Antigo retiro artístico de Frida Kahlo resgata história da família da pintora

O rosto íntimo e humano de Frida é revelado no Museu Casa Kahlo, também conhecido como Casa Vermelha (ou Casa Roja), uma residência que por gerações foi o coração da família Kahlo. Esta casa foi habitada há pouco mais de dois anos por sua sobrinha-neta, Mara Romeo Kahlo, e hoje mantém a escala e o aconchego de um lar, onde as memórias são o centro das atenções.
Frida Kahlo não é apenas um ícone da arte mexicana: ela também é memória, raízes e uma vida entrelaçada com sua família. Por trás da pintora universal estão a filha que compartilhou silêncios com Guillermo Kahlo, o fotógrafo que soube capturar a essência do México com suas lentes; a irmã que acompanhou Cristina; e a professora que abriu seu mundo para os Fridos.
O que é a Casa Vermelha de Frida Kahlo?
Após a morte de Diego Rivera em 1958, a Casa Azul abriu suas portas como Museu Frida Kahlo
Getty Images
A Casa Vermelha de Frida Kahlo é o novo museu dedicado a explorar os lados menos conhecidos da artista. A Casa Vermelha foi projetada pelo Rockwell Group, sediado em Nova York, um projeto que transformou uma antiga mansão do século XX em uma jornada multissensorial pela vida, corpo, política, dor e desejo que moldaram Frida.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Ao contrário da Casa Azul, um espaço biográfico por excelência e local de nascimento da artista, a Casa Vermelha não busca reconstruir sua vida, mas sim interpretá-la. Este novo museu não se tratará de contemplar objetos em vitrines, mas sim de entrar em salas onde as cores explodem, projeções nos cercam, sons nos envolvem e emoções tomam forma.
O resultado é uma experiência imersiva, envolvente e curada, com a mesma intensidade que caracterizou a artista: sem medo de contrastes, sem suavizar as arestas. Cada sala do tour é projetada como uma experiência emocional. Aqui, cada detalhe contribui para uma visão mais fragmentada e poética de Frida, seu corpo, suas lutas, seus amores, sua conexão com a terra, seu ativismo e, claro, sua arte.
Initial plugin text
Um olhar íntimo sobre a vida de Frida Kahlo
A arquitetura do Museu Casa Kahlo foi projetada pelo Rockwell Group
Rafael Gamo
“É chamada de Casa Vermelha porque é o coração da família Kahlo”, diz Mara. Além de seu legado como pintora, o museu também exibe cartas que Frida escreveu para sua família do hospital, relatando com ternura seus dias de convalescença. Também aprendemos um pouco mais sobre o trabalho de seu pai como fotógrafo e seu inestimável legado, que inclui retratos de Miguel Ángel de Quevedo e Porfirio Díaz, entre outros. Há também uma verdadeira coleção de câmeras de chapa e seus daguerreótipos, que hoje não são apenas uma memória viva, mas também um diálogo com a história da família.
As galerias do museu também exibem retratos de família que capturam a intimidade da vida doméstica, além de móveis autênticos, incluindo o quarto e a cozinha preservados, que abrigam o único mural conhecido de Frida neste espaço. O porão, que ela transformou em refúgio pessoal, também está em exposição, juntamente com uma sala dedicada ao compromisso da família: o trabalho de caridade de Cristina Kahlo com La Ayuda e a estreita relação de Frida com seus alunos mais próximos.
O museu expõe material inédito da família Kahlo
Rafael Gamo
A museografia respeita a intimidade da Casa Vermelha e a escala de uma casa de família, permitindo que os visitantes vivenciem os espaços da mesma forma que a família Kahlo. Nesse sentido, a sensação de intimidade não é percebida apenas na cozinha ou no quarto; também é possível mergulhar no mundo de Frida através do porão da casa e descobrir os materiais autênticos que ela utilizou para criar suas primeiras pinturas.
LEIA MAIS
Arquitetura como representação contemporânea
O Rockwell Group entendeu que homenagear Frida não se tratava de replicar sua casa ou copiar suas cores. Tratava-se de criar uma nova linguagem arquitetônica que ressoasse com seu espírito livre, sua força vital e sua capacidade de subversão.
Cristina Kahlo, irmã de Frida, morava nesta casa localizada em Coyoacán
Rafael Gamo
O resultado é um espaço que combina diferentes tipos de materiais para criar ambientes intimistas. Tudo foi projetado para interagir com o que ela era, mas também com o que Frida continua sendo hoje: um ícone em constante reinterpretação.
Onde fica a Casa Vermelha e qual o horário de visitação?
O Museu Casa Kahlo, localizado na Rua Aguayo, 54, no bairro de Coyoacán, na Cidade do México, abriu suas portas ao público pela primeira vez em 27 de setembro, com horário de visitação de quarta a segunda-feira, das 9h às 19h. O tour combina peças originais com recursos digitais que amplificam a narrativa, sempre respeitando o espírito do lar. Além da artista que todos conhecemos, este museu revela uma Frida profundamente humana, marcada pelo amor à família e pelos pequenos detalhes que moldaram seu mundo.
*Matéria originalmente publicada pela Architectural Digest México
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima