Apartamento de arquiteto em SC tem muitos quadros de pássaros e decoração ‘tropical chique’

Foi em 2010 que o arquiteto Marcelo Salum (@marcelosalum) resolveu comprar o apartamento de 110 m², localizado no centro de Florianópolis, bem perto de seu escritório. O imóvel ficou fechado por anos e foi somente em 2015 que ele se mudou para lá.
Leia mais
Nesse ínterim, ocorreu a reforma, em que o principal destaque foi incorporar dois dos três quartos originais à área social. Os ambientes levaram cerca de dois meses para ficar prontos.
RETRATO | O morador, Marcelo Salum, está em parte do living. Na parede, destacam-se imagens emolduradas de pássaros da coleção The Parrots, da Taschen. A antiga cadeira pertence ao acervo dele, e o tapete é da Oriente Se
Arq.verso/Divulgação
“Meus projetos de decoração sempre têm um ponto de partida”, diz o profissional. Nesse caso, foi um belo papel de parede que reúne estampas de diferentes tipos de palmeiras, em tons esmaecidos, aplicado junto à sala de jantar. As tonalidades ali presentes e o mood do revestimento levaram a um resultado que Marcelo chama de “tropical chique”.
SALA DE JANTAR | Compõe-se de uma mesa que acompanha o morador desde sua primeira casa e cadeiras Julieta, de Aristeu Pires. O papel de parede Um Sonho Tropical, da Iksel, foi o ponto de partida da decoração
Arq.verso/Divulgação
Ele conta que imaginou os ambientes como se fossem pertencentes a uma embaixada brasileira em algum canto do planeta. As imagens enquadradas de pássaros, dispostas em parte das paredes do living, reforçam essa ideia.
SALA DE JANTAR | Destaque para o papel de parede com motivos tropicais, junto à sala de jantar, e o lustre francês de cristal
Arq.verso/Divulgação
Além da sala de TV, cuja estante tem nichos e portas almofadadas em proporção áurea — recurso recorrente nos trabalhos de Marcelo —, o living conta com uma saleta. Essa tem porta de correr e eventualmente acomoda hóspedes.
COZINHA | Aberta para a sala de jantar tem bancada de pedra mista e banqueta Pitanga, de Luan Del Savio. A superfície espelhada, para criar profundidade, chama a atenção
Arq.verso/Divulgação
É ali que o arquiteto medita diariamente durante 20 minutos, pela manhã, antes de ir para a academia de ginástica e estar pronto para o trabalho por volta das 10 horas. Hoje ele passa a maior parte do tempo em seu apartamento paulistano, dividindo-se entre as tarefas aqui e ali.
Leia mais
“A pandemia nos ensinou a possibilidade de lidar com as coisas remotamente”, afirma. Marcelo não é de receber muita gente em casa, o que atribui ao ascendente em Câncer, ele que é libriano. Mas o low profile fica de lado em algumas reuniões organizadas em São Paulo, para apontar que agora ele também está na capital paulista.
HOME OFFICE | O canto de trabalho do morador, integra-se ao estar. O aparador Apsis é do estúdio Nada Se Leva, e a cadeira Eva, de Luan Del Savio. A luminária de mesa Vittoria é da Golden-Art
Arq.verso/Divulgação | Projeto do arquiteto Marcelo Salum
O mobiliário do apê em Floripa mistura peças que o profissional tinha há bastante tempo, pertencentes a seu acervo, e outras compradas especialmente para lá, com design assinado por nomes como Aristeu Pires, Luan Del Savio e estúdio Nada Se Leva.
DETALHES | Um autorretrato de Marcelo Salum fica sobre a cristaleira da Rarus Antiguidades, junto da cadeira Plié, de Rejane Carvalho Leite. Nas laterais, fotos de Bob Wolfenson
Arq.verso/Divulgação
O arquiteto adora o azul e levou um tom intenso e profundo dela para o quarto com o papel de parede aplicado no ambiente, que tem uma confortável cama de cabeceira alta. Distante das tendências de cinza e beges, ele avisa: “Quero espalhar cores pelo mundo!”.
CORREDOR | A porta aberta do quarto permite observar a antiga e pequena cômoda, do acervo do arquiteto
Arq.verso/Divulgação
Prefiro quartos mais escuros, que ficam acolhedores. Por isso, escolhi um papel de parede em tom intenso e profundo de azul.”
QUARTO | O papel de parede de intenso azul, da Paula Papéis e Tecidos, torna o ambiente aconchegante. A cabeceira da cama, revestida de tecido da Entreposto, é alta para trazer mais conforto. Arandelas da Golden-Art. Manta adquirida na By Kamy
Arq.verso/Divulgação
O lustre de cristal traz requinte para a sala de jantar,que lembra uma embaixada brasileira com a vegetação exibida no papel de parede.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima