A história da cadeira Série 7, criada pelo arquiteto Arne Jacobsen

Quando jovem, o arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen (1902–1971) sonhava em ser artista. Diante da oposição do pai, ingressou na Escola de Arquitetura da Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes, em 1924. Foi lá que criou seus primeiros móveis.
Leia mais
No início da carreira, participou ativamente da introdução do modernismo no país e moldou uma expressão funcionalista particular ao combinar design inovador, tradição artesanal e valorização dos materiais.
A silhueta simples, porém distinta, da Série 7, formada por assento ergonômico com encosto moldado em lâmina de madeira e base metálica de aço tubular com quatro pernas levemente inclinadas, fez dela um de seus designs mais populares.
Croqui da cadeira “Série 7”, desenhada em 1955 pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen
Divulgação
Em 1955, a cadeira foi lançada com e sem braços, além de uma versão com base giratória. Posteriormente, foram acrescentados encaixes para alinhamento em fileiras, prancheta de escrita, cinzeiro, entre outros opcionais.
Leia mais
A peça permanece em produção pela Fritz Hansen desde seu lançamento, e hoje é utilizada em auditórios de instituições culturais, sedes corporativas e hotéis em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima