Adicionar limão na água deixa o chão mais limpo e brilhante? Descubra o que dizem especialistas

Limão pode ajudar em algumas situações, mas deve ser utilizado com cuidado Festejado por quem quer adotar um estilo de vida mais natural, o limão tem sido utilizado por muita gente como um produto de limpeza para deixar o chão mais limpo e brilhante. Contudo, especialistas ouvidos por Casa Vogue advertem: a fruta deve ser usada com atenção.
“O limão é um ingrediente natural que pode contribuir na limpeza do chão, especialmente em superfícies laváveis. Seu alto teor de ácido cítrico confere propriedades desengordurantes, antissépticas e desodorizantes, o que o torna útil para remover resíduos leves e odores desagradáveis”, explica José Roberto Campanelli, diretor da rede de franquias Mary Help.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Como usar o limão para limpar o chão
Segundo Renato Ticoulat Neto, presidente da franqueadora Limpeza com Zelo, a mistura de suco de limão com água morna e um pouco de bicarbonato de sódio é uma boa solução para dar brilho ao piso. Mas, se a intenção for desengordurar alguma superfície, o melhor é combinar suco de limão com vinagre branco e aplicar com um pano úmido.
O limão ainda pode ser utilizado para neutralizar odores e para remover manchas. No primeiro caso, basta adicionar suco de limão à água de limpeza para deixar um aroma fresco, enquanto no segundo, é preciso esfregar o equivalente a meio limão diretamente sobre manchas difíceis e enxaguar com água limpa.
Limão não é para todos os tipos de piso
É preciso cuidado ao manusear o limão, visto que ele pode causar queimaduras na pele
Precious Plastic Melbourne/Unsplash
Ainda que seja uma alternativa de limpeza acessível, biodegradável e livre de substâncias químicas agressivas, o uso de limão não é indicado para todos os tipos de piso. Dessa forma, antes de usá-lo, o ideal é sempre testar em uma área pequena e pouco visível.
“Pisos de madeira, mármore, granito e outras superfícies porosas ou sensíveis à acidez podem sofrer danos, como manchas ou desgaste precoce, com o uso frequente de soluções cítricas”, ressalta José Roberto.
Já Renato indica o uso do limão com segurança apenas em pisos de cerâmica e porcelanato. “Nestes pisos, o limão ajuda a remover manchas e odores sem causar danos. Em pisos de vinil, ele pode ser usado, se diluído em água, e em pisos de pedra selada, pode ser usado com moderação e desde que a pedra tenha um selante adequado”, comenta.
Os cuidados e a eficiência do limão na limpeza
Annayara Vanessa dos Santos, engenheira química da Copapel, empresa especializada em soluções de higiene profissional, lembra que o limão pode ter outros usos na faxina, como ajudar a tirar cheiro da geladeira, dar brilho em torneiras ou auxiliar na limpeza de tábuas de corte. Porém, independentemente do uso, ela lembra que o limão não é desinfetante. Em outras palavras, serve para ajudar na aparência ou no cheiro, mas não na higiene de verdade.
“Ele tem um cheiro bom e dá uma sensação de frescor, mas quando falamos de eficiência na limpeza e proteção da saúde, ele não é suficiente. A vantagem principal do limão é ser um ingrediente natural, mas isso não garante que ele limpe bem”, ressalta Annayara.
A engenheira lembra ainda que é preciso cuidado ao manusear o limão, visto que ele pode causar queimaduras na pele, caso a pessoa o utilize e se exponha ao sol. Assim, o melhor é sempre utilizar luvas, se for usar o limão na limpeza. “Também nunca misture limão com produtos como a água sanitária, pois pode gerar reações químicas perigosas”, finaliza.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima