Alternativas para nichos de banheiros: soluções práticas e econômicas

Com visual limpo e integrado, os nichos embutidos se tornaram a principal solução para organizar produtos dentro do banheiro. Afinal, eles oferecem uma maneira inteligente de armazenar itens de higiene pessoal, toalhas e até objetos decorativos. Mas essa estrutura precisa ser planejada ainda na fase de reforma, já que criar nichos embutidos exige quebrar a parede e aplicar, muitas vezes, o mesmo revestimento das áreas molhadas.
Se reformar não está nos planos, vale investir em alternativas mais práticas e funcionais para manter tudo em ordem. A principal delas são as prateleiras, que podem ser de vidro, metal ou até porcelanato.
“Existem diversas alternativas que evitam quebra de parede ou intervenções maiores. Eu considero as cantoneiras e as prateleiras metálicas ou de vidro bastante funcionais”, comenta a arquiteta Janaína Casagrande. “Os suportes metálicos fixados na parede também são boas opções”, acrescenta.
Neste projeto do escritório de arquitetura Convene Architecture e design de interiores de Jefferson Street Designs, uma prateleira baixa serve como apoio e alternativa aos nichos dentro da área do chuveiro
Angela Newton Roy
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Segundo a profissional, materiais como vidro temperado, inox e alumínio são ideais por não sofrerem com a umidade e ainda conferir leveza ao ambiente — especialmente em banheiros compactos. “O mármore ou granito trazem um apelo estético mais sofisticado e são eternos, mas exigem uma fixação mais robusta”, explica.
Neste projeto de Matheus Iltchenchen, as prateleiras do banheiro seguem na área do chuveiro ajudando a organizar os itens pessoais. Repare que (à dir.) o toalheiro também fica dentro do boxe
Matheus Iltchenchen
Detalhe do boxe deste projeto de Matheus Iltchenchen com prateleiras organizando itens pessoais e vasos dentro do boxe
Matheus Iltchenchen
A instalação destas peças de suporte também deve ser feita com cuidado – uma vez que podem ser acopladas apenas no rejunte, evitando os revestimentos cerâmicos. Vale lembrar que é importante entender a estrutura da parede para não atingir tubulações hidráulicas ou elétricas no processo.
Criado pelo designer de interiores Chris Pask, este banheiro com mármore Verde Alpi faz uso do peitoril da janela para organizar os itens pessoais dos moradores
Taran Wilkhu
Em projetos maiores, há ainda a possibilidade de apostar em nichos de sobrepor, que brincam com a volumetria do espaço. Suportes de chão também funcionam bem em áreas amplas — assim como pequenos bancos, que além de acomodarem os itens de banho, podem servir de apoio durante o uso do boxe.
No banheiro desenvolvido para o evento Casa Vogue Experience 2023, uma mesa lateral acomoda os itens de higiene ao lado da banheira vintage
Ilana Bessler/ Habitado Projeto
Fora da área de banho, os nichos embutidos também vêm ganhando adeptos. Para substituí-los nesses casos, opte por cestos, caixas organizadoras e estantes auxiliares — estas últimas podem inclusive fazer parte do projeto de marcenaria planejada. São soluções práticas e econômicas para quem não pode ou não quer encarar uma intervenção maior. “O banheiro precisa servir ao morador conforme ele precisa, e não conter apenas aquilo que, no projeto, ficaria interessante do ponto de vista da arquitetura de interiores”, completa Janaína.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima