“Um dia eu decidi fazer isso porque não gosto de ficar parado. Trabalhei duro a vida toda e pensei em fazer isso, mas honestamente não percebi o que isso envolveria. No papel, parece simples, mas na realidade é incrivelmente complexo”, contou Jean à Agence France-Presse (AFP).
A réplica, no tom de vermelho veneziano original da torre, foi montada com o auxílio de um guindaste que ajudou a posicionar os últimos segmentos de aço
Youtube/AFP/Reprodução
E virou realidade. Após oito anos, o aposentado conseguiu erguer uma estrutura de 31 metros, em uma versão 10 vezes menor do tamanho da original, utilizando ferramentas de sua antiga oficina. A construção da réplica foi inspirada nos desenhos originais da torre – projetada e construída pela empresa do engenheiro Gustave Eiffel, principal responsável pela obra icônica.
Leia mais
Mas ele não fez tudo sozinho. O projeto contou com a participação especial de seu neto, que trabalhou como aprendiz na oficina metalúrgica do avô, quando tinha 14 anos de idade. A obra se tornou um projeto familiar, transmitindo de geração em geração, a paixão pela engenharia e a arte da metalurgia.
As plantas históricas originais de Gustave Eiffel foram obtidas por Jean-Claude através de uma reprodução datada de 1989
Youtube/AFP/Reprodução
Jean-Claude financiou toda a construção com recursos próprios e planeja vender a estrutura para cobrir as despesas. Além de ser um projeto ambicioso e de memória afetiva, a estrutura encantou a vila e se transformou em um marco importante. Agora, ele espera realizar outro desejo: vê-la exposta ao lado da original.
Aposentado francês constrói réplica da Torre Eiffel em seu quintal

Depois de se aposentar, o metalúrgico francês Jean-Claude Fassler, de 77 anos, resolveu colocar em prática um sonho ousado de infância: construir uma réplica da Torre Eiffel, em seu quintal, no vilarejo de Sainte-Croix-aux-Mines, em Alsácia, no interior da França.