um teto simplesmente plano e sem consideração. Sempre há uma narrativa arquitetônica, ainda que sutil, percorrendo o espaço.”
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Mural colorido pintado à mão no teto revestido de madeira , inspirado em vestido Dolce Gabbana
Divulgação/Reprodução AD Oriente Médio
Em um projeto que ela concluiu recentemente no Lago de Como, na Itália, por exemplo, há um mural colorido pintado à mão no teto revestido de madeira do escritório da casa, inspirado no vestido favorito Dolce Gabbana da proprietária, que traz energia e vibração ao ambiente. “Nosso objetivo era garantir que a obra de arte parecesse ter estado ali desde sempre, integrando-se perfeitamente à arquitetura da região e ao entorno natural da propriedade”, afirma Thorp.
Varanda coberta recebeu um teto com painéis e inserções de espelhos envelhecidos
James Macdonald/Reprodução AD Oriente Médio
O designer de interiores Alidad, que atua em diversos países e é conhecido especialmente por restaurar edifícios históricos, reconhece bem o impacto de um teto decorado, um elemento que aparece com frequência em seus projetos. Em uma casa em Beirute, por exemplo, uma varanda coberta recebeu um teto com painéis e inserções de espelhos envelhecidos que refletem as cores dos vitrais abaixo e espalham a luz pelo pequeno espaço.
Decoração de teto com design floral reflete as cores das pedras ao redor da lareira
ames McDonald/Reprodução AD Oriente Médio
Em outro projeto, um hall com piso em mosaico de estilo romano e lareira de mármore entalhada no estilo otomano apresenta uma decoração de teto com design floral que reflete as cores das pedras ao redor da lareira, unificando o ambiente.
Decoração do teto em caixotões foi inspirada no histórico Eastnor Castle, no Reino Unido
James McDonald/Reprodução AD Oriente Médio
Em um ambiente que criou para a mostra de decoração WOW!House em Londres, Alidad quis conceber um espaço que parecesse existir há séculos, embora tenha sido construído em apenas cinco dias. A decoração do teto em caixotões, inspirada no histórico Eastnor Castle, no Reino Unido, foi inicialmente planejada em madeira, mas, como isso não era possível devido a restrições de peso, ele usou molduras de gesso falso pintadas com tinta que imita madeira — uma solução engenhosa que atingiu o efeito desejado.
O rico teto de painéis de madeira e motivo hexagonal torna o ambiente luxuoso e acolhedor
Divulgação/Reprodução AD Oriente Médio
Um teto decorativo atrai o olhar para cima e adiciona profundidade e aconchego, como neste ambiente de um projeto recente da designer Shalini Misra, apresentado na edição deste ano da Andrew Martin Interior Design Review. Enquanto um teto branco poderia deixar o cômodo frio, o rico teto de painéis de madeira e motivo hexagonal o torna luxuoso e acolhedor.
Em uma casa rústica na Espanha, o forro de madeira pintado em cores do arco-íris combina lindamente com o cenário ensolarado
Matthieu Salvaing/Reprodução AD Oriente Médio
A chave para uma decoração de teto bem-sucedida é que ele seja condizente tanto com a localização do edifício quanto com o espírito de seus interiores. Em uma casa rústica na Espanha, o forro de madeira pintado em cores do arco-íris combina lindamente com o cenário ensolarado da Andaluzia e com o clima alegre da decoração.
Quarto infantil recebeu um delicado motivo de flores e folhas no teto, em tons pastéis, adornado com flores tridimensionais feitas à mão em couro
Natelee Cocks/Reprodução AD Oriente Médio
Por outro lado, em uma cobertura no One Palm Jumeirah Residences, a designer Charu Gandhi, fundadora do estúdio Elicyon, optou por um visual leve e fresco, em sintonia com a vista do céu além das janelas. Em um dos quartos infantis, Gandhi trabalhou com o especialista Fameed Khalique em um delicado motivo de flores e folhas no teto, em tons pastéis, adornado com flores tridimensionais feitas à mão em couro.
A decoração de teto recebeu tratamentos aplicados por artesãos especializados
Marco Pinarelli/Reprodução AD Oriente Médio
No recém-inaugurado clube Beihouse, em Beirute, a designer de interiores Linda Boronkay deu atenção especial à decoração dos tetos em todos os ambientes, com tratamentos aplicados por artesãos especializados, que variam de acabamentos em gesso e painéis de madeira pintados com elegância a efeitos esculturais trompe-l’œil.
Em uma casa em São Francisco, um mural pintado à mão no teto da sala de estar eleva sutilmente o ambiente discreto
Divulgação/Reprodução Ad Oriente Médio
Até mesmo um interior com paleta neutra e contida pode receber um toque de ornamentação no teto, como mostra uma casa serena em São Francisco, onde um mural pintado à mão no teto da sala de estar eleva sutilmente o ambiente discreto.
a designer Dara Huang revestiu todo o quarto de uma casa nos Hamptons com um motivo floral em verde e azul, incluindo o teto em forma de tenda,
Willie Cole/Reprodução AD Oriente Médio
No extremo oposto do espectro decorativo, a designer Dara Huang revestiu todo o quarto de uma casa nos Hamptons com um motivo floral em verde e azul, incluindo o teto em forma de tenda, criando um visual, ao mesmo tempo, extravagante e acolhedor.
Tudo isso demonstra que, para criar um ambiente coeso e bem pensado, cheio de detalhes e profundidade, basta levantar os olhos.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Oriente Médio.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima